Teatro de Mérida

Conheça Mérida e o Passado Romano da Espanha

Conheça Mérida e o Passado Romano da Espanha

Quando pensamos em Roma Antiga, logo nos vêm a cabeça o Coliseu ou as ruínas da cidade de Pompéia. Entretanto, vale lembrar que em seu auge a civilização romana se estendia desde as ilhas britânicas até a atual Turquia, passando pelo norte da Africa e o rio Reno.

Assim, é possível ver antigos vestígios deste povo em locais muito distantes de Roma. Um ótimo exemplo é a cidade espanhola de Mérida. Ela possui construções muito bem conservados, dando uma ótima idéia de como funcionava uma cidade romana. As estruturas estão tão bem preservadas, que alguns de seus elementos, como o Teatro Romano ainda é utilizado até os dias atuais.

Venha com a gente conhecer a cidade de Mérida, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1993.

Mosaico Romano
Mosaico no Museu Romano de Mérida.

A Fundação de Mérida

A cidade foi fundada no ano de 25 a.C, por ordem do Imperador Augusto, com o objetivo de abrigar seus legionários veteranos. Por esse motivo, recebeu o nome de Emerita Augusta (Emerita é o nome em latim dos soldados aposentados do serviço militar).

Esse costume de levar os veteranos do exército para regiões afastadas do império tinha a finalidade de colonizar e “romanizar” as terras e povos conquistados. A construção da cidade de Mérida tinha também uma função administrativa. Desde a sua fundação, Mérida tinha o propósito de ser a capital da província romana de Lusitania (região que abrange territórios da atuais Espanha e Portugal).

Estátua Teatro
Estátua de um imperador no Teatro, testemunho do passado romano de Mérida.

 

Conheça mais sobre os povos que viviam na Espanha antes dos romanos, neste link.

 

Uma Urbe Romana

Por se tratar de uma cidade planejada, ela recebeu todas os elementos que os romanos consideravam essenciais para um centro urbano. Suas vias foram planejadas em duas avenidas principais: uma norte-sul e outra leste-oeste. As ruas formavam quarteirões entre esses eixos. Além disso, toda a região central era dedicada à administração da cidade, com um fórum e um templo onde eram cultuados os imperadores divinizados.

A cidade também contava com vários aquedutos que transportavam água para as diversas fontes e termas. O sistema era tão bem estruturados que foi utilizado pela população até o século XVIII.

A vida pública era muito valorizada pelos antigos romanos. Por esse motivo existiam em Mérida um Anfiteatro que oferecia espetáculos de gladiadores e um Teatro que apresentava as peças que faziam mais sucesso no império. Mais tarde também foi construído um circo, onde ocorriam corridas de cavalos e bigas.

Latrinas Romanas
Latrinas de uso coletivo próximo ao teatro de Mérida.

A Preservação do Passado Romano

A importância de Mérida continuou, mesmo após a queda do Império Romano. A cidade era a diocese principal da Hispania e foi a capital do Reino dos Visigodos até a sua mudança para Toledo. Porém, com a invasão muçulmana ela foi perdendo sua relevância.

Com o passar dos séculos a população foi saindo da cidade em busca de melhores condições de vida. Seus monumentos foram sendo saqueados, muitos tiveram os mármores roubados e suas pedras utilizadas em outras construções. Nesse sentido, é comum encontrar colunas romanas em igrejas ou outros edifícios posteriores da região.

Mas com tudo isso, o que fez a cidade ter tantos monumentos conservados? Primeiro, pelo fato da cidade não ter crescido nos tempos após a queda do império romano. O outro motivo, foi que parte da cidade foi soterrada, o que permitiu a preservação de muitos dos seus edifícios.

Atualmente Mérida é a capital da Extremadura, uma cidade moderna e atrativa. Os achados arqueológicos e grandes projetos de restauração fizeram da cidade um importante destino turístico para os apaixonados por história e arqueologia.

Mérida Espanha
A moderna cidade de Mérida.

Inúmeras escavações arqueológicas são realizadas ao longo de Mérida. Muitas delas vêm a tona na construção de novos edifícios. Organizações como o “Consórcio da Cidade Monumental de Mérida” possuem um grande papel na conservação e financiamento de ações de proteção desse patrimônio.

Tais organizações protegem todos os novos achados. Por isso é muito comum encontrar estruturas modernas, com espaços abertos ao público, com vestígios arqueológicos encontrados ao começarem a construção desses novos edifícios. Todo esse esforço é essencial para preservar o passado romano de Mérida.

Calçada Romana
Rua romana totalmente preservada, encontrada quando foram preparar as construções de um banco.

 

Sugestão de Leitura: 11 Comidas Típicas da Espanha

 

O que conhecer do Passado Romano de Mérida?

Com um pouco da história de Mérida em mente, vamos falar sobra as maravilhas que essa cidade possui. A ordem aqui exposta não é de importância ou uma sequencia de roteiro. São apenas algumas sugestões de visita e um listado das principais atrações do passado romano de Mérida.

O Anfiteatro

Parte fundamental da cultura romana, as lutas de gladiadores eram realizadas em locais chamados Anfiteatros. O mais famoso é o Coliseu, mas o presente em Mérida possuíam todos os elementos que o colocavam entre um dos maiores do império.

Construído junto com a fundação da cidade, o Anfiteatro de Mérida possuía 126 metros de largura, podendo receber até 14 mil espectadores.

Em seu interior eram realizados várias modalidade de combate. Os mais conhecidos eram os entraves entre gladiadores, mas também existiam combates entre homens e animais ou cenas de caças. Muitas vezes também eram representadas  antigas batalhas ou histórias mitológicas.

Trata-se de um edifício muito bem preservados, onde é possível ver a estrutura da arena, andar pelas arquibancadas e observar onde ficavam os gladiadores e as jaulas dos animais. Tudo isso faz da visita uma experiencia única para compreender como funcionavam essas estruturas em seus tempos de esplendor.

Anfiteatro Romano
Arquibancadas do Anfiteatro.

O Teatro

Logo ao lado do Anfiteatro, foi erigido um enorme teatro onde eram realizadas peças e apresentações musicais. Ele foi construído em formato semicircular, com espaço para até 6 mil pessoas. Tinha espaço para a plateia (dividida em três níveis, separando as classes sociais), uma orquestra, o palco e um espaço para os cenários. Também haviam locais para festas que ocorriam após as apresentações.

Os teatros romanos também tinham uma função politica, uma vez que serviam de propaganda do estilo de vida romana. A maior parte da população preferia as lutas de gladiadores, o que fazia dos teatros um espaço mais elitizado, reservado para intelectuais e cidadãos ricos que gostavam de mostrar seu refinamento.

Com a oficialização do cristianismo no século IV, o teatro de Mérida foi abandonado e teve algumas de suas suas estátuas e mármores saqueadas. O monte ao lado, utilizado para a sua construção, acabou soterrando o espaço, o que permitiu a preservação de muitos dos seus elementos.

Após as escavações e restauração, o teatro manteve toda a estrutura e acústica de seus tempos de glória. Por esse motivo ainda é utilizado para apresentações teatrais e culturais. Nos meses de verão o espaço recebe o Festival Internacional de Teatro Clássico, um evento que traz grandes obras e artistas europeus. Devido a grande procura, recomenda-se comprar os ingressos com bastante antecedência.

Teatro de Mérida
Fachada do Teatro de Mérida.

Museu Nacional de Arte Romano

Todas as descobertas arqueológicas encontradas na região de Mérida precisavam ser guardadas um local adequado para seu estudo e exposição ao público. Por isso foi construído o Museu Nacional de Arte Romando.

Localizado ao lado do Teatro e do Anfiteatro, em um prédio moderno e arrojado, é uma incrível instituição para os amantes de história.

O seu acervo possui 37 mil peças, sendo três andares de exposições permanentes. Os painéis ilustram bem a história, com explicações claras em espanhol e inglês. Recomendamos visitar o museu para poder compreender melhor o passado romano de Mérida.

Aliás, em toda cidade é possível comprar um ingresso que inclui três os cinco atrações da cidade, que podem ser vistas ao longo de dois dias. Acaba saindo uma opção mais econômica do que comprar os ingressos individualmente.

Museu de Mérida
Os amplos corredores do Museu Romano de Mérida.

Circo Romano de Mérida

O Circo Romano é uma grande estrutura em formato de semicírculo.  Sua função era a realização de corridas de cavalo ou de bigas. Somente as grandes cidades possuíam esse tipo de edifício, comprovando a importância de Mérida na estrutura administrativa do império.

Nesse sentido, Mérida possui o único Circo Romano que ainda apresenta toda a sua fundação intacta. Isso permite ter uma boa idéia de como funcionava as corridas e as dimensões que esses tipos de construções possuíam. Também sobreviveram até os nossos tempos algumas arquibancadas e as estruturas das pistas.

Circo Romano
Amplo espaço por onde passavam as bigas, com ruínas da arquibancada ao fundo.

Aquedutos e Pontes

Três grandes aquedutos abasteciam a cidade de Mérida, que traziam água do Rio Albarregas, com distâncias entre 1 a 5 quilômetros. Um dos mais impressionantes é o Aqueduto de los Milagres, que em seu ponto mais alto alcança 25 metros de altura.

Aqueduto Mérida
Os longos arcos do Aqueduto de los Milagros.

Também existem duas grande pontes romanas que atravessam os rios locais. A base das estruturas ainda são as mesmas que as de antigamente e permite observar as estruturas em formato de arco que sustentavam todo o peso da construção.

Ponte Lusitania
Ponte romana que atravessa o rio.

Para quem dispor de mais tempo e disposição por caminhadas, existe uma opção de trilha chamada de Ruta de la Água. É uma rota circular de dificuldade média, com 15 km de extensão. A proposta é caminhar pelos campos, em volta de Mérida, para conhecer o sistema hídrico romano. A trilha passa pelos rios, pontes e aquedutos da cidade, com painéis que explicam a funcionalidade de cada estrutura.

Casa del Mitreo

Um pouco mais distante do antigo centro romano, foi encontrada uma casa em ótimo estado de conservação. Por estar localizada ao lado de um antigo templo dedicado ao deus Mitra, foi chamada de Casa del Mitreo. Trata-se de uma mansão romana, construída entre os séculos I e II. Seus habitantes eram ricos comerciantes da cidade, o que se pode ser comprovado com os belos mosaicos e pinturas presentes nas paredes.

casa del Mitreo
Os maravilhosos mosaicos da Casa do Mitreo.

No mesmo ingresso também esta inclusa a visita de um cemitério próximo, que explica como eram os rituais de sepultamento dos antigos romanos e como foi a sua evolução ao longo dos séculos. Tudo isso acompanhando as lápides escritas em latim, com termos como: “Sit tibi terra levis” (Que a terra lhe seja leve).

Fórum Romano

No coração da cidade se situava o Fórum Romano, o centro administrativo da capital. Era uma larga praça, com um templo dedicado ao culto imperial e um espaço construído para os debates públicos.

Na atualidade só restaram algumas colunas e um impressionante arco. Conhecido por Arco de Trajano, nomeado assim em homenagem ao imperador que governava na época da sua construção. Ele possui 15 metros de altura, por 13 de largura. Feito totalmente sem cimento, é a prova material da engenharia romana.

Arco de Trajano
O monumental Arco de Trajano.

Templo de Diana

No meio do antigo Fórum é possível ver o Templo de Diana. Não se sabe a razão de ser chamado assim, uma vez que ele não era dedicado a Deusa Diana, mas sim ao culto imperial.

Junto ao Fórum, o templo era um monumento chave do passado romano de Mérida, uma vez que era aqui o centro religioso e público da cidade.

É uma construção retangular, com impressionantes colunas de granito que sustentam toda a estrutura superior. Infelizmente o antigo teto de madeira não resistiu ao tempo, mas a obra permite uma boa visão de como era um templo romano.

Templo de Diana
As colunas do Templo de Diana.

Próximo de Mérida existem ótimas cidades para se conhecer. Veja algumas sugestões neste link!

 

Gostou deste post sobre Mérida?

Gostou do nosso artigo? Comenta com a gente o que mais gostou ou alguma dúvida sobre a cidade de Mérida! Teremos um imenso prazer em responder!! Viaje com a gente e conheça mais sobre história e cultura!

E pra conhecer mais sobre o nosso projeto e destinos de viagem, acesse nossa página inicial ou nosso blog, que está cheio de dicas de viagem!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil, também já ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz.

Então, um abraço e até amanhã!

4 comentários em “Conheça Mérida e o Passado Romano da Espanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima