Césky Krumlov

Český Krumlov

Český Krumlov

Um professor de história um dia me falou que a sua matéria era muito mais fácil de se compreender quando era vista e não apenas lida. Uma caminhada pelas ruas de Český Krumlov deixa muito claro esta lição.

Neste artigo, conheça os encantos de Český Krumlov, suas histórias, formas de conhecer esta vila e uma festa medieval que vale a pena conhecer!

 

Uma cidade com História

 

Cesky Krumlov
Cesky Krumlov

 

Esta pequena e bem preservada cidade medieval é uma das mais visitadas da República Checa. Fundada no século XIII, pertenceu à dinastia Rozmberk (Rosemberg em alemão) de 1302 à 1602 e, por este motivo, é possível avistar por toda a cidade imagens das cinco rosas, símbolo desta família.

A cidade foi construída em volta do Castelo, que por sua vez foi construído em um ponto elevado, cercado pelo rio Moldava. Esta região estratégica, além de protegida, era rota de comércio entre às atuais República Tcheca e Áustria. Esta riqueza permitiu que a cidade tivesse seu esplendor entre os séculos XIV e XVI, refletido em sua arquitetura, possível de se observar em várias construções ao longo da cidade.

Além disso, Český Krumlov teve a sorte de escapar de grandes batalhas, não sofrendo nenhum bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. E a partir de 1960, esta cidade começou a receber atenção maior do governo nacional em busca da sua preservação, até ser totalmente protegida por ter recebido o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

 

O Castelo de Cesky Krumlov

 

Castelo de Cesky Krumlov
Vista panorâmica do castelo de Cesky Krumlov

 

A história de Cesky Krumlov está estritamente relacionada com a construção de seu principal monumento: o Castelo. Construído no séc. XIII, em um local elevado e permeado por um rio, possuía como principal objetivo defender a região de possíveis ataques inimigos.

Além deste aspecto militar, o castelo também possuía a função de residência dos governantes locais, que não deixaram de decorá-lo com os principais elementos artísticos e arquitetônicos de sua época.

Desta forma, ele adquiriu a aparência atual entre os séculos XVI e XVII, quando pertenceu às famílias Rozmberk e Schwarzenberg. Devido a grande riqueza desses governantes, o castelo pode ser decorado em estilo barroco com elementos vindos de toda Europa. 

O Teatro

Exemplo desta riqueza, e com certeza um dos elementos mais interessantes do castelo, é o seu teatro. Construído em 1682, totalmente em estilo Barroco, é considerado um dos mais bem preservados da Europa. Construído todo em madeira, ainda possui todo seu maquinário intacto, além de apresentar uma ótima coleção de figurinos e cenários da época,

Os Complexos do Castelo

O a castelo esteve em constante expansão ao longo de sua história, alcançando incríveis cinco hectares quadrados, distribuídos em um complexo com cinco edificações e um belo jardim. Por esse motivo ele é considerado o segundo maior da República Tcheca, só perdendo para o Castelo de Praga. 

Os entornos do castelo e seu jardim são abertos ao público. Por estar em uma posição elevada, garante belas vistas para a cidade. Entretanto, para as pessoas que desejam conhecer seu interior, só é permitida visitas guiadas.

A Visita

Existem três opções de visitas, com preços e roteiros diferentes, cada um com duração estimada de 01 hora. Aqui vale a pena prestar atenção, pois apenas em dois deles estão incluídas a visita ao teatro. Às opções de línguas das visitas são em checo, inglês e alemão. Para mais informações sobre as visitas, preços e horários, clique aqui para o site oficial do castelo.

 

Namesti Svornosti

 

A Antiga praça do mercado
Namesti Svornosti, a Praça do Mercado

 

Também conhecida como a Praça do Mercado, possui belas e antigas construções. Um dos mais importantes prédios situados neste espaço é o que hoje abriga a prefeitura. Trata-se de duas casas medievais em estilo gótico que em meados do século XVI foram fundidas com a finalidade de sediar a prefeitura. É neste local que ocorre a maior parte das festas e atrações promovidas pela cidade.

 

Latrán

 

Banda tocando tambores
Banda conduzindo o desfile que representa a corte dos Rozmberk, no Festival das Rosas de Cinco Pétalas, entrando pelo Portão Budejovice, no bairro Latrán.

 

O que outrora fora uma vila de mercadores e artesãos que serviam ao castelo e à vila medieval, hoje é um bairro que expõe a bela arquitetura da época. Destacam-se as construções  em estilo gótico e barroco, como o Convento das Clarices e o Portão Budejovice, o único dos portões da antiga cidade que se manteve original.

É nesta região que se concentram os principais restaurantes e hotéis da cidade. 

 

Por Cesky Krumlov

 

Balão e torre do castelo
Balão sobrevoando Cesky Krumlov

 

Passeio de Canoa

Uma forma diferente de se ver a cidade é através do rio que cerca o centro histórico de Cesky Krumlov. Você pode alugar uma canoa para duas pessoas por 30 minutos, por cerca de 390 Cz (75 reais). A empresa Fit Klob oferece pacotes interessantes, para todos os gostos.

 

Bicicleta ou Cavalo

A região de Cesky Krumlov é repleta de monumentos históricos, destilarias de licores, bosques e spas. Tudo fica muito próximo da cidade, podendo ser facilmente conhecida de bicicleta. A empresa de turismo Expedicion, oferecem uma ampla gama de passeios, que vão desde aluguel de bicicletas, passeios de cavalo, pescarias a até rafting.

 

Do ar

Quanto mais caminhamos por Cesky Krumlov, mais desejamos conhecer essa cidade. Uma outra opção para poder aproveitar ainda mais às paisagens incríveis desse local é de balão. A empresa Dokonalý oferece passeios de um hora, por cerca de 3590 Cz (680 reais) por pessoa. 

 

 

Festival Medieval

 

 

Grupo de jovens em trajes medievais
Grupo de jovens em trajes medievais, participando da Festa da Rosa de Cinco Pétalas

Todos ano, em junho, a cidade de Český Krumlov volta para a época renascentista e do domínio dos últimos senhores de Rožmberk, no Festival da Rosa de Cinco Pétalas. Por três dias, as ruas e as praças são tomadas pelos sons de torneios cavalheirescos, feiras de artesanato, banquetes e música medieval. Os festejos incluem um desfile histórico, no qual participam cavalheiros com cavalos e personagens famosas relacionadas com a história remota da cidade. Os torneios entre cavalheiros são bastante populares, lembrando da história. Existem jogos da época para crianças e adultos, teatro, procissão, fogos de artifício e muitas outras atrações.

 

O que achou de Český Krumlov? Já visitou essa cidade maravilhosa ou já tinha ouvido falar dela? Comente suas experiências para criarmos uma comunidade de viajantes compartilhando suas vivências pelo mundo!

Para mais informações sobre a Tchéquia, acesse nossa página sobre este país. Viaje com a gente, viaje Cartesiano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima