Loket

Loket, uma vila medieval encantadora

Loket, uma vila medieval encantadora

Há apenas 140 km de Praga, Loket é uma pequena cidade, cercada por bosques e com uma história fascinante. Desfrute de suas ruelas medievais, conheça seu castelo medieval e se apaixone pela vida no interior da Tchéquia.

 

A História

A cidade de Loket é cercada pelo Rio Ohre e protegida por formações montanhosas. Isso permitiu que ela fosse, ao longo de séculos, um importante marco na defesa da República Tcheca.

A primeira menção à cidade apareceu em inscritos de 1288, mas ela já era habitada desde o século VI pelos eslavos. No século XII foi construído um castelo, onde a cidade de Loket acabou florescendo ao seu entorno.

 

O Apogeu

Os reis tchecos transformaram Loket em um bastião protetivo. A cidade logo se tornou um ponto estratégico, sendo chamada de “A chave para o reino tcheco. A importância defensiva era tão grande, que o rei Přemysl Otakar II deu aos habitantes da cidade, direitos especiais, que permitiu às pessoas da região uma liberdade muito diferente dos demais tchecos que viviam sob as rígidas normas do feudalismo medieval . 

Entretanto, no século XIV, o imperador Sigismund estava preocupado com o poder que a família Luxemburg, dona da cidade, estava acumulando em suas mãos. Assim, decretou uma lei revogando os direitos especiais, causando revolta na população, e dias sombrios tomaram conta deste belo povoado.

 

Tempos Complicados

A rebelião dos aldeões causou destruição em boa parte da cidade e deixou muitos mortos, mas nada comparado ao que estava por vir. A cidade se reconstruiu, porém, em 1645, a “Guerra dos 30 anos” chega em Loket, provocando devastação, e, para acabar com a função protetiva da cidade, o Imperador desmilitarizou o Castelo, permitindo seu uso apenas para cultivo de alimentos.

No século seguinte, a cidade inteira foi destruída por um incêndio. A cidade mais uma vez se reergueu e, no século XIX, o Castelo foi reconstruído com a finalidade de ser uma prisão. Também foi nessa época que a cidade tornou-se famosa pela produção de porcelana.

 

A Modernidade

Durante a ocupação nazista, o Castelo foi usado como campo de prisioneiros de guerra. Após ser desocupada, a cidade voltou a florescer, tornando-se, com o passar dos anos, um importante centro turístico.

Como podemos observar, esta pequena cidade possui uma história rica e totalmente entrelaçada com a história da República Tcheca. Por este motivo, somando-se às belas paisagens da região, que fazem de Locket um passeio que vale a pena ser feito.

Agora que sabemos onde estamos pisando, vamos falar um pouco sobre o que fazer nesta bela aldeia…

 

O Castelo de Loket

 

Vista de baixo do castelo
Castelo de Loket

 

Loket e seu Castelo estão fortemente associados um ao outro, seja em sua história, seja em sua paisagem. Ao se aproximar da cidade, ele é visto de longe. Uma vez dentro do vilarejo, o Castelo torna-se visível em qualquer ponto da cidade.

Conhecer seu interior é um passeio interessante. Seus painéis indicativos são mais voltados para a Idade Média, possuindo uma exposição de materiais da inquisição e de armas utilizadas no período. Infelizmente, os demais momentos de sua história não são tão bem explorados, faltando mais informações.

Uma parte interessante do passeio é a exposição sobre as lendas tchecas, com explicações sobre personagens folclóricos da cultura local. 

Em um dos pátios, temos uma pequena estátua de uma destas figuras, chamada Gottestein. Diz a lenda que quem tocar sua barba e fazer um pedido, terá seu desejo realizado. Más quem tocar em suas costas ou desejar algo maligno, sofrerá uma maldição por um ano.

Vale a pena enfrentar os 184 degraus da escadaria da torre para nos depararmos com uma paisagem maravilhosa de Loket e seus arredores.

O castelo de Loket possui um horário curto de funcionamento, que pode prejudicar aquele que possuem uma agenda mais apertada. Ele funciona das 9:00 às 16:00. Para mais informações sobre preços e a visita em si, segue o site da organização que mantém o castelo.

 

A Praça Central

 

Centro de Loket
Vista panorâmica do centro de Loket

 

Além do castelo, passear pela vila de Loket é uma atividade agradável que pode ser feita em pouco tempo. A parte histórica está centralizada ao redor da Praça Central.

É neste local que estão concentradas os principais restaurantes e opções de hotéis de Loket. Também é um dos poucos locais onde é possível estacionar um carro, então muitas vezes está lotada de veículos. Por isso, se deseja tirar belas fotos da praça, os melhores horários são no início da manhã ou à noite.

No centro da praça está uma enorme coluna construída em 1710 por Jan Karel Stülp em homenagem a Santíssima Trindade. Foi realizada para agradecer aos céus pelo fim de uma peste que quase dizimou a população.

Outros edifícios que embelezam a vista são: a prefeitura, a igreja de São Venceslau e a biblioteca pública, todas construídas em estilo barroco.

 

As Muralhas

 

Passeio em torno das muralhas do castelo de Loket
Passeio ao redor das muralhas do castelo de Loket.

 

Outra forma de se conhecer a cidade é caminhando ao redor de suas muralhas. Todo o trajeto é facilitado por uma trilha de pedestres, que passa por bosques e sempre permeia o rio Ohre.

A trilha possui uma boa estrutura, com bancos e mesas para piquenique. Esta é uma ótima forma de se visualizar a histórica importância defensiva da cidade e aproveitar pra apreciar o clima agradável da região.

 

O que achou de Loket? Se você já conhecia e gostaria de compartilhar sua visão sobre a cidade ou ficou alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários abaixo!

Para mais informações sobre a Tchéquia, clique aqui para acessar mais posts sobre esse país maravilhoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima