Las Médulas Espanha

Um incrível passeio em Las Médulas, Espanha

Um incrível passeio em Las Médulas, Espanha

O Parque de las Médulas fica na região do Bierzo, em León, na Espanha. Está situado em uma zona cheia de pequenos povoados, que, por volta do século II d. C. foi ocupada pelos romanos. Isso porque eles encontraram ouro nessas terras e passaram a fazer sua extração. Neste texto, você vai saber como a chegada dos romanos transformou para sempre, a paisagem do local, que hoje, é Patrimônio da Humanidade.

 

+ Leia também sobre As Ruínas do Velho Airão, na Amazônia brasileira

 

O que são Las Médulas

Essas formações pontiagudas, de cor avermelhada que vocês viram na capa deste post, fogem bastante da típica paisagem de morros verdejantes da região do Bierzo. Apesar de encherem nossas vistas, nos fazendo pensar no quanto a natureza é maravilhosa, vale salientar que essas formações não são naturais. São as consequências da exploração humana.

Por volta do século I a.C., os romanos chegaram a esta região e, ao constatar a presença de ouro, passaram a trabalhar na extração do mineral. Os habitantes locais já realizavam a extração do ouro, mas os romanos elevaram as escalas com um método diferente.

Las Médulas são conhecidas como as maiores jazidas de ouro a céu aberto. Isso porque o ouro contido em sua região não se apresentava em forma de pepitas, mas sim, numa espécie de pó em meio ao solo. A solução para se conseguir o mineral, então, era implodir os morros com água e filtrar o ouro.

Para isso, os romanos represavam a água do Rio Sil e construíam galerias horizontais, com ramais verticais. A técnica de implosão consistia em soltar uma quantidade suficiente de água para umedecer o solo (que chegasse até os ramais verticais), e depois, abrir as represas, fazendo com que a força das águas causasse o desmoronamento dos montes e escoo da água, que se misturava aos minerais e cascalho.

Com isso, também se pode imaginar que a alteração da paisagem não se deu apenas pelas novas formações rochosas, mas também, morros (estabelecidos com os sedimentos), lagos e charcos. Logo. a presença de água também cria um novo bioma, com plantas, aves e animais que antes não se tinha na região.

 

Las Médulas Espanha
Vista de dentro de uma das cavernas, ou antigos túneis deixados pelos romanos.

O que fazer em Las Médulas, Espanha

Las Médulas, na Espanha, é um lugar cheio de história. A vila é pequena e basicamente está voltada para o turismo de visitas às formações rochosas. Assim, ademais de provar da gastronomia local, aí vai uma lista do que fazer em Las Médulas:

Visitar o Museu

O Museu Aula Arqueológica de Las Médulas oferece, no espaço do museu, conteúdos sobre a história local. Lá, se pode ter uma verdadeira aula de como os romanos explodiam os morros com água, para poder extrair o ouro. Bem como, entender porque essa prática tornou-se inviável.

Além disso, ainda é possível contratar visitas guiadas, com diversas opções de roteiros

 

Fazer trilhas

Existem algumas opções de trilhas. Mas atenção, não há restaurantes, cafés o banheiros, então não se esqueça de levar água, comida e proteção solar. Também poderia acrescentar o repelente, já que há bastante moscas no local.

Algumas rotas dão acesso às galerias (túneis) deixados pelos romanos. Porém, não está sempre permitido entrar, devendo-se respeitar os avisos. E por falar em avisos, as trilhas estão bem sinalizadas.

Percurso perimetral

Essa é uma rota circular de 14 km, que sai do povoado de Las Médulas. As paisagens são muito bonitas. Se avista vales e as Médulas.

Apesar de ser de baixa dificuldade, possui trechos de subida e é todo em terra. Por volta do quilômetro 10 dessa trilha, está o Mirador Orellán e também, a bilheteria para visitar as galerias deixadas pelos romanos.

Esse foi o percurso que escolhemos fazer e foi maravilhoso. Mas certamente voltaremos para conseguir conhecer um pouco mais o lugar.

 

Trilha de Las Valiñas

Esta é uma rota circular, de 4 km de extensão.  Sua beleza fica por conta do bosque de castanheiros centenários, e também por atravessar a extensão de Las Médulas. Neste caminho, é possível visitar as galerias da antiga mina romana, La Cuevona e La Encantada.

 

Rota do Reirigo

Esta rota leva ao cume do Pico Reirigo, a 979 metros de altura, o que pode tornar o percurso um pouco duro. Tem 5,4 quilómetros de comprimento.

 

Caminho  ao Lago Sumido

Ao contrário do anterior, este já é um percurso fácil de somente 2 km. A rota leva ao Lago Sumido e ao miradouro do Chao de Maseiros.

 

A Trilha dos Conventos

Esta rota liga o povoado de Las Médulas com a aldeia de Orellán e possui 4,3 km.

 

Las Médulas Espanha
Vistas da Trilha Perimetral

 

+ Sobre Castela e León: Viagens Inesquecíveis

 

Entrar nos túneis deixados pelos romanos

É possível visitar algumas cavernas ou galerias, desde que estas estejam abertas à visitação. Algumas estão na rota de trilha, como citado anteriormente. Mas há uma galeria bastante estruturada no Mirador de Orellán. O ingresso custa 3 euros e os visitantes recebem um capacete para poder entrar na galeria.

Ali se pode fazer dois percursos curtos. Um deles nos leva a uma caverna fechada, onde se pode observar ranhuras das picaretas dos trabalhadores. O outro, termina com uma grande janela aberta, de onde se tem uma bela vista dos paredões avermelhados das Médulas.

Eu confesso que subestimei esse passeio, e ao final, fiquei muito surpresa!

Las Médulas Espanha
Túnel cavado para posterior explosão.

 

Apreciar as vistas do Mirador Orellán

Para quem está apenas de passagem pela região e não podem deixar de admirar esta maravilhosa vista, esta é a melhor opção. O Mirador Orellán é o mirante com as melhores vistas panorâmicas para as formações rochosas de Las Médulas. Ele pode ser acessado a pé, por meio das trilhas, ou de carro. O estacionamento fica a uns 300 metros, e se deve subir uma ladeira para chegar ao mirante.

Nossa sugestão é visitar o Mirador Orellán ao entardecer, já que as luzes da Golden Hour promovem um verdadeiro espetáculo de cores!

Mirador Orellán
Vistas do Mirador Orellán ao entardecer

 

Visitar o Lago Somido

Para visitar o lago, também é possível fazer uma trilha, de apenas 2 km (ida e volta). Também trata-se de uma formação artificial, uma vez que o lago foi formado a partir de restos dos sedimentos das explosões e do desague da mesma.

Assim, obviamente, não foi somente as paisagens que sofreram alterações com as explorações dos romanos. O bioma também foi alterado. Além de lagoas, também se formaram charcos, que passaram a atrair pássaros de outras regiões. E com isso, plantas típicas desses biomas. Um exemplo é a lótus branca (lírio de água europeu), que cobre a superfície do lago nos dias próximos ao São João. Este é o único lugar da região de León que abriga a exuberante planta.

Las Médulas Espanha
Placas indicativas das rotas de trilha

 

Como chegar em Las Médulas

Las Médulas estão localizadas na região de León de El Bierzo, perto do rio Sil e do lago Carucedo. O parque está a 420 km de Madrid, sendo aproximadamente quatro horas e meia de carro, pela estrada A-6.

O acesso em transporte público não é muito viável, sendo a melhor opção, viajar de carro. Contudo, desde Ponferrada, a capital de El Bierzo, até Las Médulas, o percurso de cerca de 30 km é ofertado pela empresa de ônibus AUPSA. Mas há também viagens de um dia com transporte e um guia especializado, que saem do mesmo destino.

 

Onde Comer ao visitar Las Médulas, na Espanha

Na vila de Las Médulas, há diversos restaurantes. Todos eles, ofertam comida caseira, com pratos típicos da região do Bierzo. Mas a maioria abre apenas para o almoço, e, dependendo da data da visita, a vila pode estar cheia de visitantes, sendo prudente, fazer uma reserva prévia.

E para quem gosta de embutidos, vale saber que León é famoso pela variedade de produtos. Se encontra cecina, chorizos, jamón, salsichón, etc. Mas a região possui um especial, o botillo. Mais que um embutido, o botillo é um prato! Isso porque aqui, costuma ser servido com batatas, acelga cozida e grão de bico. A iguaria é bastante similar ao chorizo espanhol. Contudo, a carne de porco não é separadas dos ossos e cartilagem, dando ao alimento, um sabor mais acentuado.

Botillo
Botillo, servido com grão de bico, acelga e batatas.

A maioria das pessoas que visitam Las Médulas, não costumam pernoitar na vila. Mas se você tem essa intenção, vale saber que poucos restaurantes oferecem jantar, e os que oferecem, fecham bastante cedo. Então é melhor informar-se no lugar onde você se hospedará.

Mas, como as cores desse lugar são incríveis ao entardecer, nós recomendamos fortemente, a estadia de uma noite na região. E na descida do Mirador de Orellán, pode aproveitar para jantar no restaurante O Palleiro do Pe do Forno, que oferta um variado cardápio de comidas da região, além de incluir receitas inspiradas na culinária romana. Uma experiência à parte!

O Palleiro
Carne preparada com condimentos segundo livro de receitas romano.

 

Gostou deste post sobre Las Médulas, na Espanha?

Então não deixe de ler os outros posts que fizemos sobre a Espanha!

E não se esqueça de comentar o que achou deste post!

Um abraço e até breve!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima