Capa da Alsácia

Alsácia: Explorando a França

Alsácia: Explorando a França

 

A Alsácia é uma pequena e charmosa região da França, que atrai muitos turistas todos os anos. Isso, sem dúvida, deve-se à variedade de locais disponíveis para visitação, que vai desde centros urbanos de características medievais, à seus bosques, vinhedos e colinas. Seus cenários são tão encantadores, que facilmente faz com que os visitantes se projetem em algum conto de fadas.

Seu território estende-se pelo nordeste do país, entre as planícies do rio Reno e as cadeias montanhosas de Vosges, e faz fronteira com a Alemanha e a Suíça.

A região, antes habitada por povos nômades, se estabeleceu com as invasões romanas, tendo sido destinada à vinicultura. Assim, foram mais de dois mil anos de histórias de conquistas e poder, em que esta região passou pelo domínio de diferentes povos e culturas. Em alguns momentos  foi definida pela prosperidade, e em outros, pela derrocada.
Contudo, as características deste território ficaram bastante marcadas pelas disputas entre a França e Alemanha.  Com isso, ficou conhecida como uma região de transição entre os dois países.

Inclusive, a região possui dois dialetos alemães: o alsaciano e o frâncico. Recentemente, algumas escolas até adotaram um regime bilingue. Ademais, essa questão linguistica pode ser observada nas ruas com frequência, tanto em nomes de cidades, como de espaços históricos e do comércio local.

Outra semelhança com a Alemanha, são os mercados de natal que ocorrem ao longo do mês de dezembro, em pleno inverno. Entretanto, apesar das influências modernas, mantém a estrutura dos mercados alemães, com suas luzes, bem como os tradicionais bolos de gengibre.

 

Natureza

 

Bosques
Os bosques da Alsácia

 

Um dos motivos para esta região, ao longo da história, ter tido seu domínio tão disputado, são seus recursos naturais. A Alsácia possui bosques frondosos, rios importantes e uma cadeia montanhosa que trazia uma posição defensiva estratégica  e importante. Além disso, a terra é fértil e rica em depósitos minerais.

Também, passear pelos bosques da região é um prazer a parte. É possível encontrar diversas trilhas bem sinalizadas, com ótimas estruturas para se fazer um piquenique ou simplesmente apreciar paisagens cheias de histórias.

Nas principais cidades existem centros de informações que disponibilizam mapas, panfletos e dicas de passeios pela região. As opções são variadas, podendo-se desfrutar de diversas maneiras, seja caminhando, de bicicleta ou de carro.

Em alguns casos, ainda é possível percorrer o trajeto entre algumas vilas a pé ou de bicicleta, pois estão muito próximas. E de quebra, desfrutar de paisagens como bosques, vinhedos ou estradas rurais.

 

Cidades

Eguisheim
Ruelas medievais da cidade de Eguisheim.

 

As cidades e vilas da Alsácia, em geral centenárias, receberam bastante influência alemã em sua arquitetura. Assim, os cenários urbanos são tão impressionantes, que parecem ter saído dos contos de fadas. E na verdade, algumas até serviram de inspiração para compor alguma obra.

Logo, os centros urbanos esbanjam informações históricas, seja nos museus ou edifícios importantes. E os destinos mais famosos são ainda, atrativos de formas bastante diversas.

A capital Estrasburgo, por exemplo, oferece roteiros de apreciação cultural, artística e arquitetônica. É uma cidade de contrastes entre o novo e o antigo. Seu centro medieval é muito bem preservado e possui todo um encanto. Já a parte moderna é tomada por grande edifícios governamentais, já que Estrasburgo é também a sede do parlamento da União Europeia, escolhida justamente por estar no centro geográfico do continente.

Enquanto isso, Colmar, possui belos canais que cortam a cidade, sendo chamada por alguns de Veneza do norte. Também possui um centro histórico bem conservado, que fica ainda mais atrativo com os adornos de flores que seus habitantes  cultivam durante a primavera e o verão.  Já no início do inverno, a cidade é tomada pelos famosos mercados de natal, que se enchem de luzes.

Por fim, saindo um pouco das cidades maiores, a Alsácia é coroada por vilas pequenas e charmosas, que abrigam verdadeiras experiencias sensoriais e de relaxamento. Para encontrar pequenos tesouros, há que se perder nas ruelas medievais de Eguisheim e Riquewihr. E ainda temos Ribeauvillé, Kaysersberg, Turckheim, entre outras.

Vinhos

 

vinhedos
Vinhedos da Alsácia

Os vinhos da Alsácia também estão na lista de motivos para se conhecer a região. Frequentemente, notamos que as belas vilas estão cercadas pelos vinhedos, em sua maioria, de uvas brancas. Isso porque a especialidade da região, são as uvas de produção dos vinho Rieslings seco, embora também produza o tinto Pinot Noir.

De fato, o Riesling dá fama à produção vinícola da região, entretanto, há outra variedade de cepas brancas que não pode deixar de ser provada: a Gewurztraminer. Trata-se de um vinho licoroso doce, perfeito para acompanhar sobremesas e outros doces típicos da região.

Cada vila possui opções interessante de passeio por suas vínculas. É possível, inclusive, programar passeios pela Rota dos Vinhos da Alsácia. O percurso total tem cerca de 170 Km, sendo considerado um dos mais antigos da França, e um percurso de bastante tranquilidade pelos charmosos povoados da região.

 

Gastronomia

 

Bolos de Natal
Os tradicionais Kugelhupf

 

Além da arquitetura, outro elemento onde facilmente se nota a transição entre França e Alemanha é a gastronomia local. Trata-se de uma verdadeira mescla dos famosos temperos franceses com alimentos alemães tão típicos como o chucrute e as salsichas.

Contudo, um elemento característico da culinária alsaciana, que acaba se diferenciando um pouco da gastronomia francesa, é o uso de carne de porco. Preparado de várias formas, ele é encontrado em diversos pratos típicos da região. Seja no tradicional joelho de porco cozido, nos filés empanados ou em embutidos defumados. Sempre acompanhado de chucrute, é claro!

Também temos as famosas Flammkuechen, ou tortas flambadas, disponíveis em várias padarias e lojas especializadas. Podem ser salgadas, feitas com queijo, bacon e cogumelos, ou até mesmo doces, recheadas com creme e maçãs.

Outra iguaria, talvez menos conhecida, é a mostarda da Alsácia. Esta rivaliza com a famosa mostrada francesa de Dijon, e é comercializada em grãos, pura ou condimentada com outros temperos. Casam perfeitamente com as salsichas e os pratos feitos com carne de porco.

Mais um ponto forte da gastronomia da região são os pratos de natal. Alguns exemplos são os biscoitos amanteigados, o Pain d´Éspicies (um pão de gengibre, com aquele tradicional formato de bonequinho) ou o Kugelhupf (um bolo açucarado que lembra um panetone). Todas estas iguarias podem ser apreciadas nas feiras de natal, que costumam durar todo o mês de dezembro.

 

A Cegonhas

 

Cegonhas em ninhos
Cegonhas em seus grandes ninhos.

 

Enfim, não poderíamos finalizar o post sem falar destas simpáticas aves, que são, há muito tempo, o símbolo da Alsácia. Elas são elementos constantes no cenário alsaciano. Seus enormes ninhos são construídos nos telhados de casas, torres e igrejas. E elas estão sempre lá, cuidando e vigiando seus ovos ou seus filhotes.

E segundo as histórias contadas para as crianças, é este belo pássaro quem traz os bebês. Infelizmente elas quase se extinguiram, mas foram reintroduzidas no território. No entanto, na atualidade, o acolhimento dado pela população a essas majestosas aves, somado a outros fatores, como a mudança climática, fez com que muitas delas deixassem de migrar, permanecendo no local o ano todo.

 

Por fim,  aqui temos outro post com nossas sensações sobre esse país maravilhoso!

E se quer outras dicas de lugares charmosos para se conhecer na França, a Elizabeth Werneck escreveu um post sobre 10 cidades francesas, que vale a pena conferir antes de programar sua viagem!

Um abraço e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima