Bagagem

Dicas para fazer as malas e ter uma ótima viagem!

Dicas para fazer as malas e ter uma ótima viagem! 

Acredito que a maioria das pessoas já viajou e levou na mala um monte de coisas desnecessárias, se arrependeu, mas acabou repetindo a experiência. Então, aqui vão algumas sugestões que visam minimizar as chances dessa situação:

Miniatura de perua amarela, com malas no bagageiro em seu topo.

 

Reúna Informações!

 Fazer um levantamento sobre o clima do local, te ajuda a decidir que tipo de roupas deve levar em maior ou menor quantidade, se precisa ou não levar capa de chuvas, chapéu, entre outros acessórios.

 Ter uma ideia da programação também ajuda não carregar em excesso roupas e calçados que serão pouco utilizados. Uma caminhada mais longa, exige um calçado confortável (principalmente se for em uma cidade antiga, com ruas de pedras, por exemplo). Se precisa levar pouca bagagem, sugiro levar roupas coringa, que servem tanto para um jantar num restaurante mais sofisticado, como para visitar um museu.

 

Faça uma lista

 Uma lista com as coisas essenciais ou necessárias para um período confortável fora de casa é um recurso que auxilia tanto na prevenção de se esquecer algo que é de suma importância, quanto de se levar um monte de coisas sem proveito algum. Esse com certeza é um dos itens principais das dicas para fazer as malas!

Os cuidados com as roupas

 Se o local de hospedagem oferece lavanderia, considere essa possibilidade, ao invés de levar duas ou três trocas de roupas para cada dia de viagem. É legal também, selecionar peças que combinem entre si, para que você possa fazer diversas combinações. Isso evita o excesso de roupas que seriam usadas apenas uma vez ou com outra muito específica.

 Uma coisa que facilita muito, é escolher tecidos que amassam pouco, assim, você não ficará frustrado de ter levado uma roupa que queria muito usar, mas que não pode por estar muito amassada.

 Outra dica é dobrar as roupas mais pesadas e colocá-las por baixo (e contar com a sorte de que a manejem com cuidado nas viagens de ônibus e avião)

 

Necessaire

Nécessaire de estampa florida. Elas facilitam muito a organização das malas! Utilize principalmente para coisas pequenas que ficam difíceis de achar quando caem no meio das roupas. Se você for desajeitado/a ou desorganizado/a, elas são ferramentas valiosíssimas! Utilize cores e tamanhos diferentes para facilitar lembrar o que contém em cada uma, e aloque dentro delas, coisas de uma mesma categoria, como uma para maquiagem, uma para roupas íntimas, outra para produtos de higiene, etc. Só é necessário manter o cuidado para não espalhá-las pelo quarto, dando a chance para que fiquem esquecidas.

 Cuidado com coisas líquidas! Acidentes podem ocorrer e, por algum motivo, vazarem sobre seus pertences.

 Além disso, para viagens de avião, é importante consultar as condições para o transporte de bagagens que contenha líquido, ou quais tipos são proibidos ou permitidos. Para malas de mão, por exemplo, existem diversas regras para produtos que se apresentam na forma líquida. Provavelmente você terá que se desfazer delas ao passar pelo controle alfandegário.

 

Viagens de avião

 Não se esqueça de que cada companhia aérea tem uma política em relação ao transporte das bagagens, como peso, medidas e quantidade permitida por pessoa. Assim, para evitar surpresas indesejadas, como sobretaxas,  verifique o que a sua empresa de viagens diz sobre o assunto.

 

O retorno

A mala de final de viagem, geralmente é a mais difícil de se fazer, seja porque está acabando, seja porque você comprou um montão de coisas e não sabe se vai caber.

Arrumando as malas com itens de viagem,.

 Às vezes vale a pena se antecipar e já pensar na possibilidade de compras, pensando se vai necessitar de mala extra ou se é melhor levar uma mala com poucas coisas. Se nenhuma das opções for viável, leve em consideração em seu orçamento, a possibilidade de pagar uma sobretaxa.

 Para as coisas frágeis, peça para o vendedor, a gentileza de embalar bem os produtos. Se preferir, leve ou compre plástico bolha. As roupas sujas também servem para proteger objetos sensíveis. Além disso, tente encaixar as coisas com uma certa ordem, para que elas não fiquem se chocando com os solavancos. É como jogar Tetris! Colocar os calçados nas laterais também ajuda a absorver o impacto. (Lembre-se sempre de como às bagagens são tratadas nos aeroportos e rodoviárias!)

 Temos outro post com dicas complementares e atuais. Clique aqui, se quiser saber mais.

 O que achou das nossas dicas para fazer as malas? Se tiver alguma dica que queira compartilhar, comente aqui! Ajude-nos a enriquecer as informações aos amantes de viagem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima