As belezas da Galícia

Galícia: 10 cidades para conhecer e se encantar

Galícia: 10 cidades para conhecer e se encantar

A Galícia é uma terra mágica! Localizada na área mais verde da Espanha, reune elementos naturais impressionantes, que vai dos verdes bosques, aos alcantilados na costa atlântica. As paisagens são de tirar o fôlego! Mas para além da natureza, as cidades e vilarejos também são puro charme!

Assim, após vivermos dois anos nesse lugar encantado, separamos 10 cidades que nos deixaram maravilhados por sua beleza. Existem tantos outros destinos bonitos na Galícia. Alguns que não tivemos ainda a oportunidade de conhecer, outros, que ficarão para uma próxima lista.

 

Combarro

Essa pequena vila de pescadores é uma bela surpresa aos olhos. Um lugar único e aconchegante. Está localizada nas margens da Ría de Pontevedra, onde o mar exerce influência tanto na atividade econômica, como na arquitetura da cidade.

A parte antiga do vilarejo é composto por poucas ruas calçadas em pedra. As casas, em estilo marinheiro e também construídas em pedra, se voltam para a Ría. Nos quintais, os hórreos decorados com flores são o destaque da paisagem. São cerca de 60 hórreos. Por essa mistura de elementos, a cidadela foi declarada bem de interesse cultural.

E se quiser saber um pouco mais sobre a cidade, ou ver mais fotos, aqui temos outro texto somente sobre este belíssimo lugar.

 

Galícia
Fotos de Combarro

 

Allariz

Eu vejo esta cidade, como se ela tivesse saído das descrições de um conto de fadas. De longe se vê o antigo vilarejo, cercado pelas calmas águas de um rio. A bela ponte, erguida sobre dois arcos, dá acesso ao centro. As construções antigas nas estreitas estreitas ruas, sugerem um passado glorioso. Na atualidade, os vizinhos tentam manter a aura harmoniosa, cuidando das construções e adornando suas janelas com flores. Esse destino é simplesmente um encanto e também foi declarado Conjunto Histórico-Artístico.

Nossa recomendação aqui, é caminhar sem pressa pela cidade, visitar o antigo curtume, que fica na beira do rio, e por ali mesmo, tomar algo, desfrutando da bela paisagem. Ao entardecer, a melhor opção é uma caminhada até as ruínas do castelo de Allariz. Do ponto mais alto da cidade, se pode ter uma bela vista do pôr do sol, e da charmosa Allariz.

 

Allariz
Ponte de Allariz

 

San Andrés do Teixido

San Andrés de Teixido também é rota de peregrinação. Conta-se a lenda de que San Andrés, triste por sentir-se esquecido, já que todos os visitantes cristãos se direcionavam quase que exclusivamente à Santiago de Compostela, recebe a intervenção de Deus. Este, lhe pede para não se preocupar, pois os cristãos que ali não fossem em vida, deveriam peregrinar após a morte. Assim surge o ditado: “San Andrés de Teixido, vai de morto, quem não foi de vivo.”

Mas a aura mística deste pequeno vilarejo vai para além da sua lenda. San Andrés está situado nas rias altas, no alto de um morro, cercado de verdes bosques, e ainda tem vistas para o mar. O cenário é simplesmente fantástico!

Aliás, San Andrés de Teixido e outras cidades estão neste post que fizemos sobre a região de Ferrolterra. Dê uma conferida!

Galicia
Igreja dedicada a San Andrés de Teixido

 

O Cebreiro

Em meio a verdejantes morros da Galícia, encontra-se este pequeno povoado. O cenário bucólico é inspirador. São poucas casas revestidas em pedras, dispostas entre duas ou três, também calçadas em pedras, e uma igrejinha.

O vilarejo se mantém vivo, graças ao Caminho de Santiago, já que fica na rota do Caminho Francês. Por isso, milhares de pessoas continuam a passar por ali anualmente e alimentar a boa energia deste lugar.

 

O Cebreiro
Casas de Cebreiro

 

A Coruña

A Coruña é um dos principais polos econômicos da Galícia. Mas é também, uma cidade de muita história e beleza, e merece a visita.

Talvez, o mais conhecido ponto turístico seja a Torre de Hércules, que foi construída no século II, durante a ocupação dos romanos. Tinha farol, para guiar as embarcações que navegavam pela acidentada costa local. Mas na Idade Média, perdeu sua função, e tomou forma de fortaleza. Séculos mais tarde, foi restaurada e reestruturada, tornando-se Patrimônio da Unesco no ano de 2009. Diversas lendas rodeiam a construção, inclusive, sobre sua origem. Conta a lenda que foi solicitado à Hercules, ajuda para derrotar o tirano gigante Gerião, que fazia sofrer seus súditos. O herói não somente derrotou o tirano, como enterrou sua cabeça no local onde foi construída a torre.

E de fato, este é um dos mais bonitos pontos da cidade. A torre está localizada nas margens da costa, rodeada de verdes campos. A vista de cima da torre é espetacular, mas acompanhar a costa pelos campos é ainda mais inspirador. Mas atenção, os percursos podem ser mais longos do que parecem, e um passeiopelms arredores da torre pode chegar aos 4 km.

Contudo, esta é apenas uma das atrações da cidade. A Praça de María Pita, por exemplo, é um belíssimo lugar para sentar e comer algo. E depois, claro, caminhar por seus arredores, observando as belas construções do bairro.

E já que estamos falando sobre a beleza das ruas, não poderia deixar de falar da Avenida la Marina. Como o nome sugere, a avenida fica de frente para o mar, mas seus encantos não param por aí. Como é de costume, na Galícia, por conta das insistentes chuvas e inverno rigoroso, os moradores constroem balcões de madeira em suas sacadas, fechando-as com vidraças. Então os vizinhos da Avenida la Marina, não só aderiram ao costume, como acrescentaram a cor branca às suas fachadas. O efeito da luz do sol, principalmente ao entardecer, é belíssimo! E se estiver por aí, não deixe de visitar o museu Castelo de Santo Antón, uma antiga fortaleza militar.

Mas há outras opções interessantes de passeio, como Monte São Pedro, uma antiga base militar, de onde se tem uma bela vista da cidade. Ou então, o Museu de Belas Artes, Museu da Ciência ou o Museu da Estrela Galícia, a famosa cerveja galega.

A Corunha Galícia
A Torre de Hércules

 

Lugo

Lugo possui um dos centros históricos mais bonitos da Galícia, cercado por monumentais muralhas da época romana. Em verdade, esta cidade de quase 100 mil habitantes possui diversas outras construções grandiosas.

A cidade, fundada pelos romanos em 26a.C., teve importantes papéis na história galega. Na atualidade, é a capital da província de mesmo nome. Toda essa história é contada no Museu Provincial de Lugo.

Mas se a idéia é estar nas ruas, não deixe de observar as antigas fachadas dos edifícios do centro antigo, ou de caminhar pelas muralhas. Inclusive,  essa última atividade, considero uma das principais a se fazer por aqui. Também é recomendável uma visita à catedral, que mescla diferentes estilos artísticos e arquitetônicos. E já que por aqui passa a rota do Caminho Primitivo, até Santiago de Compostela, não será estranho cruzar com peregrinos pela cidade.

Outro programa legal de se fazer em Lugo, é sair para comer e beber. Os bares da cidade oferecem maravilhosas tapas quando se compram uma bebida. Assim, é um lugar perfeito para fazer uma movida.

Muralhas de Lugo
Muralhas de Lugo

 

Santiago de Compostela

Santiago foi fundada nos pilares da fé cristã. Ao longo de mais de 12 séculos, incontáveis peregrinos deixam seus lares para alcançarem a cidade, numa jornada a pé.

Parte da estrutura medieval da cidade está preservada, e fica no centro histórico. Assim, arquitetura de grandes edifícios medievais em pedra, nas labirínticas e por vezes, estreitas ruas, tornam a cidade super charmosa. Ainda mais nos cinzentos dias de chuva, acredite!

A Catedral é o principal ponto turístico da cidade. Trata-se de uma construção monumental, com obras de arte seculares, que deixa boquiaberto qualquer um que se coloca diante dela. Mas engana-se quem pensa que este é o único ponto turístico da cidade. Aliás, uma das coisas que mais nos encantou em Santiago de Compostela, foi de como a natureza está integrada à cidade.

E como já escrevemos um post falando sobre os pontos turísticos da cidade, deixarei o link aqui. Além destes, existem diversos mosteiros e conventos, o Museu do Povo Galego e o Museu de Arte Moderna. Sem contar os bares e restaurantes maravilhosos, que permite uma imersão na cultura gastronômica galega.

 

Museu do Povo Galego
Escadarias do Museu do Povo Galego

 

+Leia também: 15 bares e restaurantes onde comer em Santiago de Compostela.

 

Ribadavia

Esta cidade galega de apenas 5 mil habitantes tem muita história para contar. Sua história está estampada nas construções medievais do centro histórico. Além de um castelo, os visitantes também pode contemplar construções como pequenas igrejas, palacetes e casas históricas, ao caminhar por suas ruas. Sua beleza e importância é tal, que foi declarado Conjunto Histórico-Artístico.

Outra coisa boa na cidade, é que ela é produtora de vinho. Então nada melhor do que sentar-se em um restaurante após o passeio, e tomar um bom vinho, não é mesmo? Ou até mesmo, visitar uma das vinícolas dos arredores da cidade.

Além disso, trata-se de uma região termal. É possível, a poucos quilômetros de Ribadávia, visitar uma terma e relaxar em um de seus dias de viagem.

Ribadavia
Rua de Ribadávia

 

Ribas de Sil

Essa cidadela de menos de mil habitantes é uma das referências para se conhecer um dos lugares mais espetaculares da Galícia, a Ribeira Sacra. Embora a cidade possua antigas igrejas e seus arredores, mirantes que dão para o vale do Rio Sil, neste post, usaremos a cidade como referência mesmo, para falar da Ribeira Sacra.

A Ribeira Sacra é uma importante região vinícola da Galícia, e por aqui, os visitantes são convidados às experiências do Turismo Rural, do Turismo de Natureza e do Enoturismo.

Nesta região, o que se visita são os Vales do Rio Sil, um rio sinuoso, posto aos pés de altos morros e rochosos cânions, onde a paisagem natural se mescla às plantações de uvas. Existe a possibilidade de fazer passeios de barco pelo rio, com opções de paradas para banhar-se nas praias de água doce, ou até mesmo fazer trilhas, de onde se vê o rio de outra perspectiva. Contudo, é importante informar-se bem antes de iniciar uma caminhada. Alguns dos percursos das trilhas são altamente recomendados que se faça com guia.

Rio Sil
VAle do Rio Sil no outono. Uma dica: embora não haja videiras nesta época do ano, os bosques em volta dão um espetáculo de cores – com a paleta de outono, claro!

 

Monterrei

Esta cidade vinícola repousa aos pés de um morro, onde se situa o antigo castelo de Monterrei. A paisagem é fantástica, seja a vista desde a cidade, seja do alto do castelo.

O município faz fronteira com Portugal, e está na rota da Via da Prata, do Caminho de Santiago. Está rodeado de lendas e importantes fatos históricos, como por exemplo, ter abrigado a primeira imprensa da Galícia. Outra passagem importante da história, foi a dos romanos, que trouxeram consigo o cultivo das uvas. E assim, surge um dos vinhos de D.O. galegas, o vinho de Monterrei.

Mas o destaque da produção de vinhos, é de uvas brancas. Em especial, do tipo Godello, que tem sabor suave, frutado e fresco. Mas os tintos também são importantes, como por exemplo, os vinhos de uvas Mencía.

E pra quem curte festas populares, a cidade fica muito próxima de Laza, Verín e Xingo de Límia, o “Triângulo Mágico” do Entroido galego. Então, nada mal passar um carnaval por aqui!

Monterrei
O Entardecer em Monterrei

 

+ Saiba mais sobre o Carnaval Galego, o Entroido, no Triângulo Mágico.

 

Espero que tenham gostado deste texto! A Galícia é maravilhosa e vale a pena ser visitada, seja por sua história, cultura ou beleza.

Aproveito pra lembrar que estamos participando do desafio BEDA, e que amanhã tem texto novo! Te vejo por aqui!

Beda 2022
Arte: Joyce, do @ticsluz

2 comentários em “Galícia: 10 cidades para conhecer e se encantar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima