Onde Comer em Santiago de Compostela

15 Bares e Restaurantes onde comer em Santiago de Compostela

15 Bares e Restaurantes onde comer em Santiago de Compostela

A vida cultural e gastronômica de Santiago de Compostela é riquíssima. A cidade recebe turistas de todo o mundo e como tal, deve corresponder às expectativas culinárias destas milhares de pessoas, além de seus moradores locais. Aliás, a comida, os cafés e bares representam muito na cultura dos festeiros espanhóis. Portanto, preparamos uma lista com 15 estabelecimentos onde comer em Santiago de Compostela, para que a sua experiência nesta maravilhosa cidade vá além da religiosa, mística ou esportiva.

Em todos os itens, deixarei o link de acesso para que possam consultar o endereço, já que boa parte deles ficam um pouco afastados da zona da catedral, em ruas em que os turistas acabam não passando.

Mas conforme a cidade vai enchendo de turistas, vai ficando mais difícil conseguir lugar nos melhores estabelecimentos da cidade. Assim, recomendo que reserve uma mesa com antecedência, em qualquer um desses locais.

A Carrilana – Brunch, Cócteis e Copas

O Restaurante A Carrilana serve café da manhã, cafés e drinks diversificados. Claro que para isso, adequam o cardápio de acordo com o horário. O restaurante, que está um pouco afastado das ruas mais movimentadas do centro histórico, existe desde 1994. 

Pela manhã, o cardápio está voltado para café da manhã ou brunch. As opções são bastante diversificadas. De bebidas, se pode escolher entre cafés, chás, sucos naturais. Há tigelas de iogurte com granola e frutas e tigelas de açaí. Também há um caprichado cardápio de torradas, que são servidas com tomates, abacate, ovos ou salmão. Além disso, eles capricham nos pratos de ovos, que são os queridinhos dos espanhóis. Há ainda uma mesa repleta de bolos, ou torta caseira, como costumam chamar. 

Na hora do almoço, servem comidas leves como pokes, Buddha bowls, tortinhas, torradas e ovos.

No meio da tarde, isso é, a partir das 17 horas, começam a sair os drinks e cervejas. A carta também é diversificada e a qualidade, indiscutível! 

E existem três ambientes. A terraça, o espaço externo fica numa pequena praça, em frente ao monastério beneditino SAN Pelayo. Internamente, há o ambiente do bar, com mesas altas.  Já o mezanino, oferece um aconchegante espaço com mesas. Os três ambientes são bastante agradáveis, com decoração arrojada e relaxante, com uma música ambiente acertada.

Onde Comer em Santiago de Compostela
Tomando uns drinks no A Carrilana

 

La Flor

O La Flor é mais um daqueles lugares que você entra e se encanta com o ambiente. A decoração mistura um pouco de tudo: quadros de colagens, luzes, materiais de cozinha, flores e outros artigos artísticos. Sempre que vamos lá, ficamos inebriados pelo som ambiente e sua aconchegante playlist indie. A atmosfera é perfeita para longas conversas, se acompanhado, mas também para relaxar ou trabalhar, se estiver sozinho.

O cardápio não fica atrás. Para quem quer tomar café da manhã ou almoçar, há algumas opções de comidas leves, mas no espírito d confort food. Mas se a idéia é tomar uma bebida quente, o as opções de cafés e chás são bastante variadas, com produtos selecionados. E ainda se pode degustar deliciosas tortas. Nossa recomendação é a torta de cenoura!

E se a pedida é um Happy Hour, o estabelecimento também oferece opções de drinks clássicos e originais.

Onde comer em Santiago de Compostela
Um dos ambientes do La Flor

 

Café-Jardin Costa Vella

O Café-Jardim Costa Vella é mais uma opção para quem quer fugir da muvuca da Rua Franco e ainda relaxar em meio às flores. O café é parte de um hotel, mas não é necessário estar hospedado ali para desfrutar de seu belo jardim. O ambiente é romântico e calmo, onde o burburinho de seu visitantes se mesclam com o delicioso canto dos pássaros, que estão constantemente brincando pelo espaço. O lugar possui uma fonte ao centro, rodeada por corredores de plantas ornamentais, por onde se dispõem as mesas.

Pra ser sincera, o menu de cafés e bebidas é básico, apesar de ofertar produtos de qualidade. Entretanto, o ambiente é adorável e se torna perfeito pra passar uma tarde em boa companhia, ou até trabalhando.

Onde comer em Santiago de Compostela
Fonte do jardim

 

El Patio

Este lugar foi amor ao primeiro drink! Para não ser injusta, o estabelecimento conta com um ambiente bastante agradável e um cardápio de tapas (petiscos) bastante variado.

Entretanto, o carro chefe é o bar de drinks. As opções são múltiples e vão desde os tradicionais, vendidos em todo o mundo, até os de criação própria. As bebidas são de qualidade e o preço é bastante acessível. Para quem vai apenas tomar alguma coisa, não precisa nem se preocupar com a comida. Como manda a tradição, a bebida vem acompanhada de um petisco, que costuma ser bem elaborado e farto.

No mais, as bebidas ofertadas são de qualidade, o que torna o custo-benefício muito melhor. Quanto à nossa paixão, foi um delicioso drink feito com o vinho Albariño (produzido e de renome na Galícia) e capim limão.

Ah, o El Patio fica na Rua do Franco, a rua mais movimentada do centro histórico, então não tem como errar. Mas como a cidade costuma estar sempre cheia, recomendamos ligar e reservar antes.

Onde comer em Santiago de Compostela
Um espaço delicioso para tomar algo.

 

La Tita

O La Tita é bastante frequentado pelos moradores locais, e o que se destaca em seu cardápio são as tortillas. Não sei se vocês sabem, mas a tortilha é um prato bastante popular, servido nos quatro cantos da Espanha. Ela pode ser servida como entrada, como petisco e até como recheio de sanduíche.

O alimento é um preparado de ovos batidos e batatas, feito em frigideira e fica com formato de torta. Há a versão bem passada e a versão cremosa, onde os ovos acabam ficando ainda moles no centro da tortilla. E assim é servido no La Tita, em pequenas porções e na versão cremosa. E pra acompanhar, outra paixão dos galegos: uma cervejinha direto do grifo!

Contudo, o cardápio oferece outras opções de comidas, como empanadas e frutos do mar. Tudo bem caseiro e com um custo bastante acessível.

Onde comer em Santiago de Compostela
Uma tapa de tortilla no La Tita

 

Pub Momo

O Pub Momo está em Santiago de Compostela desde 1984. O estabelecimento, que fica nos arredores do centro histórico,  possui vários ambiente, sendo que o mais disputado é seu jardim, com vistas para o Parque Belvís.

O local recebe um público diversificado e de várias idades e incluso, famílias. Aliás, em dias sem restrições, o pub realiza festas e eventos temáticos.

O cardápio de bebidas e drinks não é tão diversificado, mas o custo é acessível.

Onde comer em Santiago de Compostela
Pub Momo

 

La Planta

O La Planta é mais um restaurante de carta variada, que abre para o café da manhã e se mantém aberto para as demais refeições.

O café da manhã possui opções de torradas, iogurtes, sucos e croissants. Já para o almoço e o jantar, se pode escolher entre uma seleção de alimentos que mescla a culinária galega e centro-americana, bastante popular por aqui.

Além disso, possui uma carta de vinhos bastante variada. Pela tarde, também é possível aproveitar para tomar um drink. Na carta, você encontrará as opções clássicas e eu recomendo pedir um mojito ou uma margarita!

Quanto à localização, o restaurante está próximo à Praça Vermelha, ou seja, fora do centro histórico. O ambiente é agradável e animado e o custo-benefício é bom.

La Planta
Mais um brinde!

 

A Noiesa

A Noiesa é restaurante comum cardápio mais sofisticado. O ambiente é agradável e a comida é excelente!

O restaurante fica na Rua do Franco, a rua mais movimentada do centro histórico, e onde estão localizados a maioria dos restaurantes.

A especialidade da Noiesa são os peixes e frutos do mar e portanto, se você aprecia esses pratos, esse restaurante seria a escolha mais acertada. E no geral, o restaurante celebra a cultura e culinária galega, ofertando ainda produtos de origem do país, como queijos, embutidos e legumes tradicionais na Galícia. Da mesma forma, oferece uma boa carta de vinhos.

No entanto, os preços não são dos mais populares. Nós, por exemplo, costumamos ir ao restaurante em ocasiões especiais. Mas como o menu de entradas é bastante diversificado, é possível comer bem, pedindo algumas entradas, sem ferir o orçamento.

Onde Comer A Noiesa
Polvo: uma das especialidades de A Noiesa

 

Fogar do Santiso

O Fogar do Santiso contempla a culinária galega de maneira autêntica e seguindo a filosofia Slow Food. O restaurante oferta produtos de época, com valores ecológicos e, de maneira geral, preparadas na brasa. E além disso tudo,  oferece um bom custo-benefício.

Apesar do cardápio mudar quase que semanalmente, já que seleciona os produtos da época para o preparo do menu, as carnes vermelhas estão sempre presentes.

A Galícia é uma referência na produção de carnes, em toda a Europa. Por isso, o Fogar do Santiso se orgulha em servir os cortes de carne preparados na brasa. A criação bovina é da própria instituição, que tem outros restaurantes pela Galícia. Um dos pontos positivos do restaurante, que oferta produtos frescos, os animais são criados soltos e tudo com produção sustentável.

Nos finais de semana, o restaurante costuma ofertar uma bebida 100% galega: a quemada. A quemada nada mais é que uma bebida feita com a aguardente  feita de uvas, posta num caldeirão de barro com açúcar. Coloca-se fogo na bebida e enquanto o álcool evapora, o cerimonialista, que é quem prepara a bebida, recita um conjuro. A tradição da bebida vem da crença da existência das meigas, que, segundo a cultura popular (que luta para sobreviver), residiam nos bosques galegos. Assim, vale a pena pedir a bebida, apenas para presenciar essa divertida tradição.

O restaurante também fica na Rua do Franco, justo ao lado do restaurante A Noiesa.

 

Onde Comer - Fogar
Fogar do Santiso

 

Benboa – Cociña Atlántica

O Restaurante Benboa fica próximo ao mercado de abastos e oferece uma carta de pescados e frutos do mar. O interessante é que o restaurante ocupa o edifício de uma antiga drogaria, fundada em 1857. O mobiliário da farmácia foi mantido e assim, adaptado para as instalações do restaurante.

Assim, além de uma boa comida, o estabelecimento ainda oferece um ambiente agradável e com um conceito bastante original.

Os alimentos são frescos e de qualidade, tendo como valor, a escolha de fornecedores que prezem pela pesca responsável.

Benboa
Noite de tapas no Benboa

 

El Papatorio

O El Papatorio tem como especialidade as tapas (comidinhas para petiscar) e os assados. Tudo isso, contemplando um bom espectro da culinária galega. As tapas são elaborações bastante criativas, assim como as sobremesas. Há também opções de peixes e frutos do mar feitos na brasa.

Entretanto, o carro chefe do restaurante são os cortes de carne vermelha, preparados na brasa. Como já dissemos, a carne galega é um alimento de renome e certamente, El Papatorio honra este produto em seu preparo.

Aliás, este foi o nosso primeiro restaurante em Santiago. Mas isso em 2016, quando fizemos o Caminho Primitivo. O cardápio não mudou muito, e certamente, manteve a qualidade.

 

El Papatorio
Ternera na brasa

 

Milongas

O Milongas é um restaurante mais popular. Ele pertence a uma franquia e está presente em diversas cidades da Galícia. Sua especialidade? Parrillada! Sim, esta é mais uma opção para os carnívoros de plantão, que querem apreciar um pouco mais as carnes galegas, de fama em toda a Europa.

Na realidade o conceito deste restaurante é misturar elementos gastronômicos da culinária argentina com a comida tradicional galega. Por isso os principais pratos são feitos na brasa. E, justamente por ser a mescla das duas culinárias, os de peixes e frutos do mar também estão no cardápio!

O ambiente do restaurante é bastante aconchegante. As porções são bem servidas e variadas no que se refere às carnes, mas nada muito elaborado. O preço também é bastante atrativo. Servem um menu do dia completo e com um bom custo benefício. Também é uma boa opção para grupos, pois oferecem cartas especificas de churrasco para várias pessoas.

Milongas
Parrilla de ternera com batatas fritas

 

La Tagliatella

Esta é a única opção fora da proposta de comida galega. Isso porque este restaurante é nossa paixão, e portanto, não poderia ficar de fora.

O La Tagliatella pertence a uma franquia de restaurantes italianos e, em Santiago, está situado próximo à Praça Vermelha (Plaza Roja), isto é, fora do centro histórico. Para quem estiver a fim de uma massa ou risoto, esta é a melhor opção da cidade. Isso porque os produtos são frescos e de qualidade, vários deles, com D:O: italiana.

O ambiente do restaurante é puro charme e está dividido em vários ambientes. A cozinha é fechada, mas o forno onde se prepara as massas assadas é aberto, de onde se pode contemplar a arte de cozinhar.

Onde comer em Santiago de Compostela
Delicioso prato do La Tagliatella

 

La Galiciana

Para aqueles que não perdem um mercado gastronômico, o La Galiciana é um excelente ponto para se visitar. O espaço gastronômico acomoda-se nas instalações de uma antiga loja de ferragens. O espaço é amplo e possui decoração em estilo industrial, mas sem perder o aspecto acolhedor. Também agrega elementos da cultura galega, como as mesas em formato de hórreos logo na entrada.

No entanto, a proposta dos restaurantes, é de unir a gastronomia internacional com a tradicional galega. Portanto, buscam produtos regionais e frescos. Mas a oferta é desde parrilhada, até comida japonesa.

O espaço conta ainda com uma cervejaria artesanal da Estrella Galicia, ambiente para drinks e exposições de artesanatos.

La Galiciana
Mercado gastrogalaico La Galiciana

 

Mercado de Abastos

O Mercado de Abastos é um local para quem gosta de conhecer produtos locais. O mercado está à menos de 500 metros da Catedral e é o segundo ponto mais visitado da cidade. Sua estrutura compreende 10 galpões, nos quais existe uma certa organização por tipo de produtos.

E é na Nave 5 que se encontram os restaurantes, onde é possível consumir alguns dos produtos frescos do mercado. Um exemplo são os mariscos e o tradicional polvo à feira, acompanhados de um bom vinho albariño. Assim, este é um lugar excelente onde comer em Santiago de Compostela!

Mercado de Abastos
Mercado de Abastos

 

Gostou deste post?

Então apoie nosso projeto comentando e compartilhando este conteúdo. E não deixe de contar sobre sua experiência gastronômica em Santiago de Compostela, ou em qualquer outro lugar do mundo!

E pra conhecer mais sobre o nosso projeto e destinos de viagem, acesse nossa página inicial ou nosso blog, que está cheio de dicas de viagem!

Um abraço e até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima