Cesky Krumlov

Conhecendo o interior da Tchéquia

Conhecendo o interior da Tchéquia

 

Quando se fala em Tchéquia (República Tcheca), logo pensamos em Praga. De fato a capital tcheca é uma das cidades mais interessantes para se conhecer na Europa. Porém, o país possui verdadeiras jóias em seu interior.

Portanto, neste texto selecionamos algumas vilas que valem a pena a visita e que possuem um acesso fácil, seja de carro ou de transporte público. Também se destacam por permitir uma maior inserção nas tradições e culturas deste país tão rico em história.

 

Loket (140 km de Praga)

 

Loket
Centro da cidade de Loket

 

É uma pequena vila de 3 mil habitantes, cercada pelo Rio Ohre e protegida por formações montanhosas. Esta localização estratégica permitiu que ela fosse, ao longo de séculos, um importante marco na defesa da República Tcheca. Por sinal, Loket significa “cotovelo” em tcheco, e recebeu este nome justamente por estar na curva do rio.

Suas origens são distantes, sendo habitada desde o século VI pelos eslavos, mas foi somente no século XII que se constituiu como cidade, com a construção do Castelo. Os reis tchecos transformaram Loket em um bastião protetivo, dando aos habitantes da cidade direitos especiais. Fontes medievais chamam a vila de “Chave para o Reino da Tchéquia”, dada sua importância militar.

Assim, o Castelo de Loket está profundamente associado com a história e a paisagem da cidade. Ele é visível à distância, coroando o povoado com um aspecto de Contos de Fadas. Entretanto, uma visita ao seu interior nos revela um passado macabro, estritamente associado à história da República Tcheca. Dentro de seus aposentos, o castelo já serviu desde fortificação militar, habitações de reis e até como campo de prisioneiros na época da ocupação nazista.

Por certo, o ponto alto do passeio pelo castelo é a fenomenal vista, oferecida pela torre de 26 metros de altura. Em dias claros, é possível apreciar toda a beleza da região, cercada por florestas e contornadas por um rio que vai serpenteando pela paisagem. 

No entanto, a vila em si é pequena, perfeita para se conhecer em uma tarde, caminhando sem pressa por suas ruelas medievais. Loket possui todo um charme, justamente por manter as fachadas de seus prédios e um clima que parece ter parado no tempo. 

E é na praça principal que estão localizados os principais hotéis e restaurantes da cidade. Em seu centro está a bela coluna da Santíssima Trindade, construída em 1710 em agradecimento aos santos pelo fim de uma peste que assolou a região. Também é possível encontrar aqui, lojas que vendem um produto que traz fama a vila: a porcelana.

Quer saber mais detalhes desta vila medieval encantadora? Veja este post sobre Loket!

 

Mariánské Lázně (171 km de Praga)

 

Colunatas Marianske Lazne
Colunatas de Mariánzké Lázne

 

A região da Boêmia, ao oeste da República Tcheca, foi uma região historicamente disputada por suas riquezas naturais. Um dos seus principais recursos eram as águas sulfurosas, com propriedades curativas e conhecidas desde a Idade Média. Por este motivo, a região se tornou um importante balneário de SPAs no século XIX, recebendo reis, nobres e a burguesia endinheirada de toda a Europa.

O maior exemplo deste esplendor é a cidade de Mariánské Lázně. Possui diversos balneários com construções em estilos neoclássico. A maioria deles oferece hospedagem, alimentação e acesso às piscinas de águas termais. 

O paisagismo urbano de Mariánské Lázně ilustra muito bem seu passado glorioso. São largas alamedas arborizadas, com passeios públicos ornamentados com fontes, coretos, estátuas e chafarizes. Por estas ruas já caminharam reis e artistas como Goethe, Chopin, Richard Wagner, o Czar Nicolau II da Rússia e Edward VII da Inglaterra.

Um dos principais exemplos destas construções é a Colunata. Construída entre 1888 e 1889, era originalmente a fachada de um SPA, mas foi transformada em adorno paisagístico da praça que liga às principais fontes da cidade: a da Cruz (Křížový) e a Karolina.

Quer ver mais detalhes desta cidade luxuosa? Aqui, temos um post inteirinho dedicada a ela!

 

Český Krumlov (171 km de Praga)

 

Césky Krumlov
Cesky Krumlov

 

Se você é apaixonado ou simplesmente curioso pela Idade Média, não deixe de conhecer esta pequena cidade, situada em uma curva do Rio Moldava (Vltava). Ela possui um castelo na beira de um penhasco muito bem preservado, vielas estreitas de pedra, museus e até mesmo uma feira temática sobre o período medieval.

A cidade foi crescendo em torno do castelo, construído em 1240, aproveitando a posição estratégica de um morro, cercado pelo rio. No século XIV, a cidade floresceu, sob os cuidados da família Rosemberg, que governava a região. Foram eles que garantiram o desenvolvimento econômico, arquitetônico, cultural e social da cidade, muito ajudadas pelas conexões fortíssimas com a nobreza da vizinha Áustria e pelas rotas comerciais das quais Český Krumlov fazia parte.

Por certo, esta riqueza e esplendor está fortemente representada na arquitetura da cidade e no tamanho de seus monumentos. O castelo de Český Krumlov, por exemplo, é o segundo maior da República Tcheca, só perdendo em tamanho para o de Praga. O seu interior está muito bem preservado, sendo uma ótima maneira de entender a vida da nobreza na Idade Média.

Contudo, a melhor maneira de aproveitar Český Krumlov e descobrir todos seus encantos é caminhando por suas antigas ruas. Um bom ponto de partida é a ponte medieval, com uma altura de cinco andares, que ligava o antigo bairro de mercadores com o centro antigo. À noite, a ponte fica toda iluminada. Vale lembrar que não é permitida a entrada de veículos na cidade velha.

Ademais, em meados de Junho, a cidade de Český Krumlov volta para a época renascentista e do domínio dos últimos senhores de Rosemberg. Por três dias, as ruas e as praças são tomadas pelos sons de torneios cavalheirescos, feiras de artesanato, banquetes e música medieval.

Estes festejos ainda incluem um desfile histórico, no qual participam cavalheiros com cavalos e personagens famosas relacionadas com a história remota da cidade. Os torneios entre cavalheiros são bastante populares, lembrando da história. Existem jogos da época para crianças e adultos, teatro, procissão de tochas, fogos de artifício e muitas outras atrações.

E se estiver curioso para mais detalhes e curiosidades sobre Český Krumlov, temos um post que se aprofunda um pouco mais sobre essa encantadora cidade tcheca! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima