Pantallas Xinzo de Limia

Laza, Verín e Xinzo de Límia: as tradições do Triângulo Mágico do Entroido Galego.

Laza, Verín e Xinzo de Límia: as tradições do Triângulo Mágico do Entroido Galego.

O Entroido galego é uma festa popular que corresponde ao Carnaval. Entretanto, a animação dos foliões é a característica que mais se assemelha às festas que ocorrem no Brasil.  Na Galícia, são cerca de 175 cidades que celebram este evento com tradição secular. E fomos conhecer um dos pontos mais famosos, o “Triângulo Mágico” do Entroido galego.

Segundo as tradições, as cidades de Xinzo de Límia, Verín e Laza, na província de Ourense, realizam as melhores festas. Apesar da fama, e da proximidade entre elas, vale lembrar que as cidades possuem tradições diferentes, com eventos típicos de sua história. Para os curiosos como nós, creio que não seja questão de ser melhor ou pior, cada um tem uma proposta diferente, embora em alguns aspectos, parecidas.

Mas o que dá fama às três cidades, é que as festas duram bastante tempo e são cheias de entretenimento. Em Xinzo de Límia, por exemplo, a festa dura cinco finais de semana. As três cidades ficam cerca de 30 km de distância uma da outra, e por isso, é possível curtir os festejos realizados nos três locais. Porém, o transporte público pode não ser viável, sendo a melhor opção, alugar um automóvel.

Quanto ao calendário do Entroido, as opções são bastante variadas e inusitadas: tem desfile de charangas, farinhada, banquete, batalha de trapos, jogo com bolas de cerâmica e até velório com direito a testamento. Mas o que mais chama a atenção são os personagens do entroido: os Cigarróns, os Peliqueiros e as Pantalhas.

Gostaríamos de ressaltar que, embora algumas brincadeiras pareçam um tanto brutas, víamos famílias com crianças pequenas participando, assim como idosos, ou seja, pessoas de todas as idades. E também havia um clima de bastante respeito entre as pessoas. Ninguém saiu ferido, não houve brigas ou confusões. Foi bastante tranquilo!

Os Personagens do Triângulo Mágico

Cada cidade possui suas tradições e personagens. Esses personagens trazem consigo muitos símbolos e cores. Estão pelas ruas, junto aos foliões provocando e festejando.

Cabe ressaltar que essa é uma tradição que passa de pai para filho. Assim, ainda é possível ver, num mesmo festejo, duas ou três gerações atuando na mesma celebração.

 

Cigarróns

Os Cigarróns são os personagens do Entroido de Verín. Este é o grupo mais numeroso e também, mais reconhecido. Levam no rosto uma máscara de madeira pintada com as bochechas rosadas, bigode e um sorriso malicioso que não esconde os seus dentes.
A pala do chapéu é de lata e pintada com elementos animais. A parte de trás leva pele de animais. Antes, essa parte  costumava ser feita com pele de raposa ou gato selvagem, mas  hoje em dia substituída por pele sintética. O vestuário ainda  leva um casaco de seda (a cor é tradição familiar), uma gravata vermelha, uma faixa da qual normalmente penduram seis chocas e meias brancas. Na mão direita, levam uma espécie de chibata, utilizada para punir aqueles que ousarem atrapalhar seu curso. Mas não se preocupe, a corrida deles é moderada, bem como as chibatadas.

Durante o desfile dos Cigarróns, o barulho dos sinos é ensurdecedor. Mas também é de alegria, pois anuncia o início de mais um dia de festa. E se algum deles te convidar para entrar em um bar, saiba que o anfitrião é você, que deverá aceitar o convite e pagar a conta.

 

Triângulo Mágico do Entroido Galego
A corrida dos Cigarróns pelas ruas de Verín.

Peliqueiros

É pelas ruas de Laza que esses personagens se encontram. O Peliqueiro usa uma máscara de madeira com uma pala de alumínio pintada motivos de animais. Nas extremidades se penduram pompons. Ademais, o traje é composto por uma camisa branca, gravata, uma faixa que cobre as suas calças curtas e meias brancas ou vermelhas.

Os Peliqueiros carregam na lombar, seis “chocos” (grandes sinos de vaca), cujo barulho chama a atenção de longe. Já em sua mão, leva uma “zamarra”, uma espécie de chicote que costumam utilizar contra aqueles que se atravessam no seu caminho ou se comportam mal. O traje completo desse personagem pode chegar a pesar 15 kg.

Durante os dias de festa, eles saem em pequenos grupos, correndo à todo vapor pelas ruas da cidade. Diferentemente dos Cigarróns, os Peliqueiros são muito ágeis e rápidos, então eu não ficaria em seu caminho, pois a chicotada vem na mesma proporção.

Triângulo Mágico do Entroido Galego
Os Peliqueiros pelas ruas de Laza.

Pantallas

Este personagem do Entroido de Xinzo de Limia. Também leva uma máscara de peça única em que a parte da frente contém a imagem do rosto de um demónio com chifres. A parte inferior da máscara possui franjas, como se fossem uma barba e a parte superior é decorada com motivos astrais. A fantasia também uma capa vermelha ou preta, um lenço, geralmente vermelho, camisa e leggings brancos. Na cintura, levam uma faixa vermelha onde estão pregados pequenos sinos.

As pantalhas carregam nas mãos, balões feitos com as bexigas de porcos curadas. Por onde passam, vão batendo uma bexiga na outra, informando sua chegada. Frente a outras Pantallas, ou a foliões, também fazem uma espécie de dança, batendo as bexigas, num estrondo bem alto e entoando um grito, como se fosse uma provocação, ou um convite à diversão. Aliás, eles também podem aproximar-se dos espectadores, a fim de que estes lhes paguem uma bebida no bar mais próximo.

E assim, o que se nota é que as pantalhas são de todos, os personagens que mais interagem, juntando-se aos foliões na diversão.  São também, os menos violentos, não batendo nas pessoas com os instrumentos que levam nas mãos. Inclusive, uma das funções do barulho feito com as bexigas, é a de alertar as pessoas sobre a chegada das Pantallas, para que elas dêem passagem, uma vez que a máscara cobre parte da visão das Pantallas, dificultando que enxerguem o caminho.

 

Pantallas de Xinzo de Limia

Os Eventos Especiais

As cidades possuem um cronograma bem organizado, cheio de eventos para cada dia do Entroido. a E para cada dia de festa, uma tradição diferente. Aqui, vamos falar sobre as principais, mas s programações podem ser consultados nos sites oficiais das cidades.

 

Oleiro

Esta brincadeira de carnaval é em uma espécie de batata quente, em que as bolas arremessadas entre os participantes, são peças em barro assado. A tradição vem de uma atividade econômica comum na região, as olarias. Os foliões se dispõem em uma roda e começam a lançar jarros ou bolas de cerâmica entre eles, sem que essas vão ao chão e se quebrem. Porém, elas caem! Isso porque a dinâmica da brincadeira é rápida e por vezes, as bolas podem estar cheias de farinha, confete ou vinho. Por vezes ainda, as bolas se chocam no ar, indo aos pedaços para o chão.

 

A Fariñada:

Para quem está acostumado com as multidões do carnaval brasileiro, pode estranhar a tranquilidade deste evento. É que embora as vilas sejam famosas por seus eventos, acabam recebendo mais visitantes das cidades próximas, que turistas longevos. Além disso, as vilas são bem pequenas.

Em Laza, a Farinhada ocorre, em geral, na sexta-feira de carnaval, e no sábado, a versão para os “nenos”. Entretanto, neste dia, além das crianças acompanhadas dos pais, avós e tios, muitos jovens e adultos se reunem e participam da brincadeira.

O que vimos foi um momento de diversão e bastante respeito. Então para quem estiver viajando com crianças por esta região nesta época, é bastante válido participar.

Em Xinzo de Límia, o Entroido começa três semanas antes do domingo de carnaval, e termina no domingo seguinte ao Domingo de carnaval. O pontapé inicial das festividades de Xinzo se dá como Domingo Fareleiro, dia em que se festeja com a farinhada.

Farinhada - Entroido de Laza
Fariñada dos Nenos – Laza

A Farrapada

Para este evento, a pequena praça da cidade de Laza torna-se um campo de batalhas. As pessoas se aglomeram divididas em dois grupos, cada um posicionado de um lado da rua, e então passam a arremessar , para o lado adversário, pequenos trapos embebidos em lama. O objetivo é acertar o adversário, de maneira que este fique todo enlameado, mas com cautela, para que as pessoas não se machuquem.

E quanto mais limpo os foliões se apresentam, mais serão visados como alvos. Ninguém sai ileso na brincadeira, nem mesmo os edifícios da pequena cidade, que terminam marcados pela lama, ou com trapos pendurados. Assim, quem não quer se sujar, melhor nem ir, pois até os espectadores mais distantes acabam sendo carimbados pela lama, uma hora ou outra.

Este é um evento que atrai pessoas de todas as idades, grupos de familiares e amigos. Mas é preciso ir preparado! É comum as crianças brincarem, mas sempre acompanhadas de adultos. Embora os arremessos não tenham a intenção de machucar, sempre há aquele que escapa e bate mais forte, ou desajeitadamente.

É um dia de bastante eventos na vila, mas ninguém pareceu se importar muito com a sujeira, e se mantiveram assim o dia todo. Até porque, mais tarde é a vez das formigas, que são lançadas em meio à terra e farinha.

Mas qual seria o traje mais adequado? Bem, aquele que você não tenha problema nenhum em sujar. Pode ser uma fantasia específica para este dia, uma roupa velha, que cubra bem o seu corpo, ou, o mais comum entre os foliões, um macacão, como aqueles de obra. Um óculos de proteção também pode ser uma saída para evitar pequenos acidentes.

 

La Morena e as Formigas

Bem…  este é o evento mais inusitado que vivenciamos Entroido. Acredito até que seja difícil de imaginar a partir da descrição. Mas vou tentar detalhar ao máximo.

La Morena é o grupo de foliões encarregados de uma grande encenação, na qual, uma das tradições é despejar formigas nos espectadores. É um evento que atrai muita gente. As ruas principais do evento ficam lotadas de pessoas, todas muito bem aparamentadas, para evitar as picadas das formigas.

Assim, o bloco, composto de diversos elementos de representação rural, corre as ruas atormentando os demais foliões e jogando compostos de terra ou farinha, com enormes formigas vivas. São algumas carroças puxadas por foliões vestidos de camponeses, que podem conter sacos dos compostos, que são lançados manualmente, mas em abundância, ou até mesmo máquinas que façam isso.

Também há pessoas representando o corte de árvores, com motosserras e grandes galhos nas mãos, empurrando e perturbando os demais foliões. Na verdade, o papel destes personagens é empurrar as pessoas para que estas abram espaço para as carroças passarem, garantindo a segurança dos espectadores. não precisa se preocupar, que eles não empurram para derrubar., apenas para que as pessoas saiam do caminho.

E e também havia personagens utilizando aqueles equipamentos de assoprar folhas, para arremessar os compostos de formiga.

Outro personagem interessante, que aparece durante as celebrações é a figura original do Entroido. Trata-se de uma pessoa vestida com uma capa feita de palha cobrindo todo o seu corpo a partir da cabeça, tamancos de madeira e plantas nas mãos. A capa utilizada é semelhante às utilizadas pelos camponeses para se protegerem da chuva durante a lavra, ou para coletar castanhas. Nas cinturas, ainda levam pequenos sinos, balançando-os ao cumprimentar os foliões.

Formiga! Reparem na endumentária das pessoas para evitar que as formigas entrem nas roupas.

O Enterro da Sardinha

Todo carnaval tem seu fim. A alegria, a folia e a despreocupação se encerra para dar lugar ao dias de reflexão e recolha da quaresma. Assim, para representar o fim de um ciclo, nada mais simbólico que o luto.

Na quarta-feira de cinzas, as brincadeiras dão lugar a um funeral. O personagem que divertiu-se até a exaustão, geralmente é uma sardinha. Segundo o que contam, no século XVI, o rei, muito católico, decidiu celebrar a quarta-feira de cinzas com uma festa regada à sardinhas. Porém, aquela quarta-feira foi um dia atípico de calor para a época do ano e fez com que as sardinhas começassem a apodrecer. O forte odor fez com que o rei ordenasse que os peixes fossem enterrados imediatamente. Mas a população, bem humorada, decidiu realizar uma marcha fúnebre para sepultar as sardinhas. Desde então, em toda a Espanha se celebra a quarta-feira de cinzas com o enterro da sardinha.

Em Xinzo de Limia, a tradição da sardinha se mantém. Já em Laza, é realizado o enterro do burro.

E não pensem que este evento deixou de ser uma festa. Os foliões se vestem de luto e seguem em cortejo, a defunta sardinha, que nada mais é que uma grande pinhata. A cena é bastante cômica. Uma banda puxa a comitiva tocando marchas fúnebres. As viúvas ou carpideiras vêem logo em seguida, junto à sardinha, num pranto escandaloso. E assim, em meio às entoações chorosas, os foliões seguem para um discurso de despedida e a incineração do “corpo”.

As viúvas no Enterro da Sardinha

Hospedagem no Rectoral de Candás

Buscávamos, além da alegria do Entroido, um lugar para relaxar. Encontramos uma opção perfeita, em meio ao ambiente rural e relaxante, mas próxima do Triângulo Mágico. Candás fica num raio de 35 Km entre as cidades de Laza, Xinzo e Verín. Nesta época do ano, não é muito caro alugar um automóvel. Nosso aluguel para cinco dias, por exemplo, saiu por €57.

A Pousada Rural Rectoral de Candás oferece um ambiente rústico e aconchegante. O estabelecimento oferece café da manhã e jantar, se solicitado com antecedência. Também aceita animais.

Portanto, o local é ideal para quem busca tanto diversão, como dias relaxantes. Aliás, falo  do Rectoral com mais detalhes neste post sobre Turismo Rural. Nele, conto sobre o vilarejo de Candás, seu entorno e opções de passeio fora dos festejos do Entroido.

Lila passeando pela pousada Rectoral de Candás, que recebeu nossa gatinha com muito carinho.

 

Espero ter despertado a curiosidade e o interesse por essa festa tão animada que é o Entroido. A página de Turismo da Galícia traz um folheto cheio de informações. Já neste link, temos um outro post sobre as tradições da festa em outras áreas da Galícia.  Quem sabe não nos encontramos em alguma delas?

Ah, e para quem está curioso e gostaria de ver algum vídeo sobre essa inusitada festa, temos uma playlist no nosso canal do Youtube. Dê uma conferida! E já aproveita para se inscrever no canal, curtir o vídeo e ativar o sininho pra receber em primeira mão os novos conteúdos!

 

 

Um abraço e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima