O Lavandário de Cunha

O Lavandário de Cunha

O Lavandário de Cunha

O Lavandário de Cunha está situado no Vale do Paraíba, a 230 km de São Paulo, e a 40 km da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Para chegar nas plantações de lavanda, que ficam no espaço rural pertencente à cidade de Cunha, e é um destino perfeito para quem está viajando de carro pela região. Quem gosta de flores ou do apaziguador cheirinho da lavanda vai se encantar com este local, que ajuda a promover as belezas do Turismo Rural.

Cunha tem 21 mil habitantes e possui tradição na produção de peças artesanais, principalmente em cerâmica. Aliás, é também a maior produtora de pinhão do estado de São Paulo. A região é ainda, bastante frequentada por aqueles que gostam de desfrutar do turismo de natureza. Isso porque está localizada em meio aos planaltos de Bocaina, Paraitinga e Paraibuna, e das serras do Mar e de Quebra-Cangalha. A área está repleta de cachoeiras e espaços para trilha. Também é possível, durante a estadia na região, percorrer partes da Estrada Real que chega em Paraty, a antiga via colonial que escoava o ouro de Minas Gerais para Portugal.

Campo de lavanda
Campo de lavandas

O Lavandário de Cunha

A idealizadora dos campos de lavanda considera o projeto uma forma de arte dentro do meio rural. O espaço foi inaugurado em 2015, mas o projeto teve início anos antes. Os campos, que se iniciaram com 40 mil pés de lavanda,  ocupam cerca de 5 hectares e os produtores optaram pelo plantio orgânico, ou seja, sem uso de agrotóxico, e os fertilizantes adquiridos a partir de resíduos vegetais. Aliás, o cuidado com o meio ambiente é uma das bandeiras levantadas pela empresa. E com sorte, você verá alguma seriema passeando por ali.

As mudas vieram da França e foram estudadas diversas espécies antes de iniciarem os plantios. Atualmente, a maior parte do plantio é de dois tipos, a Lavanda Stoechas e a Lavanda Dentata, que tem garantido florada durante o ano todo. Além delas, há canteiros de outras variedades de lavanda.

Contudo a paisagem nada tem a ver com os famosos campos provençais, apesar da similaridade climática. Isso porque o local está num ponto alto e rodeado pelas serras, que mais parecem verdes ondas no horizonte. Ali, o clima é tropical de altitude, isto é, a temperatura é amena durante todo ano, não passando de 30ºC no verão, mas com inverno frio e seco.

A poda das flores é feita de maneira escalonada, ou seja, um rodízio para manter o espaço florido todo o ano, com o intuito de receber os turistas.

O Lavandário de Cunha
Espaço de café e loja

Experiência

Estivemos pela primeira vez no Lavandário, em 2016. Na ocasião, o projeto ainda estava no início e as estruturas ainda em desenvolvimento. Ainda assim, me lembro de ficarmos maravilhados com o local e já sair espalhando as fotos entre os amigos, estimulando a visita ao local. Como vivíamos na região, costumávamos levar ao local os amigos e familiares que nos visitavam. 

Certamente, o momento mais interessante para estar no lavandário é próximo ao pôr do sol. Primeiramente porque o passeio de carro pelas curvas estradas em meio aos morros até chegar no local são encantadoras. Depois, porque a a luz e os aromas estão perfeitos neste horário, seja para uma sessão fotográfica, seja para um momento relaxante de contemplação.

Pôr do Sol O Lavandário de Cunha
Vistas pôr-do-sol no Lavandário

Os produtos do Lavandário de Cunha

Além de uma cafeteria cheia de artigos que exploram os aromas e sabores da lavanda, a empresa oferta diversos produtos de uso culinário, terapêutico, de cuidados pessoais e do lar. Também conta com um espaço de bem-estar, com opções de massagens com os produtos da loja. Mas é necessário agendar estes serviços com antecedência.

Atualmente, o Lavandário ainda oferece o Turismo de Experiência, onde os visitantes podem participar de atividades como plantar, colher ou acompanhar a destilação do óleo essencial. Este serviço é ofertado uma vez ao mês e com vagas restritas, sendo necessário estar atento às datas e verificar a disponibilidades antes de planejar o passeio.

Vale comentar que além do cultivo de lavandas, a empresa conta também com um apiário, já que a oferta de alimento é abundante.

O espaço está aberto à visitação entre sexta-feira e domingo, e também nos feriados. Os valores de ingresso, produtos e serviços ofertados podem ser encontrados no site do Lavandário de Cunha, bem como a história do projeto e da cidade.

Lavandário
Caminhos entre as lavandas

Gostou deste post?

Então apoie nosso projeto comentando e compartilhando este conteúdo. E não deixe de contar sobre sua experiência no Lavandário ou em lugares charmosos como este!

Pra conhecer mais sobre o nosso projeto e destinos como este, acesse nossa página inicial ou nosso blog, que está cheio de dicas de viagem!

Um abraço e até logo!

2 comentários em “O Lavandário de Cunha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima