As melhores editoras de viagem

As Melhores Editoras de Viagem

As Melhores Editoras de Viagem

O planejamento de uma viagem é uma parte fundamental para podermos criar roteiros que vão transformar a jornada em algo inesquecível. Atualmente, existem diversas opções de aplicativos e sites, que permitem descobrir os melhores estabelecimentos turísticos e poder conhecer a opinião de outros viajantes sobre determinados locais.

Entretanto, nós aqui do Viaje Cartesiano não largamos mão do tradicional guia de viagens. Acreditarmos ser uma forma maravilhosa de inspiração para novos destinos ou simplesmente relaxar a mente depois de um longo dia de trabalho, simplesmente sonhando com a próxima viagem.

Por esse motivo, neste texto selecionamos 04 editoras de viagem, conhecidas por serem referências no mercado. Apontaremos vantagens e desvantagens, além de darmos sugestões sobre alguns de seus livros mais interessantes.

 

+Gosta de Livros de Viagem? Conheça o nosso livro sobre A Variante Espiritual do Caminho de Santiago Português

 

Livro Viagem
Nosso livro sobre o Caminho de Santiago.

 

DK Books

A Dorling Kindersley (DK Books) é uma editora especializada em livros ilustrados. Ela possui diversas publicações de livros infantis, técnicos e, claro, de turismo. No Brasil ela possui uma parceria com a PubliFolha, sendo distribuido com esse nome no mercado nacional.

Sou apaixonado pelos livros de viagem da DK, pois eles são bem intuitivos, com cores que separam cada região do local visitado. Essa divisão ajuda muito na hora de localizar um ponto turístico especifico, principalmente se você estiver no meio de uma viagem.

Outra vantagem é que são livros ricamente ilustrados, com mapas, ilustrações, fotografias e infográficos que facilitam muito na hora de planejarmos um roteiro ou para ter uma boa ideia de como é o destino. Além disso, eles possuem sessões inteiras dedicadas a historia, a cultura, a gastronomia e dicas de viagem.

A DK possui várias coleções, dividas por temas. Existe, por exemplo, os Guias Visuais, onde eles focam em países, cidades ou regiões específicas. Esses livros costumam ser mais completos, pois abrangem modalidades variadas de turismo.

Eles também possuem temas mais específicos, como a coleção Melhores Viagens de Carro, onde eles focam em viagens por estradas em diversos países. Outra coleção interessante é a Top 10, onde eles selecionam os dez pontos turísticos mais interessantes de cada região.

As melhores editoras de viagem
Vários países contemplados pela Editora DK.

 

Lonely Planet

Considerada a maior editora de livros de viagem do mundo, a Lonely Planet possui um espaço reservado no coração de muitos viajantes. Totalmente voltada para o mercado do turismo, possui 50 anos de experiência e mais de 150 milhões de livros vendidos.

A grande vantagem da Lonely Planet é a diversidade de publicações que ela dispõe. Quer fazer a Transiberiana? Eles possuem um livro sobre isso. Sempre sonhou em fazer um cruzeiro na Antártida? Eles vão te explicar como. A única desvantagem é que estes destinos mais “diferentões” costumam não ter publicações em português, mas são facilmente encontrados em espanhol ou inglês.

Outra grande vantagem desta editora é uma variedade temática de livros de viagem. Existem livros publicados sobre o Slow Travel, Turismo Sustentável, Fotografia de Viagem, Viagem com Motorhome e muitas outras opções para os mais diversos tipos de viajantes.

Por fim, a única desvantagem é que os seus livros costumam ter menos fotografias e, pelo menos em minha opinião, são um pouco complicados em localizar algum ponto específico. Porém, as ultimas edições incluiram a divisão por cores e a Lonely Planet está lançando coleções específicas para quem gosta de mais fotos.

As melhores editoras de viagem
A incrível variedade de livros da Lonely Planet.

 

Guia Michelin

A Michelin é uma famosa empresa de pneus, que entrou no mercado das publicações de turismo em 1900. Nessa época eles criaram um dos primeiros guias de viagens, onde faziam indicação de onde parar, dormir e comer, facilitando a vida de muitos viajantes.

As publicações da Michelin são famosas em duas categorias: Os Mapas e a Classificação de Restaurantes.

Em primeiro lugar, falaremos sobre os mapas. Mesmo com o advento do GPS, os guias de estradas continuam a acompanhar muitos viajantes. A Michelan publica anualmente os seus guias, sempre com as ultimas atualizações, mostrando vias secundárias desconhecidas até pelo Google Maps.

Por outro lado, o que permite a grande fama dos guias da Michelin são as classificações de restaurantes realizadas todos os anos. Conhecidas como “Estrelas Michelin”, são extremamente disputadas por chefs de diversos restaurante do mundo. Tal reconhecimento deve-se ao fato do guia Michelin possuir uma longa experiência e critérios rígidos estabelecidos. Suas primeiras publicações com estrelas foram feitas em 1926, mantendo o mesmo padrão de inspetores anônimos até os dias de hoje.

As melhores editoras de viagem
Um guia Michelin de 1911 sobre a Inglaterra.

 

Routard

A Routard é uma editora especializada em guias de viagem para mochileiros. Tudo é pensado para esse publico, desde as melhores sugestões de alojamentos mais baratos até o peso dos livros.

Ao mesmo tempo, a Routard é referência quando falamos de trilhas ou ciclismo. São diversos guias, sobre variados destinos, com dicas voltadas para caminhantes e amantes de turismo ao ar livre. Por esse motivo, eles costumam ter ótimas publicações sobre temas como o Caminho de Santiago ou escalada de montanhas.

Entretanto, o maior problema dessa editora é que não existem livros em português. A maior parte das publicações são em francês ou em espanhol (chamados de Trotamundos). Também podem ser encontrados algumas edições em inglês.

As melhores editoras de viagem
Os livros da Routard são boas fontes de inspiração.

 

Gostou deste post com as melhores editoras de Viagem?

Se você gostou destas sugestões sobre guias de viagem, deixe seu comentário. Também compartilhe com seus amigos viajantes, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos. E não deixe de comentar sobre os seus lugares favoritos, faça parte desta comunidade pulsante de viajantes!

Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Já estamos na 4ª semana! Portanto, não deixe de acompanhar até o final!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022

Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima