Bosques da Francônia

As Belezas da Francônia, na Alemanha

As Belezas da Francônia, na Alemanha

 Agora vamos fazer um tour por uma pequena região da Francônia, no sudoeste da Alemanha. Situado  entre os Rios Main e Aisch, o Steigerwald Natural Park se estende por cerca de 128 mil hectares, de características verdejantes, com seus encantadores bosques, riachos, vinhedos e pequenas vilas históricas. Este belo e romântico cenário é considerado como um dos mais representativos da Francônia.

 Este pode muito bem ser o trecho inicial de uma viagem, para poder se desligar das coisas que trazem ansiedade. Espere por passeios de contemplação à natureza, ou por entre as diversas cidades e vilas que existem dentro do parque. São lugares aconchegantes, com um povo acolhedor, que te faz sentir em um conto de fadas, e que são testemunhas da história e portanto, com muitas características culturais. Listamos algumas das mais interessantes ou recomendadas, portanto, calce um bom tênis e vá sem pressa as que mais te interessam. Ah, em alguns casos, é possível até, ir a pé de uma para outra.

 

Dettelbach

 Os primeiros relatos desta vila em um documento histórico, são do ano de 741. Na época, estava sob o poder de diversos senhores, até fazer parte do bispado de Wurzburg em 1484. Foi justamente esta época o seu período de maior esplendor, que ficou gravado na cidade, por meio das 52 torres, fossos e fortificações medievais espalhadas pela cidade.

 Basta uma caminhada pelos entornos da cidade para se deparar com estas admiráveis construções. 

 A arquitetura das torres vai se diferenciando de acordo com a época e o estilo de sua construção. Hoje, a maioria delas acabou sendo incorporadas nas residências, sendo preservadas e adornadas com flores, cortinas de renda ou pintadas com cores suaves,  que acaba revigorando seu charme. 

Colagem Franconia Alemanha
Torres Medievais Dettelbach

Ebrach

Torre de observação natural - Ebrach Alemanha
Torre de observação natural – Ebrach

Neste pequeno vilarejo,  em 1127 se estabeleceu o primeiro mosteiro da ordem cisterciense na Alemanha. Esta ordem se manteve influente até 1808. Ainda é possível contemplar a exuberância das  gigantescas construções arquitetônicas e seus jardins, sendo este, o ponto alto da vila.

Contudo, a apenas 3 km da vila, encontra-se o Baumwipfelpfad, uma surpreendente torre circular construída em meio ao bosque. A estrutura faz parte de uma pequena  trilha de cerca de 1 km, e foi construída com o objetivo de ensinar aos turistas sobre o ecossistema da região.

 A subida traz, em cada estágio, uma vista diferente das árvores, até que, ao alcançar o topo, você esteja acima das árvores, onde certamente irá contemplar uma extraordinária paisagem. 

 O silêncio é estimulado, para que se possa observar os pássaros da região, uma vez que você caminha por entre as copas das árvores.

 Para informações sobre o custo e horários, deixarei disponível o link do parque:

http://www.baumwipfelpfad-ebrach.de/

 

Prichesenstadt

 

Fonte e torre de Prichesenstadt
Fonte e torre de Prichesenstadt

Esta vila, que é quase uma ilustração da palavra tranquilidade, certamente vai te encantar. A cidade tem cerca de 3 mil habitantes, e está repleta de belas construções que datam do século XII. É famosa pelo vinho local, feito com uvas brancas de característica única, plantadas na região. 

 Portanto, aproveite para observar sem pressa as construções medievais da cidadela, ou caminhar pelos vinhedos e campos que rodeiam Prichsenstadt, por onde  você pode percorrer as trilhas entre os vilarejos da cidade . São percursos bem sinalizados que devem ter ao máximo 7 km.

Como opção turística, ainda há um diferente passeio noturno. Quem oferta a excursão é um antigo acendedor de lampiões da cidade, que promete ainda, contar muitas histórias ou lendas da cidade, mas apenas em alemão, o que acabou nos fazendo desistir do tour.

Entre os meses de maio e junho, ocorre o Festival das Rosas de Prichsenstadt, que exibe exuberantes jardins em flor no Rosengarten, que fica no distrito de Kirch Schönbach.  Mas se viajar fora da data do evento, não se preocupe! Isso porque o rosedal abre para visitas, que inclui a venda de mudas de suas mais variadas espécies de rosas.

O Rosedal de Kirch Schönbach Alemanha
O Rosedal de Kirch Schönbach

 

Volkach

Esta foi uma das vilas que não conseguimos de ir. Mas as leituras de pesquisas apontaram que é mais um ponto interessante do percurso. Vou compartilhar as informações que colhi e, caso alguém já tenha ido, ou tiver interesse, poderá nos ajudar a complementar as informações ou até descartar esta parte do roteiro. 

Sobretudo, Volkach tem uma riquíssima história, na qual a região vem sendo habitada desde tempos pré-históricos, passando mais tarde a ser ocupada por celtas e depois, por francos. Durante a Idade Média, tornou-se um importante centro de comércio, disputado pelos senhores feudais da região. Atualmente tem sua economia voltada ao turismo e à viticultura. Aqui se realiza o festival de vinho mais tradicional da região.

Assim, é possível fazer passeios guiados pelos vinhedos, basta se informar no centro de informações local, e verificar as possibilidades de reserva.  

Ademais, lemos que vale a pena também, fazer os passeios fluviais pelo  rio Main. Algumas empresas em Volkachoferecem tais passeios. Os preços devem variar de acordo com a embarcação a ser alugada.  

 A cidade também é famosa pelos seus espargos. Diversos restaurantes oferecem pratos com essa delícia.

 Até logo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima