Igreja Barroca São Francisco de Paula

As riquezas de Ouro Preto, Minas Gerais

As Riquezas de Ouro Preto, Minas Gerais

O estado de Minas Gerais participou de forma importante na história do Brasil, por conta de suas reservas de minérios, tendo seu esplendor na época colonial. Ainda nos dias de hoje, o estado abriga cidades, envoltas entre seus morros, que estampam essa época em sua arquitetura. Uma das mais famosas é a sua antiga capital, Ouro Preto.

 

+Leia mais sobre o brasil em: A Amazônia Brasileira

 

Um pouco da História 

Casas coloniais de Ouro Preto
Ladeiras de Ouro Preto

 

Ouro Preto foi fundada em 1698 e recebeu este nome em função da forma que se apresentava o ouro garimpado em suas redondezas. A cidade floresceu ao longo dos anos. Desta forma, sua riqueza foi representada em suas edificações, e lançou diversos artistas e artesãos de renome no país. Também fez-se palco das reuniões de discussões dos inconfidentes e foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1890.

Percorrer as suas ruas íngremes de pedra sabão, observando as construções deste museu a céu aberto, aguça a imaginação do turista, que se transporta ao glorioso (ou trágico) passado da cidade. No presente, as antigas casas dão lugar ao comércio local, e, em sua maioria, tentam manter o charme e o clima de tranquilidade que a cidade desperta. A sensação é de que até o tempo deixa de ter pressa.

 

 

Arte e Cultura

 Um outro aspecto interessante, é que a cidade nos permite um contato maior com sua história por meio de seus diversos museus e igrejas, que são verdadeiras obras de arte. Ricamente adornadas em estilo barroco, algumas delas, guardam esculturas pintadas em ouro, sendo as mais famosa, a Igreja de São Francisco, e  a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Porém, se você tiver disposição para caminhar e tempo, sugiro conhecer algumas outras, pois cada uma cativa de alguma forma, com algum detalhe, independente de suas crenças religiosas.

Igreja Barroca Nossa Senhora do Carmo
Igreja Barroca Nossa Senhora do Carmo

 Por esse motivo e outros, a vida cultural aqui é promissora! Além dos museus e igrejas, a cidade contempla o belíssimo teatro A Casa da Ópera, que é o mais antigo da América Latina em funcionamento, tendo sido reaberto no ano de 2007 após restauração.

 Aliás, o município também recebe anualmente o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que traz atrações musicais, teatro, literatura, artesanato e discussões sobre meio ambiente e incentivo à população. Portanto, aqui ocorre o maior Carnaval Estudantil do Brasil, organizado pelos estudantes e residentes das Moradias Estudantis.

 Além disso, ainda é possível admirar, fora da área urbana, um cenário mais ecológico e visitar diversas cachoeiras espalhadas ao redor de Ouro Preto. Ou conhecer as pequenas cidades que ajudaram a escrever sua biografia.

 Um outro aspecto cultural que merece destaque é a culinária mineira. Em suma, é uma culinária de base simples, com jeito caseiro, farta, autêntica, onde quase tudo vem da horta e um tempero marcante. Este é o resultado de uma composição histórica já que  a região abrigou diferentes etnias e costumes.

 Já foi a Ouro Preto, Minas Gerais? Conte-nos um pouco sobre sua experiência!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima