Creativas Galegas

Consumo sustentável: produtos autênticos em Santiago de Compostela

Consumo sustentável: produtos autênticos em Santiago de Compostela

Esta semana falamos sobre o Turismo de Experiência e sobre o Turismo de Base Comunitária. Hoje, vamos dar um exemplo de como projetos como estes podem ser desenvolvidos, mesmo em cidades maiores. Vamos falar de uma loja muito legal de Santiago de Compostela, a Creativas Galegas. Trata-se de um coletivo formado por artesãos, que oferecem produtos com muita originalidade, que valorizam a cultura galega e ainda suporta a comunidade local.

Quem é que não gosta de uma lembrancinha de viagem, não é mesmo?! Mas atualmente, se vende muitos cacarecos, que muitas vezes nem são produzidos no local. Portanto, se você gosta de comprar artigos típicos e regionais, e ainda colaborar com um consumo sustentável, você vai amar essa dica!

 

O Turismo em Santiago de Compostela

A cidade de Santiago recebe centenas de milhares de turistas todos os anos. Em sua maioria, são peregrinos, pessoas que buscaram vivenciar um roteiro imersivo, em nome da fé, de superações ou de auto-conhecimento. E para encerrar essa jornada, a cidade oferta algumas atrações, que só abrilhantam a experiência. E algumas delas, estão detalhadas neste post com 10 Pontos Turísticos de Santiago de Compostela.

Contudo, como em qualquer cidade turística com grande fluxo de pessoas, também contribui com o overtourism. Mas praticar o Turismo Responsável depende muito mais de quem viaja, que do destino em si. Isso porque cabe ao viajante, a escolha dos lugares a serem frequentados, como e o que irá consumir, etc.

E na fuga de tantas lojas feitas para turistas, e até assédio dos vendedores, sempre buscamos presentear as pessoas queridas, ou então levar conosco, com produtos originais, criativos e marcantes, E foi nesse contexto que conhecemos, dentre outros projetos, o Mercado Galego de Creatividade.

Compras Santiago de Compostela
Compras no Creativas Galegas.

 

O Mercado Galego de Creatividade

O mercado está localizado no centro histórico de Santiago de Compostela, na Rúa da Calderería, número 36, e está aberto desde dezembro de 2020.

O projeto de mercado foi encabeçado por 3 galegas, que buscavam dar mais visibilidade aos trabalhos dos nichos “feito à mão” e “design autoral”.  Com produtos criativos, o mercado já agrega mais de 180 marcas. A iniciativa é uma forma de valorizar os artistas e artesãos locais, além de valorizar a cultura galega.

A loja possui estantes de artesãos fixos e estantes rotativas. Assim, o mercado está sempre recebendo novidades e ampliando a variedade de  produtos. Os artigos, abrangem design de moda, joalheria, pintura, trabalho em madeira, cerâmica, ilustração, e muitos outros.

Entrada Creativas
Entrada da loja das Creativas Galegas.

 

Como nasceu o projeto?

O projeto Creativas Galegas surgiu em 2019, e foi criado pelas galegas Bea Barril, Sandra de Rego e Isabel Pernas​, três criadoras, com suas próprias marcas. O objetivo era dar a mesma visibilidade das grandes marcas aos pequenos produtores. Assim, cada produtor pode manter as características de seu trabalho, e fica viável comercializar os itens criados. 

Com o lema “Compartilhar par crescer”, o coletivo acolhe as demandas dos artesãos e impulsiona seus produtos. A união das marcas em uma só marca, a Creativas Galegas, permite aos seus associados, um maior poder de negociação, uma maior visibilidade e fidelização, já que permite um grande fluxo de pessoas na loja, e com isso, pode competir com marcas maiores e consolidar-se no mercado.

Artesanato
Artesanatos a venda no Creativa Galega.

A loja foi organizada com muito cuidado, para transmitir os valores do coletivo. Cada estante, arara ou mesa, exibe as criações de um autor. E pra cada coleção, um cartão indica quem é o autor e a que se refere a coleção. É mais ou menos como uma galeria de artes! A intenção é que o consumidor sinta que pode conectar-se com o criador de cada produto. Diferentemente das produções em larga escala, aqui, o consumidor está muito mais próximo do criador dos itens na cadeia de produção. 

Os artesãos também fazem um rodízio para o atendimento na loja, o que os põe diretamente em contato com o público. Ademais, são realizados cursos e workshops, além dos artesãos desenvolverem seus produtos no espaço da loja, permitindo que os visitantes presencie o processo de criação e fabricação.

Loja Creativas Galegas
Itens expostos das artesãs do Creativas Galegas.

 

O Desafio BEDA Viajante 2021!

E aí, gostou dessa dica de onde comprar em Santiago de Compostela? O consumo sustentável é a melhor forma de consumo!  E para ajudar o nosso projeto, você ainda pode deixar um comentário e compartilhar este texto. É simples e faz muita diferença para quem produz conteúdo!

Este post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August). Para quem ainda não sabe, um grupo de blogs de turismo tem publicado todos os dias neste mês de Agosto. Já entramos na última semana do desafio! Portanto, acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil. Também já ilustrou livros infantis como o “imagine”. Além disso, possui um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news, o Camaleão Leo. Instagram @Mah_artz.

Não perca as indicações de melhores postes da semana, que será publicado amanhã!

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima