malas empilhadas

O que levar na mala?

O que levar na mala?

 

Pretende viajar e esta preocupado com as novas restrições de peso das companhias aéreas? Podemos te ajudar a escolher o que colocar na mala para não ocupar espaço com coisas inúteis.

Quem não quer estar bonito nas fotos de viagem? Mas isso não quer dizer que você precisa levar tudo o que tiver no seu guarda-roupas, para ter opções.

Como já dissemos neste post sobre planejamento de viagem, alguma pesquisa sobre o destino é essencial, principalmente para não errar na hora de fazer a mala. Isso porque saber sobre os aspectos culturais, clima e passeios do destino, pode te ajudar a escolher o que vai para a mala.

Vou dividir a composição da bagagem em seis categorias: Roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, perfumaria e medicamentos.

Vestimentas

O Vestuário

A escolha das roupas deve passar pelos crivos: aspectos culturais (pode não ser recomendado o uso de bermudas ou uso de alças em alguns lugares, ou ser respeitoso entrar em pontos turísticos religiosos com um lenço na cabeça, por exemplo), sazonal (estação no período da viagem) e tipos de passeio. 

Se a viagem for longa, você puder optar por lavar as roupas ao longo da viagem, ficando mais tranquilo com o volume de roupas. Ainda assim, o ideal é escolher roupas de fácil composição (aquelas que combinam com tudo!), que não amassam muito e com tecidos leves, de fácil secagem, caso queira lavar. Só leve aquela roupa chiquérrima se realmente for a um lugar assim! 

Para aqueles que aproveitam as viagens para experimentar tudo o que a gastronomia local oferece, a dica é tomar cuidado com as roupas muito justas. Elas podem ficar, digamos, inviáveis ao longo da viagem… 

Os roteiros de inverno geralmente são os mais difíceis para quem vem de um país tropical como o Brasil, não é?! Porém, mais uma vez: menos é mais! Não adianta lotar a mala de casacos! Eles ocupam bastante espaço. Escolha dois casacos mais pesados e utilize roupas quentes por baixo. Vale investir nas segundas pele! Pense que, se vai ficar em lugares fechados, como museus, cafés e restaurantes, o ambiente estará aquecido! Se for passar mais tempo na rua, ou se for fazer trilhas, deverá pensar em roupas adequadas para as ocasiões.

Sapatos

Os Calçados

Quanto à escolha dos calçados, deve-se priorizar o conforto. Um sapato inadequado pode te fazer ter que voltar para o hotel mais cedo! Calçados ocupam espaço na mala, além de pesar, então para não ter que levar diversos pares, escolha dois ou três pares neutros, que combinam com tudo e que possam ser usados em quaisquer ocasiões. 

Se estiver viajando na primavera ou no verão, um tênis leve e uma sandália deve servir para compor qualquer look. No outono e no inverno, a escolha do tênis continua perfeita! Atente-se para estações chuvosas, e considere os calçados impermeáveis, para não acabar com os pés cheios de bolhas ou até mesmo sem ter o que usar por estarem molhados. 

Quando for ficar fora o dia todo, pense em algo que vá promover o conforto por todo o período, principalmente se for caminhar por longas distâncias. Cuidado com os calçados novos! Lembre-se de que às vezes os pés e tornozelos podem inchar um pouco.

brincos

Os Acessórios

Os acessórios, como óculos (de sol e/ou grau), bijuterias, chapéus, etc são bem vindos, desde que não em excesso. Um óculos de sol é o suficiente! As bijuterias também podem ser selecionadas e reduzidas a duas ou três peças que combinem com qualquer look. Já os chapéus e bonés, pense na real necessidade deles na mala, até porque, aquele seu chapéu lindíssimo pode chegar ao destino completamente disforme. 

Maquina Fotografica

Os Dispositivos Eletrônicos

Em relação aos acessórios eletrônicos, mais uma vez é necessário analisar o motivo da viagem. Se você está indo para descansar e não para trabalhar ou estudar, nada de levar notebook ou tablet na mochila. Resolva tudo o que tem que resolver antes da viagem e salve o que poderá precisar no e-mail ou na nuvem, para que possa ser acessado pelo celular mesmo. Lembre-se de baixar os documentos para o modo offline, uma vez que nem sempre é possível ter acesso a internet.

A menos que você seja um profissional na área da fotografia, tenha muito cuidado na escolha dos acessórios da câmera fotográfica. Verifique a real importância e possibilidade de uso de cada item selecionado.

Caso tenha que levar equipamentos caros, talvez seja interessante considerar a opção de fazer um seguro para dispositivos eletrônicos. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, com opções de proteção contra roubo, avarias, acidentes e danos. Pode-se incluir diversos tipos de equipamentos, como celulares, notebooks, câmeras fotográficas, lentes e muitas outros itens que queira proteger.

Perfume

Os Medicamentos e Perfumaria

Os produtos de higiene a serem levados são muito pessoais e variam muito de pessoa para pessoa. Eu recomendo levar de casa apenas para os dois primeiros dias de viagem, pois às vezes ir às compras não é uma prioridade, ou então se aquele produto for imprescindível, como no caso de um tratamento ou propensão a alergias. Caso contrário, sugiro descobrir os produtos regionais! 

Para os medicamentos, é quase a mesma coisa. Se está fazendo um tratamento, leve medicamentos suficientes para a duração da viagem. E não se esqueça da receita, que pode ser exigida no embarque!  

É interessante fazer uma bolsinha com alguns medicamentos básicos para enjoo, dores de cabeça, anti-alérgico, essas coisas do dia a dia. Para qualquer problema mais sério que possa vir a ter, não hesite ir ao médico, mesmo que não fale a língua do lugar! Nem preciso falar da importância do seguro viagem, né?!

Avião de papel

No Avião

Gostaria de fazer ainda, um adendo sobre a bolsa de mão, principalmente se for fazer uma viagem longa de avião. Sempre levo um lenço umedecido para higienização rápida, caso não haja a opção de um banho por um tempo alongado. Nunca deixo de colocar desodorante, escova de dentes e creme dental (lembrando que para embarque não é permitido o tubo grande). Durante o voo, a pele e os tecidos mucosos ficam muito secos, por conta da pressurização do avião. Então vale ter à mão protetor labial, hidratante para as mãos e rosto (pode ser um óleo também), colírio hidratante (consulte seu oftalmologista e ele indicará algumas marcas que podem ser utilizadas sem prejuízo) e soro fisiológico para lavar as vias aéreas diversas vezes. Ajuda muito a aliviar o efeito do ar seco do avião.

Lupa de detetive

Uma questão de Análise

Espero poder ter ajudado com essas dicas. Organizar uma mala é algo muito pessoal e varia muito para cada um, mas é essencial tentar unir o seu próprio estilo com um pouco de análise sobre a realidade da viagem a ser feita. Existem aplicativos muito interessantes que ajudam a fazer lista de itens para não esquecer nada importante. Um bom exemplo é o PackPoint, que calcula o número dos itens de acordo com a quantidade de dias, o tipo de viagem e o clima da região.

E você? Como costuma organizar a sua mala? Comente aqui para enriquecer esse assunto tão importante para qualquer tipo de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima