cultura em são paulo

7 Atividades Culturais para se fazer em São Paulo

7 Atividades Culturais para se fazer em São Paulo

São Paulo é uma cidade dinâmica e intrigante. Possui uma ampla variedade de atrações interessantes e um cenário cultural sempre em transformação. Com diversos teatros, museus, centros culturais e eventos, a cidade sempre vai ter algo para se fazer ou apreciar.

Desde o século XIX, a cidade de São Paulo foi o destino de intensas ondas migratórias, oriundas de diversas partes do país e do mundo. Isso fez surgir um cenário cultural efervescente, com a mistura de tradições e costumes, tornando a capital paulista um verdadeiro centro para a cultural da América Latina.

Por esse motivo, São Paulo sempre esteve na vanguarda de movimentos artísticos e culturais que transformaram o país. Exemplos foram A Semana da Arte Moderna de 1922, a Tropicalia em 1967 e a criação da Bienal do Livro, celebrada até os dias de hoje.

Todos estes motivos fazem da cidade um verdadeiro atrativo para os amantes das artes. Nesse texto vamos falar sobre 7 atividades culturais que valem a pena conhecer em São Paulo:

Cultura em São Paulo
Arte pelas ruas de São Paulo.

 

MASP

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Horários: Terça a Domingo, das 10:00 as 18:00 (Terça-Feira gratuita)

Fundado por Assis Chateaubriand em 1947, o Museu de Artes de São Paulo foi o primeiro museu moderno do Brasil. Hoje a instituição abriga mais de 10 mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias e objetos em geral.

No museu estão representadas obras de artistas internacionais como Van Gogh, Renoir, Picasso, Monet e Rafael. Também é uma ótima forma de valorizar a nossa cultura, ao se poder apreciar as maravilhosas obras de Cavalcanti, Candido Portinari e Anita Malfatti.

A própria arquitetura do museu é uma atração por si só. Localizado em uma incrível estrutura de aço e vidro, o prédio foi projetado em 1968 por Lina Bo Bardi, e logo tornou-se um marco para a arquitetura do século XX. O famoso “saguão do MASP” é o ponto de encontro dos paulistanos, artistas de ruas e de manifestações políticas. Todos os domingos ocorre ali uma das maiores feiras de antiguidade do Brasil, uma oportunidade única de encontrar verdadeiros tesouros históricos.

 

Pinacoteca

Endereço: Praça da Luz, 2

Horários: Todos os dias, das 10:00 as 18:00 (sábados gratuitos e quintas das 18:00 as 20:00)

Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de artes mais antigo da cidade. O acervo é vasto, com mais de 11 mil exemplares, com destaque para artistas brasileiros como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, e muitos outros.

Vida Cultural Sao Paulo
A incrível arquitetura da Pinacoteca de São Paulo.

Além do acervo principal, o museu também abriga diversas exposições ao longo do ano, com diversas temáticas como arte circense, música, dança, fotografia e cinema.

O edifício onde se encontra a Pinacoteca é outro marco da arquitetura da cidade. Construído em 1896, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, foi escolhido, em 1905, para abrigar o museu de artes. Em 1990 passou por uma ampla reforma, onde se misturou elementos antigos com estilos modernistas e industriais. Este contraste entre o clássico e o novo, fazem da obra um elemento com efeitos visuais muito interessantes.

 

Beco do Batman

Endereço: Rua Gonçalo Afonso

Horário: sempre aberto.

A Arte não precisa estar presente apenas nos museus, ela também pode (e deve) ser apreciada nas ruas, nos espaços públicos. São Paulo conta com diversos espaços urbanos que receberam fama internacional justamente por criar manifestações artísticas em lugares abertos. Entre eles está o já consagrado Beco do Batman, localizado na Vila Madalena.

Tudo começou a três décadas atrás, quando surgiu uma representação do famoso super-herói da DC em um dos muros da região. Desde então, diversas obras de artistas anônimos, consagrados e iniciantes começaram a aparecer pelos arredores da Rua Gonçalo Afonso.

Atividades culturais em São Paulo

Foi justamente a espontaneidade que fez do Beco do Batman um exemplo internacional do uso do espaço público para a criação de arte. Passear pelas vielas, apreciar as obras de diversos grafiteiros e mergulhar no clima boêmio da Vila Madalena faz deste lugar uma experiência inigualável em São Paulo.

Cultura em São Paulo
O Batman, elemento presente em várias obras do Beco.

 

Casa das Rosas

Endereço: Avenida Paulista, 37

Horário: Os horários podem variar, mas o jardim funciona das 07:00 as 22:00.

Quem caminha hoje em dia pela movimentada Avenida Paulista, com todos aqueles gigantescos edifícios de concreto e vidro, pode ter dificuldade em imaginar que aquela região era uma tranquila rua, ocupada por amplas mansões, habitadas pela elite econômica da cidade.

São Paulo
A vista cheia de prédios da Avenida Paulista.

A Casa das Rosas é um dos poucos desses antigos casarões que sobreviveram a transformação das ultimas décadas. Construída em 1935, por pouco não foi derrubada, como muitas casas vizinhas, nos anos 80. Graças a um movimento de preservação do patrimônio histórico, um dos primeiros na cidade, o edifício foi preservado e transformado em centro cultural em 1991.

Casa das Rosas
Fachada da Casa das Rosas.

Hoje, além de podermos entrar e conhecer como eram essas magníficas casas, o espaço oferece um vasto repertório anual de exposições e eventos.  Também possui um delicioso café, com vistas para um jardim que se torna um oásis na paisagem de concreto paulistana.

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Avenida Europa, 158

Horários: Terça a Domingo, das 11:00 as 19:00

O Museu da Imagem e do Som é considerado um dos maiores museus dedicado às artes audiovisuais do mundo. São mais de 200 mil itens, como fotografias, vídeos, cartazes, equipamentos e registros sonoros.

O centro consta com um espaço de exposição permanente, locais para o estudo e conservação do seu acervo, além de abrir apresentações temporárias com diversos temas.

Arte e cultura em São Paulo
Exposição sobre Steve Jobs no MIS

O MIS é o lugar certo para os amantes de artes moderna, marketing, jornalismo, criadores de conteúdos e aficionados pela cultura em geral.

 

Auditório Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera

No coração do idílico Parque do Ibirapuera está localizado um auditório concebido por ninguém menos que Oscar Niemeyer. O famoso arquiteto fez o desenho dessa obra em meados dos anos 50, mas foi somente em 2005 que ele foi concluído.

Com espaço para mais de 800 pessoas, o auditório possui aquelas curvas e aberturas tão características das obras de Niemeyer. O imenso saguão que se abre se tornou um famoso local de encontro de moradores e artistas. Também é bastante frequentado por amantes de skate, que se reunem ali para treinar.

Auditorio Ibirapuera
As famosas curvas do Auditório do Ibirapuera.

O Auditório Ibirapuera é um daqueles lugares que tem alma. Perfeito para sentar com calma, após um passeio pelo parque, e observar as manobras dos skatistas ou apreciar alguma banda aproveitando a ótima acústica da obra para treinar.

São paulo e cultura
A vista da cidade do Parque do Ibirapuera.

 

Exposições Culturais

Esta última dica, na verdade, é um apanhado de sugestões. Existe uma grande variedade de exposições independentes em São Paulo. Instituições como o Itaú Cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o(s) SESC sempre surpreendem com exibições temporárias, com os mais diversos temas.

Muitas delas estão localizadas no eixo Avenida Paulista – Centro, o que permite fácil acesso através do metrô ou de ônibus.  Diversas revistas especializadas, como a Ilustrada, da Folha de São Paulo, promovem e divulgam as principais atrações que estão ocorrendo na cidade. A melhor maneira de não perder nenhuma oportunidade quando estiver passeando por esta vibrante cidade.  

 

+Conheça mais destinos no Estado de São Paulo em: O que fazer em Santos?

 

Gostou deste post sobre as Atividades Culturais em São Paulo?

Se você gostou deste posts sobre a efervescente vida cultural de São Paulo, deixe seu comentário. Também compartilhe com seus amigos viajantes, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos. E não deixe de comentar sobre os seus lugares favoritos, faça parte desta comunidade pulsante de viajantes!

Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Já estamos na 3ª semana! Portanto, não deixe de acompanhar até o final!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022

Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima