Anavilhanas

A Amazônia Brasileira

A Amazônia Brasileira

A Amazônia brasileira é um dos biomas mais importantes do mundo. E cerca de 60% de seu total está no Brasil, onde ocupa quase a metade do território. A ela, pertence uma riqueza ecológica, cultural e gastronômica, inestimáveis. Conhecemos um pouquinho e vamos contar a vocês como foi a experiência destes dias tão especiais em contato com a natureza.

Com seu clima tropical úmido, esta região possui apenas duas estações climáticas: a estação chuvosa e a seca. Desta forma, cada estação climática promove uma paisagem diferente, e portanto, algumas opções turísticas vão depender das condições do clima. Então, fiquem atentos ao planejar a viagem, verificando se aquilo que desejam ver, estará disponível na data escolhida.

Nossa viagem aconteceu no final do mês de outubro,  na estação de seca, onde pudemos desfrutar de algumas praias de água doce, no interior do Amazonas, mas não pudemos presenciar a exuberância das Vitória-Régias. 

Com a agenda um pouco apertada, decidimos focar em apenas dois pontos para explorar e conhecer: o Velho Airão e Manaus. 

 

As estradas

 

Estrada no Amazonas
Rodovia AM-352.

 

Pousamos em Manaus e seguimos de carro para Novo Airão, que fica a quase 200 Km de distância. A estrada é simples, com limite de velocidade reduzida. As condições da estrada variam entre muito ruim, em obras, e bom estado. Sugerimos fazer a viagem durante o dia e com calma, pois além das questões viárias, pode-se desfrutar de uma paisagem maravilhosa, além de já ir observando um pouco da cultura amazonense.

Ao longo da estrada, existem alguns restaurantes de comida bem caseira e bem típicas da região. Muitos deles, vão oferecer bela mesa na beira de um rio, represa ou balneário, com um cardápio de sucos naturais de frutas nada exótica para eles, mas raríssimas no resto do Brasil, e uma variedade de peixes. 

Como não sabíamos ao certo as condições da estrada, e já havíamos pesquisado sobre estes restaurantes ao longo da estrada, resolvemos fazer este percurso com bastante tempo. Reservamos o dia todo, para que pudéssemos desfrutar desse cenário tão promissor. E valeu a pena, pois foi nos conectando aos poucos com o lugar, os sabores e as descobertas. O trajeto durou em torno de quatro horas, e paramos mais umas duas horas e meia no restaurante para comer. 

 

A Região de Anavilhanas na Amazônia Brasileira

 

Praias de água doce em Anavilhanas
Praia de água doce na estação de estiagem em Anavilhanas.

 

Nas Anavilhanas, escolhemos ficar em Novo Airão. Lá, existem diversas opções de hospedagem, de vários preços. Na cidade, os hotéis e pousadas são mais simples, mas também mais baratas. Já os lodges, que ficam em meio à floresta, costumam ser mais luxuosos, mas também mais caros. Todos os hotéis que pesquisamos, ofereciam opções de passeio, que normalmente incluem passeio de barco pelos Parques de Anavilhanas e do Jaú, visita ao Velho Airão e passeio pela floresta amazônica. Existem pacotes de um dia ou mais, e a escolha, vai depender da experiência que cada um quer ter, e de quanto pode pagar.

Já aviso que, mesmo os pacotes de passeio de um dia, não são baratos. É necessário reservar com antecedência, e nem todos os lugares aceitam cartão de crédito ou parcelam. Portanto, este é um daqueles passeios que tem que ser planejado com antecedência. 

 

Manaus

 

Ponte Manaus
Ponte Rio Negro em Manaus

 

Ficamos apenas dois dias em Novo Airão e retornamos para Manaus, mas já com as energias renovadas! O que essa imersão na natureza proporciona é realmente incrível!

Em Manaus, tem tanta coisa pra fazer, que tivemos que ser bastante criteriosos ao escolher. Ainda assim, não contávamos que a adaptação às altas temperaturas fosse ser tão difícil. 

Normalmente, quando viajamos, tentamos aproveitar ao máximo o dia, dormindo tarde e acordando bem cedo. Mas lá, notamos que fazíamos tudo com maior lentidão. Assim,  planejar muita coisa pra fazer a pé, pode não ser muito viável. Observar seu corpo e sua disposição pode ser muito importante em zonas de clima diferente das que está acostumado.

As ofertas culturais e gastronômicas de Manaus são abundantes e devem ser exploradas! Mas além dos passeios pela cidade, é possível contratar os serviços de empresas de turismo, que oferecem passeios no entorno da cidade, que levam, por exemplo, ao famoso ponto turístico do encontro das águas. As empresas são variadas, sendo possível buscar por aquela que ofereça algo que caiba no seu perfil.

 

Comunidade indígena
Comunidade indígena ribeirinha.

Em um próximo post, falaremos com mais detalhes sobre os passeios que fizemos, tanto em Manaus, como pelo Velho Airão, e também de outras opções para conhecer estes lugares tão espetaculares.

O Brasil é imenso e lindo! Vale a pena conhecer cada cantinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima