Sugestões Fotos

6 Sugestões para as Fotografias de Viagem

6 Sugestões para as Fotografias de Viagem

Fazer uma fotografia é preservar um instante, uma memória e, muitas vezes, até mesmo uma emoção. E quando se trata de uma fotografia de viagem, todos esses sentimentos estão misturados. Afinal, como é gostoso relembrar um bom passeio através das nossas fotos.

Além disso, na era do Instagram e do fácil acesso a uma câmera digital, parece que todos querem fazer aquela foto especial para mostrar nas redes sociais. Alguns podem chamar de puro exibicionismo, mas para muitas pessoas é uma verdadeira forma de expressão e amor pelas viagens.

Mas tirar uma foto é muito mais do os segundos necessários para apertar um botão. Uma boa foto requer planejamento e estratégia. No texto de hoje vamos dar 6 sugestões para você poder registrar suas melhores memórias com toda beleza que ela merece!

Momentos de Viagem
O Carnaval Galego, fotos que são carregadas de memórias.

 

+ Quer dabe o porquê de estarmos sujos de farinha? Saiba mais em: O Entroido Galego

 

1. Estude o seu Destino

A melhor maneira de começar uma viagem é pelo planejamento, e isso também se aplica à fotografia. Pesquise os pontos turísticos mais interessantes, busque fotos de outro viajantes ou até mesmo peça dicas sobre os melhores lugares para fotografar para quem já foi até o destino.

Particularmente, gosto de utilizar as redes sociais para estimular a criatividade e idéias. Quando inicio o planejamento de uma viagem, ou com algumas semanas de antecedência desta, passo a seguir hashtags relacionadas ao destino, para me inspirar com as fotos que as pessoas estão fazendo. Ao mesmo tempo, essa estratégia também já facilita quais marcadores utilizar no momento de publicar as fotos no futuro.

Além de já ir entrando no clima da viagem, estudar o destino é uma maneira de planejar um possível ângulo para a sua foto, criar idéias de poses ou simplesmente já ter uma definição de quais são os melhores horários para se estar em determinado lugar.

Fotos de Viagem
Pesquise sobre o seu destino!

 

2. Pré-visualizar

Uma vez em seu destino, observe. Afinal, antes de tirar uma foto, temos que enxergar o momento. Caminhe pelas ruas, observe o movimento das pessoas, deixe-se levar pelos detalhes do lugar. Use seus outros sentidos. Um aroma gostoso, pode nos faz notar uma barraca de comidas típicas. Sentir o vento no rosto, nos direciona o olhar para as folhas das arvores. Esse é o momento de libertar a mente e as emoções.

Um conceito importante na fotografia é justamente o chamado de pré-visualização. Trata-se da técnica de tentar criar mentalmente uma foto usando a própria imaginação. Mas não é só ficar na fantasia, também é pensar em como alcançar esse objetivo que idealizamos.

Este conceito também se mistura com a sugestão anterior. Quanto mais pesquisamos sobre um destino ou admiramos o trabalho fotográfico de outros viajantes, mais fácil será o momento de idealizar a foto. Lembre-se: cuidado com o mito da inspiração artística que surge como um milagre. Geralmente um bom artista é aquele que mais observa e busca referências para o seu trabalho.

Fotografia de Viagem
Vielas medievais de Sevilha.

 

3. Vá varias vezes ao mesmo lugar

Um dia um professor me falou que ser um fotógrafo é ser um engenheiro da luz. Afinal, uma foto nada mais é que a representação da luz no momento em que é feito o clique. Por esse motivo, estudar a influência da luz e seus efeitos (como as sombras) é o que geralmente diferencia um profissional de um amador.

Um fotografo de viagens acaba dependendo bastante da luz do sol. E por mais obvio que pareça, o sol muda de posição, criando efeitos visuais muito diferentes em vários momentos do dia. Por isso é amplamente recomendável voltar ao mesmo lugar diversas vezes ao longo do dia.

A luz da manhã possui aspectos mais azulados e tende a passar uma cena mais “fresca”. Por outro lado, o meio-dia afeta com a ausência das sombras, deixando as imagens sem profundidade. Finalmente, o pôr-do-sol é mais “quente”, com tons avermelhados e perfeito para tirar fotos de paisagem.

 

Fotografia de Viagem
As Médulas, próximo do meio dia.

 

Aqui é importante lembramos do conceito de Golden Hour (Hora Dourada). No nascer do sol e quando ele se põe são momentos especiais na fotografia devido ao angulo dos raios de luz. É nesse momento que as paisagens recebem sombras mais interessantes, dando uma sensação maior de profundidade. Também são nesses horários que as cores explodem com uma variedade maravilhosa. Mais uma vez alertamos para a importância do planejamento para estar no lugar perfeito, no momento certo.

Foto de Viagem
O mesmo lugar, na Golden Hour (sem filtros)

 

4. A Regra das Três Imagens

O fotografo de viagens Richard I´Anson possui uma teoria muito interessante. Segundo ele, com o turismo cada vez mais acessível, é muito mais difícil você criar uma foto super original de algum lugar. Afinal, imaginem quantas fotos da Torre Eiffel, do Taj Mahal ou da Torre de Pizza já foram tiradas!

Por isso ele criou uma regra chamada de “As três Imagens Representativas”. Trata-se de tirar três fotos: uma típica, uma diferente e outra em detalhe.

 

A Foto Típica

A típica é fazer aquele registro que todo turista vai fazer. Aquela foto tão comum vista no Instagram, que já vimos mil vezes do mesmo ponto turístico. O objetivo aqui é ir se ambientando, para poder planejar algo menos tradicional. Sem falar que essas fotos típicas são perfeitas para enviar pros familiares e amigos ou simplesmente indicar para os seguidores onde estamos.

Fotografia de Viagem
A Típica foto da Plaza de España, em Sevilha.

 

A Foto Diferente

Após registrar o típico, já podemos tentar pensar em como retratar uma foto um pouco mais inusitada. Diferente do registro tradicional, essa foto já leva um pouco mais de tempo para ser realizada. É necessário observar a luz, esperar um pouco até a vista estar mais acostumada ao local e preparar a câmera (ou celular) para o clique.

Aqui entra o exercício de paciência que faz toda a diferença. Cria-se a imagem na cabeça e tentamos executa-la, testando ângulos, aproximando, afastando e analisando a luz. São esses detalhes que fazem toda a diferença para uma foto especial.

Fotografia de Viagem
O mesmo lugar, buscando novos ângulos e na oitava tentativa.

 

A Foto Detalhada

Quando visitamos um ponto turístico tendemos a querer tirar uma foto do todo, tendendo a enquadrar o elemento inteiro na imagem. Por exemplo, uma igreja, buscamos fazer com que ela esteja toda presente dentro da cena. Nos acotovelamos em meio a multidão, buscando registrar o elemento inteiro. Isso não é bem um problema, mas muitas vezes acabamos esquecendo de nos aproximarmos do elemento.

Porém, são os detalhes que podem fazer toda a diferença para uma foto de viagem. Além de tirar a foto da igreja inteira, podemos tentar registrar uma particularidade dela, uma maçaneta, uma cena do vitral, a sombra de um banco. São imagens que vão chamar a atenção, justamente pela riqueza de detalhes. Afinal, as pessoas já viram milhares de fotos daquela igreja, mas uma minucia, pode fazer da foto algo espetacular.

Fotografia de Viagem
A Plaza de España, com os detalhes do corrimão.

 

5. Não se Frustre

A fotografia de viagens é muito mais complicada do que a feita em um estúdio. Existem diversas variáveis que não dependem de nós. Por exemplo, aquela paisagem que sonhamos ver com sol, pode ser frustrada com neblina. Um ponto turístico que queríamos visitar pode estar fechado e estamos sempre com os dias contados. Por isso, tente não se desapontar com situações que não dependem de nós.

Pelo contrário, talvez a neblina deixe a cena muito mais especial.  Um local estar fechado, pode levar para um outro inesperado. Deixe-se sempre levar, pois uma viagem sempre nos conduzirá para lugares novos.

Na foto abaixo, a chuva frustrou várias vezes o passeio, mas quando ela deu uma pequena trégua, revelou um cenário maravilhoso:

Foto de Viagem

 

6. Aproveite o Momento

A foto não pode estar na frente da sua vivência. Viajar é uma experiência, e muitas vezes ocorrem momentos que nunca vão voltar a acontecer. Não deixe que a necessidade de tirar uma foto incrível ofusque um momento especial com os amigos ou deixar de aproveitar o show da sua banda favorita. O ideal é sempre saber equilibrar, misturando ambos elementos.

A grande vantagem da fotografia é desenvolver em nós o chamado “olhar fotográfico”. Quanto mais mergulhamos nessa arte, mais passamos a prestar atenção aos detalhes, observando coisas que antes nos fugiam aos olhos. Dessa forma, as experiências passam a ser mais vividas e o mundo mais colorido.

Fotos e Viagem
Personagens típicos do carnaval de Verín, Galícia.

 

+Veja mais sugestões de fotografia de viagem em: 05 Aplicativos de Edição de Fotos.

 

Gostou deste post sobre fotografia de viagem?

Se você gostou destas sugestões sobre fotografia, deixe seu comentário. Também compartilhe com seus amigos viajantes, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos. E não deixe de comentar sobre os seus lugares favoritos, faça parte desta comunidade pulsante de viajantes!

Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Já estamos na 4ª semana! Portanto, não deixe de acompanhar até o final!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022

Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima