Vista da cidade de Porto, do alto da Ponte Luís I

Um roteiro curto por Porto

Um roteiro curto por Porto

 Aqui vão algumas dicas para quem vai passar um ou dois neste destino incrível que é Porto, com a intenção de desfrutar de momentos tranquilos, imersos em uma maravilhosa paisagem  que mescla o urbano e o natural, e que também queira aproveitar a vida cultural da cidade. E o melhor é que, neste roteiro, tudo pode ser feito gastando-se bem pouco.

A propósito, vou usar como ponto de partida a Estação de trens São Bento. Além de ser por onde muitos turistas chegam, fica numa localização muito boa para quem pretende percorrer as ladeiras da cidade a pé.

A Estação São Bento

Azulejos da Estação São Bento, Porto - Roteiro Porto
Azulejos da Estação São Bento, Porto

Ao desembarcar nesta estação já é possível entrar em contato com uma das grandes obras de arte da cidade. A arquitetura do edifício traz uma mescla entre  traços renascentistas e da Belle Époque, e nas paredes do seu principal pátio, pode-se contemplar a gigantesca arte em azulejos, com temáticas da história portuguesa. 

Aliás, a arte em azulejos ainda pode ser observada em diversas construções da cidade, seja na fachada de igrejas, prédios comerciais e residenciais. Assim, um passeio pelas ruelas na parte mais antiga da cidade pode revelar os diversos estilos e cores.

 

A Ponte Luís I

Vista da Ponte Luís I, Porto - Roteiro Porto
Ponte Luís I, Porto, Portugal

O principal ponto turístico da cidade, para muitos, é onde se encontrava o porto de navegação da cidade, à beira do Rio Douro, que separa as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia . As duas cidades sempre tiveram relações comerciais, então, no final do século XIX, constrói-se uma ponte fixa para ligar as duas cidades. Em suma, a ponte nomeada como Ponte Luís I, e inaugurada em 31 de outubro de 1886, tendo sido assinada pelo engenheiro Théophile Seyrig, que foi sócio de Eiffel durante a construção da Torre Eiffel em Paris, o que justifica seu estilo.

Certamente, uma das mais belas vistas da cidade está no alto desta ponte. O acesso pelo centro histórico é bem tranquilo, depois de enfrentar algumas ladeiras, é claro! Mas se preferir, é possível pegar um teleférico em Vila Nova de Gaia e atravessar a ponte em direção à Porto. 

 E dali se tem uma pictórica visão panorâmica das  duas cidades e do Rio Douro: construções antigas subindo morros, algumas delas com lençóis pendurados por fora das janelas, balançando com o vento;  cúpulas de igrejas barrocas, barcos de madeira ancorados às margens do rio (às vezes carregados com barris); e restaurantes à beira do rio.

 

O Ancoradouro de Porto

Ancoradouro de Vila Nova de Gaia, com barcos e vista de Porto - Roteiro Porto
Vista da Cidade de Porto, a partir do ancoradouro de Vila Nova de Gaia

Na parte baixa do rio, é onde, em geral, os turistas se inserem na paisagem descrita, percebendo o cenário por um ângulo diferente. Neste local, saem alguns barcos com passeios pelo Rio Douro, com um roteiro curto, de aproximadamente 01 hora. Contudo, para quem tem bastante interesse em explorar mais o Douro, também saem de Porto, alguns cruzeiros com duração de 01 ou mais dias. Entretanto, aconselho a pesquisar com antecedência, e não deixar para tentar adquirir suas passagens durante a viagem por Porto. 

Nesta parte também ficam diversos restaurante, que em geral, ficam lotados. Alguns deles são recomendados, mas acredito que o ponto alto do sucesso destes estabelecimentos, sejam a vista que eles proporcionam. Mas se isso não for tão importante pra você, no centro também há excelentes opções. A gastronomia portuguesa é sensacional, e vale a pena ser desfrutada com tranquilidade. Não deixe de tomar o delicioso vinho verde!

Enfim, para aqueles que vão passar mais tempo em Porto, existem outros inúmeros locais a serem conhecidos. Em breve contaremos mais sobre estes lugares! E aqueles que têm outras experiências por Porto, compartilhe conosco!

Aliás, gostaria de deixar aqui, uma dica de Roteiro Gastronômico por Porto, escrito pela Patrícia Veludo, do blog Descobrir Viajando. Ela caprichou nas dicas! Acesse, que vale a pena!

E se quiser outras dicas de viagem, acesse aqui! Temos vários conteúdos de viagem para compartilhar com você.

Um abraço e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima