Ladrilho com concha de vieira em muro de pedras

Um pouco mais sobre o Caminho de Santiago

Um pouco mais sobre o Caminho de Santiago

Como vocês já perceberam, o Viaje Cartesiano é superfã do Caminho de Santiago. Em 2016, concluímos o itinerário do Caminho Primitivo e já estamos morrendo de saudade, desejando iniciar outro percurso. 

Mas enquanto isso não acontece, temos aproveitado pra matar essa vontade, percorrendo alguns trechos aqui da região de onde residimos. Eles fazem parte do Caminho Português, e você pode conferir nossas fotos e vídeos no nosso perfil do Instagram.

Mas como nenhum caminho é igual, estamos sempre pesquisando e nos atualizando sobre fatos, dicas e curiosidades desse caminho tão especial. Então além do texto que escrevemos sobre a nossa experiência, e daquela lista bem completa de dicas, hoje vamos trazer algumas informações complementares, que em geral, despertam certa dúvida entre nossos leitores e seguidores. 

 

Bosque no trecho do Caminho Português.
Bosque – Trecho Caminho Português

 

O Xacobeo 2021

2021 é considerado um ano importante para os católicos, e principalmente, para os devotos de Santiago, pois trata-se de um  Ano Xacobeo.

Celebra-se o ano Xacobeo todas as vezes em que o dia festivo de Santiago (25/07) cai num domingo. Para os católicos, o período é especialmente importante, por ser considerado um ano de perdão e renascimento para uma nova vida. Assim, todos os que visitam a Catedral de Santiago de Compostela, após confessar-se e receber a comunhão, recebem indulgência. 

Em geral, são épocas em que as rotas do Caminho de Santiago, bem como a própria cidade,  recebem mais turistas, seja pela fé, seja pela experiência oferecida pelos organizadores.  Existem alguns rituais celebrados pela igreja, que podem interessar tanto aos cristãos, como aos curiosos. Mas também existe uma agenda cheia de programas artísticos e culturais, que explora as tradições regionais e rurais.  

 

Como conseguir a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino, ou popularmente chamada de passaporte, é um documento que certifica que a pessoa em sua posse, é realmente um peregrino.

O documento é individual e intransferível. Ele dá ao peregrino, acesso às estruturas direcionadas à peregrinação, como os albergues, por exemplo. Ademais, para a aquisição da Compostela, este é o documento oficial que comprova a peregrinação à Santiago.

Credencial e concha de vieira
Credencial do Peregrino

Este documento existe desde  idade média, quando tinha valor de salvo conduto, permitindo que aquele indivíduo viajasse livremente, e em segurança, por todo o caminho até Santiago. Isso porque na Idade Média, os peregrinos estavam bastante expostos aos crimes de violência durante a peregrinação. Fato este que  fez com que se criasse uma lei que garantisse pena máxima aos crimes cometidos contra peregrinos. 

Atualmente, essa credencial possui um modelo oficial, que é aceito pela Diocese de Santiago de Compostela. Nas primeiras páginas se vê campos para preencher com os dados do peregrino, uma carta de apresentação e selos de emissão. Já as demais partes, estão em branco para que o peregrino preencha com selos, ao longo de seu percurso. 

Os selos…

Esses selos, que na verdade são carimbos, podem ser conseguidos nos albergues, alguns restaurantes e bares, igrejas, Associações de Amigos do Caminho, e até nas agências dos Correios. Mas não se preocupe, todos os estabelecimentos encontram-se dentro do trajeto! E se você ficar atento, vai notar que alguns estabelecimentos, mesmo fechados, mantém um cantinho reservado para que o peregrino possa passar por lá e carimbar seu passaporte.

Contudo, para se conseguir a Compostela, é exigido que você tenha obtido ao menos 2 selos por dia, nos últimos 100 km de percurso, se for a pé, ou 200 km, se estiver de bicicleta.

O custo da Credencial pode variar entre cinquenta centavos e dois euros. O ideal é que se adquira a credencial antes de iniciar o percurso, mas tudo bem se isso não for possível. Basta solicitar no primeiro albergue de sua parada. Assim, a credencial pode ser adquirida em Associações de Amigos do Caminho de Santiago, nas igrejas e albergues pertencentes às rotas, ou nas Confrarias do Apóstolo Santiago, ou nas Oficinas de Peregrinos, que são as oficinas turísticas de cidades do percurso. 

 

A sinalização do percurso

A sinalização, que indica por onde o peregrino deve seguir no roteiro escolhido, já é bastante famosa e muito fácil de se identificar. As indicações se representam tanto pela figura de uma concha de vieira, ou por uma seta amarela. 

A concha de vieira, é um símbolo da sinalização do Caminho desde o Século XII. Ela se tornou ícone porque este  molusco é facilmente encontrado em costas galegas, além de muito apreciado na região. Originalmente, a concha era dada como um prêmio a quem houvesse concluído a peregrinação. Conta-se que a venda das conchas estava proibida em outros locais, exceto em Santiago. Isso fazia da posse da concha, uma prova de que se havia realizado o caminho. 

Seta amarela no poste
Sinalização do Caminho de Santiago

Uma curiosidade é que, nas Astúrias, às conchas apontam de forma invertida. Ou seja,  a parte mais fechada da concha é que indica por onde os peregrinos devem ir. Então fica a dica para quem pretende realizar o Caminho do Norte e o Caminho Primitivo. É necessário ter um pouquinho mais de atenção para não se confundir ou não se perder.

Já as setas amarelas, são bem mais recentes. A partir de 1984, o Padre Elias passou a utilizá-las para sinalizar o Caminho Francês. O padre era um grande entusiasta, defensor e conservador do Caminho de Santiago. Ele ajudou a recuperar diversos trechos, tendo seu método, até hoje, reconhecido como o mais seguro para se percorrer as rotas. Foi ele ainda, quem estabeleceu a restauração do povoado de O Cebreiro, famoso destino citado na obra de Paulo Coelho. 

 

Qual rota devo escolher?

Antes de escolher uma das rotas do Caminho de Santiago, é importante considerar alguns critérios, como:

Como está o meu condicionamento físico, pois muitas vezes pensamos que um trajeto mais curto pode ser mais fácil, mas não é bem assim. O Caminho Primitivo, por exemplo, é um dos mais curtos em quilometragem, mas está longe de ser um passeio pelos bosques encantados! Isso porque nele se atravessa as formações do Cantábrico, então está cheio de aclives e declives. 

Quanto tempo tenho disponível? Você deve adequar o roteiro ao seu tempo, lembrando que deve deixar alguns dias de folga, caso necessite parar por mais um dia, ou queira conhecer melhor aquela região. Se tem pouco tempo, provavelmente deverá optar por um itinerário mais curto, ou até mesmo, por um trecho de um deles.

Em qual época do ano será a viagem. Considerar o clima vigente no período da viagem pode definir sua opção. Lembrando que o sul da Espanha tem clima árido, fazendo muito calor no verão, e que no norte, possivelmente, haverá neve no inverno. 

E se você não tem muito tempo e pensa em fazer um trecho cada vez que tiver disponibilidade, leve em consideração que a chegada à Santiago de Compostela é uma experiência bastante emocionante. Então talvez valha a pena calcular o tanto de dias que tem disponível e planejar um trecho que te permita chegar, ao invés de fazer pequenos trechos ao largo de dias.

Se é a sua primeira vez percorrendo o caminho, e a insegurança estiver batendo, creio que vale pensar nas rotas mais tradicionais, pois elas possuem mais estrutura, e desta forma, você poderá flexibilizar o que for necessário. 

Baiona, caminho Português da Costa
Baiona – Caminho Português da Costa

Qual a rota mais bonita?

Cada roteiro tem a sua beleza! Então na hora de escolher, talvez valha considerar, além de outras coisas como tempo, estação do ano e disponibilidade física, o tipo de paisagem de cada um gosta. O caminho primitivo, por exemplo, foi passando por bosques e montanhas. O caminho Frances, imagino que tenha uma variedade paisagística maior. O Caminho da Prata passa pelos moinhos de Dom Quixote. Já o Caminho Português te dá a opção de desviar pela costa litorânea, e a paisagem é espetacular! 

 

Aplicativos que facilitam o percurso! 

 Existem vários aplicativos para o celular, que auxiliam no percurso. Alguns gratuitos, com ferramentas pagas, outros totalmente pagos. A atenção que se deve ter, é se aquele aplicativo tem a rota que você escolheu, principalmente em relação a desvios que você pretende fazer, como a Variante Espiritual, por exemplo, que fica no Caminho Português.

 Já dei uma olhada em alguns aplicativos para ver se valem a pena ou não. Aqui na Espanha, há diversos disponíveis, então selecionei três deles: Buen Camino, Camino Tool e El Camino de Santiago.

Em geral, os app possuem versões bem completas e informativas sobre diversas rotas e trechos. Eles mostram a dificuldade de cada percurso, clima guia e reserva de hospedagem, e até mesmo um guias para resolver possíveis dúvidas do peregrino ou para ajudá-los a se planejar. Também possuem  localização em tempo real, sendo que alguns podem até funcionar offline ou te permitindo fazer o download do plano diário. Para baixar o aplicativo, é grátis, mas algumas ferramentas são pagas. E também é possível descarregar o plano de viagem.  

 

Acho que é isso!

Espero que tenhamos contribuído com mais informações valiosas, que te inspire ou que te ajude a planejar a sua jornada pelo Caminho de Santiago. Vou deixar aqui um enlace para o site dos correios, que também faz transporte de mochilas, e outro para o site oficial do Caminho de Santiago, caso vocês queiram solucionar outras dúvidas.

Para provar que realmente amamos o Caminho de santiago,  deixo aqui uma lista com mais posts sobre o assunto, que talvez possam te interessar:

10 Pontos Turísticos de Santiago de Compostela – o que fazer na capital galega

A Variante Espiritual do Caminho de Santiago Português

O Cebreiro: uma das jóias do Camino de Santiago.

 

Um abraço e até a próxima!

Buen Camino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima