Óbidos

Óbidos, Portugal: o que fazer na terra da ginjinha

Óbidos, Portugal: o que fazer na terra da ginjinha

Neste post, trazemos algumas dicas do que fazer na charmosa cidadela de Óbidos, em Portugal. Uma maravilhosa vila medieval, localizada no centro do país. Viaje com a gente pela terra da Ginjinha!

 

+ Leia sobre pequenas cidades com encanto: Conheça Combarro

 

Como chegar em Óbidos?

Localizada na região central de Portugal, Óbidos está a apenas 70 km de Lisboa e 240 km do Porto. Nesse sentido, muitos visitantes fazem turismo de um dia, indo e voltando da capital portuguesa. Entretanto, recomendamos fortemente passar ao menos uma noite nessa encantadora vila medieval.

Óbidos está conectada com as principais municípios da costa portuguesa pela autopista A8. Assim, é possível fazer o trajeto entre Lisboa e Óbidos em apenas uma hora de carro. Além disso, existem boas conexões de ônibus urbanos e trens entre a capital e a cidade.

Do mesmo modo, existem várias empresas em Lisboa que oferecem excursões de um dia para Óbidos.

 

História

A cidade de Óbidos possui uma interessante história. Habitada muito antes da chegada dos romanos à Península Ibérica, ela sempre foi um importante centro de passagem entre o centro e o norte de Portugal. Entretanto, a vila só se consagrou na Idade Média, com a expulsão dos mouros em 1148.

No século XIII, passou a ser propriedade da Rainha D. Isabel, mulher de D. Dinis. Com isso, Óbidos se transformou em uma cidade com um status legal diferenciado, uma vez que passou a ser sucessivamente administrada pelas futuras rainhas portuguesas.

Como resultado, a cidade prosperou e teve uma grande importância regional. Reflexo disso, é o impressionante número de igrejas medievais e a construção de um monumental castelo.

Castelo de Óbidos
O impressionante Castelo de Óbidos.

 

O que fazer em Óbidos? Deguste a Ginjinha!

A ginjinha, ou ginja é um licor adocicado, produzido a partir da maceração da ginja, uma espécie de cereja. A bebida é fabricada em um processo natural, onde se utiliza frutas maduras, e não se usa conservantes e aditivos artificiais. Além de Óbidos, a região de Alcobaça também produz o licor. Ademais, é comum que se encontre lojas especializadas de ginjinha em Lisboa e no Algarve.

Ginjinha
As tradicionais Ginjinhas sendo vendidas em Óbidos.

Caminhando pelas ruas de Óbidos, você vai notar que o licor está presente em boa parte dos estabelecimentos. E por isso, por poucos euros você pode degustar uma dose do licor de diversos estabelecimentos.

Geralmente, a ginjinha é ofertada num copo de chocolate. Assim, após apreciar a doce bebida, ainda se pode comer um chocolatinho. E nada melhor que esta combinação de cerejas com chocolate, não é mesmo?! Pois bem, aí é que mora um truque para burlar os que desconhecem a bebida. Em geral, isto é feito com os licores de baixa qualidade, onde o chocolate serve justamente para mascarar o sabor. Portanto, se você pretende comprar o licor para levar consigo, recomendamos que prove o produto num copo normal.

Ah, e alguns bares ainda oferecem o licor numa versão caseira, com alguma tradicional receita de família. Também vale a pena provar!

Bares Óbidos
Os bares que vendem sua própria versão da Ginja.

 

Um passeio pela vila medieval de Óbidos

A vila é bem compacta e fácil de se conhecer. Um passeio pelas ruelas ou caminhando no entrono da muralha é agradável em qualquer época do ano. Entretanto, recomendamos percorrer a vila ao entardecer, quando a luz deixa as construções de pedra com um aspecto dourado, contrastando com as belas casas brancas.

O Castelo de Óbidos é uma das atrações mais interessantes da cidade. Inclusive, já recebeu o prêmio de uma das 7 maravilhas de Portugal em um concurso de patrimônios históricos portugueses. A origem da fortificação vem dos povos anteriores aos romanos, mas o atual aspecto veio em 1185, após a restauração das guerras com os mouros.

As Muralhas Medievais de Óbidos possuem 1,5 km de extensão e rodeiam toda a antiga vila. Ou seja, percorrer o seu entorno, seja por cima ou ao lado, permite deslumbrar a história da cidade e aproveitar todo o charme de Óbidos.

Óbidos no inverno
As ruelas de Óbidos no inverno.

 

+ Sobre Portugal, leia também: Um roteiro Curto por Porto

 

Óbidos em Festa!

Ao longo do ano, Óbidos oferece uma ampla variedade de festas e programações culturais. A vila acolhe o Festival Internacional do Chocolate, festa que ocorre desde 2012 entre março e maio (variando conforme o ano).

Outras festas interessantes são o Mercado Medieval e o de Natal, quando a vila é totalmente decorada com temas natalinos. Em suma, todos esses eventos fazem de Óbidos um tesouro turístico português.

E já que estamos falando sobre Portugal, que tal visitar o blog Descobrir Viajando, da querida Patrícia Veludo? Ela é portuguesa e  escreve sobre vários lugares do mundo, mas também dá dicas maravilhosas de roteiros, cultura e gastronomia de Portugal. Nós adoramos acompanhar os conteúdos dela!

 

O Desafio BEDA Viajante 2021!

E aí, gostou das dicas sobre o que fazer nessa encantadora cidadela portuguesa de Óbidos? Então deixe seu comentário e compartilhe este texto. É simples e faz muita diferença para quem produz conteúdo!

Este post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August). Para quem ainda não sabe, um grupo de blogs de turismo tem publicado todos os dias neste mês de Agosto. Já entramos na última semana do desafio! Portanto, acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil. Também já ilustrou livros infantis como o “imagine”. Além disso, possui um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news, o Camaleão Leo. Instagram @Mah_artz.

E o BEDA já está acabando! Mas não deixe de acompanhar até o final!

Um abraço!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima