Caminho Inglês

O Caminho Inglês à Santiago de Compostela

O Caminho Inglês até Santiago de Compostela é uma antiga rota de peregrinação, cujas origens remontam do século XII. O motivo, é justo porque, na Idade Média, esta se tratava de uma rota marítima de comércio e translado de passageiros. Assim os peregrinos vindos do norte da Europa, países bálticos, e sobretudo os ingleses, encontravam nesta rota, a possibilidade de concretizar seu ato de fé em honra ao Santo Apóstolo.

Há também fatos históricos que influenciaram o caminho. Um deles foi no ano de 1947 em que um exército de cruzados que iam para Jerusalém, decidiram incluir na viagem, a visita ao túmulo do Santo Apóstolo. E de quebra, ainda ajudaram o exército português a retomar Lisboa do domínio muçulmano.

Já no século XVI, quando o monarca inglês rompe com a Igreja Católica, há uma queda drástica na peregrinação à Santiago de Compostela. Ou seja, isso fez com que esta rota ficasse abandonada por séculos.

Caminho Inglês

As Etapas do Caminho Inglês:

Lembrando que se pode dividir o trajeto em quantas etapas forem melhor para você, desde que haja estrutura de hospedagem, claro! Neste post, vou apresentar a rota tradicional, dividida em 5 etapas, iniciando-se em Ferrol. No total, esta rota se estende por 112 quilômetros e passa por cenários rurais, de praia, centros medievais, rias com pequenos barcos ancorados e boques.

Nós nos demoramos um pouco para decidir fazer o caminho, e acabamos encontrando dificuldades para encontrar albergues disponíveis, lembrando que estamos em situação de restrições sanitária, mês de férias e ano jacobeu. Aliás, este último foi o que nos impulsionou para mais um caminho. Assim, planejamos um roteiro que fosse curto e que nos permitisse chegar à Santiago de Compostela na véspera do dia santo, que é 25 de julho. Portanto, acabamos percorrendo as etapas com quilometragens diferentes, de acordo com a localização das hospedarias.

1ª Etapa: Ferrol x Pontedeume

• Distância: 29,8 km
  • Nível de Dificuldade: Média

A primeira etapa é relativamente fácil, apesar da distância percorrida. Na verdade, não consegui entrar num acordo entre os aplicativos e sites do caminho, nem com os aplicativos que usamos para medir a distância percorrida. Mas podemos dizer que foi entre 28 e 30 quilômetros. Há quem dívida o percurso em dois, caminhando apenas 16 quilômetros e parando em Neida.

Esta etapa é bastante plana, tendo pontos de subida, mas muito pontual. Ah sim, na mesma proporção que encontramos as subidas, temos que percorrer as decida! Isso porque ainda estamos bordeando zonas de mar, que costumam ser mais planas. Também há bastante caminhos por asfalto, mas em geral, pela zona rural, com a presença de árvores.

Quando percorremos esta etapa, O clima estava perfeito: foi um dia de muita neblina, com um orvalho denso caindo quase todo o tempo, trazendo um refresco à caminhada. A temperatura girava em torno de 21°C e portanto, o clima era propício para a longa rota.

Percorremos também praças e parques, em alguns pontos, muito próximo ao mar das Rías. A paisagem, em geral, é bastante bucólica e em muitos trechos, parecem sair de uma pintura.

Há trechos em que passamos por vilas muito antigas, com simples casas pintadas com cal e suas pequenas janelas de madeira. Elas são um encanto!
Nos primeiros 10 km, não há opções de cafés ou bares. Depois deste trecho, já é comum encontrar algo a cada 3 ou 4 quilômetros de caminhada.

Pontedeume é uma cidade muito bonita, com um centro medieval bastante animado. A chegada à vila de dá por uma ponte medieval, e se houver disposição, ainda é possível visitar a praia que se localiza a algumas centenas de metros da ponte.

Primeira Etapa do Caminho Inglês

2ª Etapa: Pontedeume x Betanzos

• Distância: 19,7 km
  • Nível de Dificuldade: Média

A segunda etapa é bem mais curta que a primeira, porém, não é um percurso tão plano como o anterior. Para começar, percorremos 2 km de uma subida bastante íngrime pela cidade de Pontedeume, até sua saída. Por isso, lembre-se de tomar um café da manhã bem leve e levar água consigo. Todos os peregrinos com os quais nos encontramos, fizeram este trecho num ritmo leve, pois a subida é pesada.

Os próximos 6 km são por estradas secundárias, em meio à zona rural e bosques, ora por asfalto, ora por terra, mas num percurso mais fácil, com subidas pontuais. Depois entramos em Miño e caminhamos alguns quilômetros pela cidadela. Ao final, chegamos em uma parte da Ría de Betanzos. Há que se desviar uns poucos metros para se acercar da praia, mas a paisagem vale a caminhada.

Depois passamos pela Ponte do Porco, que também fica ao lado da rua, com uma vista pitoresca. A lenda que dá nome ao local trágica, mas um tanto curiosa. Deixarei abaixo, um link para quem, como nós, adoram essas lendas.

A Lenda da Ponte do Porco

Dali, seguimos numa estrada secundária, em meio à zona rural, por dois quilômetros, onde atravessamos uma pequena ponte medieval sobre o Rio Lambre.  E é aqui que o caminho volta a mostrar-se duro. São quilômetros e mais quilômetros de subida, com poucas partes planas ou de descida.

As paisagens de bosques, pequenas aldeias e animais da zona rural são um refresco para o caminhante, mas ainda assim , considero um trecho bastante duro.

Faltando 2 quilômetros para alcançar a cidade de Betanzos, passamos por uma igrejinha de estilo românico: um verdadeiro charme em meio o cenário rural. Dali, começamos a descer, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora do Camiño. A igreja está bem conservada e vale a pena a visita. Essa entrada à cidade é bem bonita, apesar do local apresentar-se um pouco decadente, com bastante casas vazias, necessitando uma reforma. As construções parecem ser algo do século XVIII e lembram os centros antigos de grandes cidades do Brasil.

Após cruzar este pequeno bairro, atravessamos a ponte que cruza a Ria de Betanzos, para aí, cruzar os portões da cidade velha e adentrar ao centro medieval da cidade. Para ser sincera, a beleza do centro de Betanzos nos surpreendeu. A parte medieval da cidade, que fica ao lado da Ría homônima, é pequena e se pode percorrer facilmente. No alto de uma ladeira há uma praça com uma igreja dedicada à Santiago. Ao descer esta ladeira, outra praça, muito mais ampla, com outra igreja e outros edifícios históricos e sobrados com seus balcões envidraçados.

Etapa 2

3ª Etapa: Betanzos x Hospital de Bruma

• Distância: 24 km
  • Nível de Dificuldade: Média Baixa

Esta etapa começa com subida, mas não tão íngrime como a anterior, e assim se mantém por 1,5 km. Depois, o caminho fica mais tranquilo, com subidas pontuais, de fácil execução.

Em geral, as pessoas param em Hospital de Bruma, a 24,4 km de Betanzos. Mas como não conseguimos hospedagem no povoado, que é muito pequeno, decidimos ir mais adiante. Andamos mais 6 km e ficamos em Rúas, no conselho de Ordes e nos hospedamos em uma pousada rural charmosíssima!

O caminho possui belas paisagens. Percorremos bastante da zona rural e alguns bosques. Passamos por vilas de pouquíssimas casas, e por pastos com vacas e ovelhas. De quando em quando há algum bar. Mas ainda assim é importante que tenha consigo água e petiscos.

Muitos trechos desta etapa são pelo asfalto, ainda que em estrada secundárias. Contudo, algumas partes são bastante movimentadas. Então, depois de Cos, é importante manter um cuidado redobrado. Há trechos sinuosos, onde a visibilidade da estrada fica prejudicada. Creio que este seja um ponto que as organizações do caminho necessitam melhorar, já que se tornam de risco para os peregrinos.

Hospital de Bruma é muito pequena, e como o nome sugere, se compôs, em tempos muito remotos, a partir de alojamentos aos peregrinos. Possui um restaurante, com comida caseira, uma boa opção para almoçar, principalmente para os que continuarão o caminho. Desde este ponto, há poucos bares e as opções se acabam em Rúas.

Muitos dos que não conseguiram hospedar-se ali, contrataram (com antecedência) um táxi para levá-los ao alojamento e no outro dia, os deixarem no mesmo ponto. Essa, é uma alternativa válida para aqueles que, por algum motivo não possam avançar, mas queiram percorrer todo o trajeto do caminho a pé.

Etapa 3

4ª Etapa: Hospital de Bruma x Sigüeiro

• Distância: 24 km
  • Nível de Dificuldade: Média

Desde Hospital de Bruma, percorre-se 24 km. Os primeiros seis quilômetros são bastante tranquilos, continuam no mesmo mood da etapa passada: pequenas vilas em volta da estrada e zonas rurais em volta dessas vilas. Há dois ou três bares até Rúas, onde recomendamos parar caso necessite de provisões, pois os próximos 18 km até Sigüeiro, pode não haver nada disponível. Apesar da curta distância (se relacionarmos com os dias anteriores), esta etapa nos pareceu um pouco dura.

Já na saída de Rúas, encontramos uma capela muito bonita. O caminho começa pelo asfalto, mas o entorno ainda é rural, como pequenas plantações, cavalos e árvores. Logo entramos em um bosque, onde havia um pouco de subida, mas ainda assim, uma caminhada tranquila. E assim vai se intercalando o cenário por todo o tempo. Havia apenas um bar durante todo o trajeto. Ele fica em Poulos, mas para o nosso azar, ainda estava fechado quando passamos.

Também há uma parada de piquenique mais adiante, onde se pode parar para descansar um pouco as pernas. O trajeto nesta etapa, é majoritariamente pelo asfalto, já que os trechos pelos bosques são curtos.

Mas as paisagens continuam a encantar. A área rural desta região, além das grandes casas e galpões, nos sugere um cotidiano bastante tranquilo entre a vizinhança. Além das plantações e criação de animais, é comum que se veja espaços para jardins e pomares, mesas nos quintais e brinquedos. Também era constante ver os vizinhos fazendo suas caminhadas e conversando alegremente.

Já estamos quase lá!

Os 5 quilômetros finais são bastante cansativos, e vão ao lado da rodovia, ora num caminho de terra, ora pelo asfalto. Aliás, não sei se o que torna essa etapa é caminhar pelo asfalto, ou se é pela falta de paradas, que percebemos fazer toda a diferença no rendimento. Talvez seja a junção dos dois. Mas ainda assim, nada impossível de se fazer!

A chegada a Sigüeiro é por um parque, e logo ali no centro, estão todas as opções de hospedagem, então não há que se andar muito por ali. Neste trajeto, pegamos um pouco de chuva, o que sempre reforça a importância de estar com roupas e calçados adequados, preferencialmente produzidos com material leve, impermeável e de fácil secagem. E jamais se esquecer da capa de chuvas!

Etapa 4 Caminho Inglês

5ª Etapa: Sigüeiro x Santiago de Compostela – Finalizando o Caminho Inglês

• Distância: 15,7 km
  • Nível de Dificuldade: Fácil

Enfim, chegamos na última etapa! Nesta, a quilometragem é baixa, o cenário bonito e não há grandes fatores que dificultam a caminhada. Como no dia anterior, houve um pouco de chuva e boa parte do tempo, uma leve garoa. Há algo espetacular nisso, já que os bosques da Galícia parecem sair de descrições de contos de fadas, e com este elemento adicionado, realmente nos sentíamos personagens prontos para protagonizar alguma destas histórias.

A etapa começa em uma subida, pelo asfalto. Aliás, há trechos perigosos, então toda vez que se acessa um caminho ao lado de uma estrada ou rodovia, é importante aumentar o cuidado. Mas boa parte do caminho é seguro. E este início ainda nos traz muitas paisagens rurais. E eu me esqueci de dizer que, durante todo o percurso, nesta época do ano, as hortênsias, das mais variadas cores faziam seu espetáculo a parte. A Galícia está cheia destas flores e elas dão um colorido especial às rotas de trilha!

Logo entramos em um bosque e o caminho vai por ele, durante uns bons quilômetros. Com algumas subidas, claro! Mas é um caminho de fácil execução

A Reta Final…

Os 5 km finais da etapa são pela zona urbana. Ao sair do bosque, entramos no polígono Industrial de Santiago de Compostela. Inclusive, logo ali há o Café Bar  Polígono, onde eu recomendo fortemente que os apreciadores dos churros espanhóis, degustem desta iguaria!

O trajeto do Polígono Industrial não é muito longo, e logo nos acercamos da parte urbana. Aqui destaco que é importante a organização, principalmente frente às questões climáticas. Em dias muito quentes, considere sair cedo, mesmo que a etapa seja curta, pois este trecho de asfalto e sem sombras pode ser bastante duro debaixo do sol, e até causar danos.

Já em Santiago, se acercar do centro é como uma contagem regressiva arquitetônica. Vamos de zonas mais modernas à medieval, com construções de diversas fases. As torres podem ser avistadas desde não muito longe, mas isso vai aumentando a emoção da chegada.

Como de praxe, somos recebidos por um gaiteiro, que tocava uma tradicionais canções galegas no instrumento. Nos planejamos para chegar à cidade no dia 24, a véspera do Jacobeu. A cidade estava em festa e a emoção foi digna do dia que celebrávamos.

Etapa 5 do Caminho Inglês

A Outra Rota do Caminho Inglês

Além desta rota iniciada em Ferrol, é possível iniciar o caminho em A Coruña. Como tal, o trajeto possui uma etapa menos e encontra a rota de Ferrol em Hospital de Bruma.

Em A Coruña aportam diversas embarcações de passageiros, e por isso, o caminho se popularizou a partir desta cidade. O marco inicial, encontra-se no centro histórico, por onde vale a pena um passeio.

Entretanto, apesar das belas paisagens ao longo do caminho, é importante saber que boa parte das etapas são realizadas em meio ao asfalto e grande aclive na segunda etapa.

É na segunda etapa também, que esta variante se encontra com o caminho que sai de Ferrol, Isso ocorre após cerca de 10 quilômetros caminhados, próximo ao povoado de As Travesas. Assim, vou disponibilizar apenas as duas etapas iniciais, já que as demais estão na outra parte do post.

Há ainda os que iniciam o caminho em Ferrol, mas ao chegar em As Travessas, local de encontro das duas opções do Caminho Inglês, tomam um táxi e vão até A Coruña. De lá, fazem as etapas da variante corunhesa, reincorporando-se ao trajeto em As Travessas. Isso aumenta o percurso em 32 km.

1ª Etapa: A Coruña x Sergude

• Distância: 19,7 km
  • Nível de Dificuldade: Média Baixa

2ª Etapa: Sergude x Hospital de Bruma

• Distância: 12,6 km

Benefícios e Contrapontos do Caminho Inglês

Um dos maiores benefícios é que trata-se de um caminho de poucas etapas. Além disso, pode ser considerado de fácil execução. Assim, torna-se uma boa opção para aqueles que dispõem de poucos dias para viajar, mas que possui o sonho de fazer o caminho.

Já os contrapontos, seriam voltados para a estrutura do caminho, bem como aos colecionadores da Compostela. Ou seja, aos que escolhem fazer a rota saindo de A Coruña, o percurso possui apenas 74 km, não dando o direito ao documento que certifica a realização do caminho, que exige 100 km como mínimo. Mas se você não se importa com isso, vá feliz, pois essa rota é muito bonita!

Quanto à questão de estrutura, o que quero dizer é que depois de Betanzos, as opções de hospedagem vão diminuindo, bem como os serviços de café e restaurante ao longo do trecho. Assim, se você pretende fazer esta rota numa época de maior movimentação, é importante planejar com antecedência e já sair com tudo reservado, para não correr o risco de ficar sem vaga nos albergues.

Ah, outro fator desfavorável foi que achamos os preços um pouco mais altos que as outras rotas que fizemos. Talvez pela época que escolhemos, ou talvez porque o início da rota (Ferrol, Pontedeume e Betanzos) se dê em locais de maior turismo. Mas o contraponto está também na beleza, principalmente de Pontedeume e Betanzos.

Caminho

Gostou deste post sobre Caminho Inglês à Santiago de Compostela?

Então não deixe de ler os outros posts que fizemos sobre o caminho de Santiago! Os posts com a temática se encontram nesta página aqui.

E não deixe de comentar sobre o que achou deste post ou de nos contar se tem a intenção de fazer o caminho e qual seria a rota escolhida!

Estaremos esperando seu comentário!

Se quiser saber mais detalhes, criamos vários conteúdos no nosso perfil do Instagram, tudo durante a execução do caminho. Vai lá conferir!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil, também já ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz

Um abraço e até breve!

2 comentários em “O Caminho Inglês à Santiago de Compostela”

1. Realmente é difícil dizer qual escolher. Ambos são diferentes e possuem o seu charme. A vantagem de fazer o Inglês é justamente o fato dele ser menos conhecido, geralmente tendo menos multidões. Já o português passa por dois países e também não tem um nível de dificuldade elevado. A única coisa, é que se fizer o Português, recomendamos fortemente fazer a Variante Espiritual: aumenta só um dia e ainda tem uma experiência incrível de barco.