Marianske Lazne

Mariánské Lázne

Mariánské Lázne

Neste post apresentamos Mariánské Lázně, uma cidade tcheca conhecida internacionalmente por suas águas termais. Viaje com a gente por suas fontes, alamedas e construções barrocas do século XIX.

 

Uma cidade termal

 

Fonte
Fonte musical

 

Esta bela cidade tcheca é conhecida por ser uma cidade spa, com famosas fontes termais de propriedades medicinais. Está cercada por verdes montanhas, sendo um mosaico de parques e casas nobres. A maioria de seus edifícios vêm da era dourada da cidade na segunda metade do século XIX, quando muitas celebridades e importantes políticos europeus visitavam para apreciar as fontes curativas de dióxido de carbono.

Embora a cidade em si tenha apenas cerca de duzentos anos de idade, a localidade tem sido habitada por muito mais tempo. O primeiro registro escrito remonta a 1273, quando tratava-se apenas de uma pequena aldeia, chamada Úšovice . Por volta do século XII, a região começou a receber colonos alemães. 

As fontes termais aparecem pela primeira vez em um documento datado de 1341, onde foram chamadas de “as fontes Auschowitzer”.

Foi somente através dos esforços do Dr. Josef Nehr que as águas começaram a ser utilizados para fins medicinais. O médico da abadia trabalhou duro para demonstrar as propriedades curativas das fontes desde 1779 até sua morte, em 1820.

Essa descoberta atraiu milhares de visitantes nos anos que se seguiram. 

Após a Segunda Guerra Mundial, a população de etnia alemã da cidade foi violentamente expulsa de acordo com os termos de Potsdam, esvaziando assim a cidade.

Após o golpe de estado comunista em 1948, as visitas de estrangeiros ficaram limitadas. Depois do retorno da democracia em 1989, muitos esforços foram feitos para restaurar a cidade em seu caráter original. 

 

As Alamedas e Jardins

 

Recinto de águas medicinais
Jardins da cidade

 

O paisajismo urbano de Mariánské Lázně ilustra muito bem seu passado glorioso. São largas alamedas arborizadas, com passeios públicos ornamentados com fontes, coretos, estátuas e chafarizes. Por estas ruas já caminharam reis e artistas como Goethe, Chopin, Richard Wagner, o Czar Nicolau II da Rússia e Edward VII da Inglaterra.

Nos meses de calor, às alamedas são tomadas por um movimento constante, animada por músicos e artistas de rua que criam um clima muito especial.

 

A Colunata

 

Colunatas Marianske Lazne
Colunata de Mariánzké Lázne

 

A principal atração da cidade é a Lázenská Kolonada (Colunata), um dos principais exemplos de construção neobarroca que marcam o apogeo de Mariánské Lázně. Construída entre 1888 e 1889, era originalmente a fachada de um SPA, mas foi transformada em adorno paisagístico da praça que liga às principais fontes da cidade: a da Cruz (Křížový) e a Karolina.

A Colunata é uma estrutura de ferro fundido formando um corredor repleto de fontes de águas medicinais. Em seu teto, é possível observar maravilhosas pinturas feitas por Josef Vyleťal e representam  vontade do homem por voar.

Em frente a Colunata existe uma fonte musical, onde ocorrem apresentações de música clássica durante os meses de primavera e verão. Suas águas são programadas para “dança” ao ritmo  das músicas, acompanhadas de efeitos de luzes. 

Para mais informações sobre a Colunata e os horários da fonte musical, só clicar aqui.

 

Spas e Fontes Termais

 

Fonte de água com propriedades medicinais
Fonte de água sulfurosa

 

Existe diversas opções para aproveitar as águas termais e seus poderes curativos. 

Para quem não quer gastar muito dinheiro, existem fontes públicas onde de pode experimentar de forma gratuita os diferentes tipos de águas sulfurosas que brotam na região. Neste link estão catalogados às 40 fontes públicas presentes em Mariánské Lázne.

Já para quem está com um orçamento mais aberto, existe uma grande variedade de hotéis-spas espalhados pela cidade, com preços que variam de acordo com os serviços ofertados e o luxo do lugar. Para uma listagem dos hotéis, clique aqui.

 

Um Spa diferente

 

Tomando cerveja
Um brinde com cerveja tcheca!

 

A República Tcheca é famosa por suas cervejas, porém, por aqui, não é apreciada apenas a sua degustação. 

Localizado próximo à cidade de Mariánské Lázne, a cervejaria Chodovar oferece um spa de cerveja, com banhos de cerveja quente e grãos de lúpulo. A cerveja é de produção própria e 20 minutos de imersão custa cerca de CZ 660.

 

Se interessou pela paradisíaca Mariánské Lázně e suas águas termais? Conheça mais cidades tchecas na nossa página exclusiva sobre esse país encantador! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima