Plaza Mayor de Madrid

Madrid e seus pequenos segredos

Curiosidades e segredos de Madrid

Quer sair um pouco do tradicional? Neste post vamos falar sobre alguns segredos e curiosidades de Madrid.

Madrid é uma cidade animada e inesquecível. Atrai por ano cerca de 12 milhões de turistas, tornando-se uma das capitais mais visitadas do mundo.

Os visitantes se encantam com os tradicionais pontos turísticos de Madrid. A histórica Plaza Mayor, as fontes de Netuno e Cibele, o maravilhoso Parque del Retiro, o famoso triangulo das artes que consiste nos museus do Prado, Reina Sofia e o moderno Thyssen-Bornemisza.

 Entretanto, existem alguns pequenos segredos que a massa de turistas acaba não visitando. Levantamos algumas surpresas que a capital espanhola pode proporcionar para quem quer fugir do tradicional e conhecer pequenos detalhes que Madrid pode proporcionar.

 

 El Angél Caído

El Ángel Caído - Curiosidades e segredos de Madrid
Estátua do anjo caído no Parque del Retiro

 Madrid é famosa por suas estatuas e monumentos públicos. As mais visitadas são as famosas fontes de Netuno e Cibeles, que ornamentam uma das tradicionais avenidas de Madrid e são ótimas para tirar belas fotos. Outra bem conhecida e a escultura do Urso, um dos símbolos da cidade, também sendo bem disputada pelos turistas.

 Porém existe uma estátua que poucas pessoas conhecem, inclusive os próprios madrilenos. Localizada em um cantinho escondido do Parque del Retiro esta a escultura do “Angél Caído”, uma das poucas obras públicas de arte dedicadas à Lúcifer.

 O anjo mais belo do Senhor, que decidiu rebelar-se contra seu criador é representado em uma estátua de bronze, construída em 1877 pelo escultor Ricardo Bellver. Ela encontra-se no mesmo local desde 1885.

 Muitas lendas circundam este local. Dizem que ela esta localizada a 666 metros do nível do mar e que o local recebe reuniões de bruxas em algumas noites especiais.

 Seja por interesse esotérico, ou simplesmente por pura curiosidade, vale a pena conhecer esta exótica atração.

 

 Um pouco de Egito na Espanha

 Sabia que existe um templo egípcio completo em Madrid? Ele se chama Templo de Debod e está localizado em meio a uma praça na região central da cidade. Em suma, ele foi construído no século IV a.C, a mando do faraó Adijalamani, com objetivo de homenagear e cultuar o Deus Amun. Originalmente, a estrutura se localizava próximo ao Nilo, cerca de 15 km da primeira catarata do rio.

 Mas como ele foi parar no meio da Espanha?

Templo de Debod em Madrid - Curiosidades e segredos de Madrid
Templo de Debod

 Pois, em 1961 o governo espanhol fez parte da cooperação internacional que se formou para salvar o sítio arqueológico de Abu Simbel. O local estava em risco de inundação por causa da construção da represa de Assuã. Assim, como forma de agradecimento, o governo egípcio presenteou a Espanha com o Templo de Debod, que também seria destruído pelas águas da represa. Assim, ele foi transportado pedra por pedra em uma grande operação de engenharia. Por fim foi transferido e instalado na praça atual em 1972.

 Portanto, ver este templo antigo em meio a movimentada capital espanhola é estonteante. À noite, as luzes amareladas dão um ar quase místico ao lugar. Por certo, vale a pena dar um pulo aqui. Este é um passeio diferente e rápido, sendo uma forma de conhecer um pouco sobre a bela arquitetura do Antigo Egito.

 

O descanso de Goya

Em princípio, muitos turistas acabam conhecendo o artista espanhol Francisco Goya ao se depararem com suas famosas pinturas nas galerias do Museu do Prado.

Autorretrato de Goya - Curiosidades e segredos de Madrid
Autorretrato de Goya

 Goya começou sua carreira como pintor da corte espanhola e logo se tornou muito famoso em sua época, retratando reis, nobres, clérigos e a elite de Madrid do final do século XVIII.

 Todavia, em 1792 ele contraiu uma doença misteriosa que o deixou surdo e debilitado fisicamente. Esta situação foi minando sua alegria e a forma de ver a sociedade, que acabou refletindo em sua obra. Suas cores, antes azuis e claras foram dando lugar a tonalidades escuras e pasteis. Por fim, passou a usar mais a imaginação, realizando ferozes críticas a sociedade de sua época.

 Assim, realizar pinturas baseadas na própria imaginação foi uma verdadeira revolução estética. Este período de sua vida é chamado pelos especialistas de arte como a “Fase Escura de Goya”, contribuindo enormemente para os movimentos modernos subsequentes, como o cubismo e o surrealismo.

Ermita de la Florida
Ermita de la Florida

 O artista está enterrado na Ermita de la Florida, igreja que ele mesmo pintou as fachadas entre 1792 e 1798. Desta forma, seu mausoléu é uma verdadeira homenagem a este gênio de seu tempo.

 Mas cuidado! Existem duas igrejas com o mesmo nome, uma ao lado da outra. A original estava tendo suas pinturas danificadas por causa das velas e incensos usados nos cultos. Assim, para proteger os afrescos o governo decidiu construir uma réplica da igreja em 1928. Contudo, a original foi transformada em um panteão para homenagear Goya e a réplica esta reservada para as atividades eclesiásticas.

 

Comente nosso post!

Conhece algum desses segredos de Madrid ou outros pontos curiosos? Comente aqui! Em breve continuaremos este post porque a lista é grande!!

Além disso,  se quiser mais dicas de viagem, acesse aqui. Certamente vamos adorar compartilhar outras dicas e curiosidades com vocês.

Até logo!

2 comentários em “Madrid e seus pequenos segredos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima