Paisagem Tirol

O que fazer no Tirol, Áustria?

O que fazer no Tirol, Áustria?

O Tirol é uma região digna dos cenários de cartões postais ou daqueles quadros de montanhas presentes na casa de muitas vovós. Um lugar perfeito para visitar em qualquer estação do ano. No inverno, abrem algumas das melhores estações de esqui da Europa. Na primavera, surgem flores raras, que só florescem nas montanhas dos Alpes. Já no verão, as colinas são cobertas de verde e um clima sempre agradável. Por outro lado, o outono é famoso pelas paisagens amarelas e laranjas.

Neste texto vamos dar dicas sobre o que fazer no Tirol, na Áustria. Acima de tudo, traremos informações para você poder aproveitar ao máximo a cultura e a gastronomia tirolesa.

 

Onde fica o Tirol?

O Tirol é uma região histórica e geográfica localizada na parte central dos Alpes. Devido ao isolamento, o território desenvolveu uma identidade cultural própria.

Até 1920, toda a região pertencia ao Império Austro-húngaro. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os tiroleses, como o povo dessa região é chamado, tiveram o seu território dividido entre dois países: a Itália e a Áustria. Assim, na porção italiana, corresponde às províncias de Bolzano, Trintino e Alto Ádige. Já a parte austríaca, está localizado no estado autônomo do Tirol.

No texto de hoje vamos falar especificamente sobre o Tirol Austríaco. Nesse sentido, viajaremos pelo terceiro maior estado da Áustria, onde reside um quinto da população do país.

Mapa do Tirol
Localização do Tirol, atualmente dividido entre a Itália e a Áustria.

 

Como chegar no Tirol Austríaco?

A cidade de Innsbruck é a capital administrativa do Tirol e o maior município da região. Ela está localizada cerca de 470 km de Viena e 160 km de Munique, na Alemanha.

O Tirol possui um aeroporto regional em Innsbruck, com conexão para as principais cidades europeias. A capital também possui linhas de ônibus que conectam a região com Viena, Munique, Frankfurt, Berna, Roma e Milão.

Também existem dezenas de empresas turísticas que oferecem passeios entre Viena, Halstatt e o Tirol. Contudo, recomendamos cuidado, pois são distâncias consideráveis. O Tirol merece um passeio tranquilo e pacotes de um dia, saindo de Viena, vão fazer você só ver estrada.

Nesse sentido, Innsbruck torna-se um bom ponto de partida para conhecer a região. Dormir na cidade ou faze-la de base é uma boa estratégias para pensar um roteiro pelo Tirol.

Mapa Tirol
Localização do Tirol Austríaco.

 

Como conhecer o Tirol?

Acreditamos que a maneira ideal para se conhecer a região seja alugando um carro. Além de ter uma maior liberdade de locomoção, dirigir torna-se a única forma de alcançar alguns povoados isolados e mirantes de tirar o fôlego.

Por outro lado, também existem ônibus municipais que conectam Innsbruck com os principais povoados do Tirol. Entretanto, os horários são bem restritos, tendo dias da semana que não existem linhas em funcionamento. Caso escolha o ônibus como forma de locomoção, recomendamos observar com atenção o quadro de horários ao planejar o seu passeio.

Outra opção é o trem. A linha de Innsbruck a Bludenz passa por vistas maravilhosas, ligando algumas vilas bonitas. É uma boa opção de locomoção no inverno, uma vez que é difícil dirigir pelas estradas do Tirol nessa época do ano. A empresa estatal austríaca permite levar bicicletas em seus vagões, o que possibilita uma maneira diferente para aproveitar a região.

Carro Tirol
As fantásticas vistas das estradas do Tirol.

 

O que fazer no Tirol?

Uma viagem ao Tirol pode variar conforme a época do ano em que for feita a visita. As paisagens e passeios vão depender da data escolhida. Em outras palavras, algumas das atividades que levantaremos a seguir podem ser inviáveis no inverno.

Seguem as nossas sugestões:

 

Caminhadas

No Tirol existem mais de 25 mil quilômetros de trilas registradas. A variedade é enorme: desde caminhos propícios para famílias até verdadeiros desafios para montanhistas.

Geralmente são trilhas bem sinalizadas, com circuitos pré-estabelecidos. Além disso, é de extrema importância respeitar os sinais e caminhar pelos locais permitidos. Para as trilhas mais avançadas, existem algumas agências que oferecem guias experientes para acompanhar os mais aventureiros.

Alguns passeios podem durar mais de um dia, tendo ou não abrigos para pernoitar. Assim, é importante planejar bem antes de realizar estas empreitadas.

No centro de informações turísticas de Innsbruck é possível encontrar a relação completa das trilas homologadas.

Caminhar Tirol
Existe uma fantástica estrutura para caminhada no Tirol.

 

Bicicleta

O ciclismo é um esporte muito querido pelos austríacos. A maioria dos meios de transporte públicos, como ônibus e trens, permitem a entrada com uma bicicleta. Igualmente, muitos hotéis incluem na hospedagem o aluguel de bikes e ferramentas de proteção.

O Tirol possui ótimas trilhas para se fazer com bicicleta, além de dispor de uma rede bem completa de ciclofaixas. Mesmo nos lugares sem faixa específica para bicicletas, existe uma consciência de respeitar os ciclistas nas estradas.

Igualmente, é possível encontrar várias lojas de aluguel de bicicleta. Encontradas nas principais cidades do Tirol, possuem modalidades por hora, dia e até semanal.

Bicicleta Tirol
Andar de bicicleta no Tirol: uma experiência gratificante.

 

Esqui

A cidade de Innsbruck já sediou duas vezes as Olimpíadas de Inverno. Além das maravilhas naturais, existem mais de 80 estações de esqui que oferecem várias modalidades de esportes invernais. Lugares como Hochzeiger e Silvapark Galtür são ideais para as famílias. Por outro lado, pistas como a de Hahnenkamm, são exclusivas para atletas profissionais com credenciamento.

O Esqui é tão difundido nessa região que o Inverno acaba sendo a estação mais cara, pois é considerada de alta temporada. Dessa maneira, é fundamental agendar com antecedência a hospedagem e alguns dos passeios mais concorridos para quem deseja visitar Innsbruck nessa época do ano.

Tirol Inverno
Estrada perto de Innsbruck no inverno.

 

História e Cultura

Devido ao isolamento geográfico, a região do Tirol conseguiu manter sua identidade cultural com o passar dos séculos. Ela manteve certa independência, mesmo sendo ocupada por potências estrangeiras.

A Idade Média foi um momento de florescimento da cultura tirolesa, com o desenvolvimento de um dialeto regional, vestimentas próprias, músicas tradicionais e características únicas. Nesse sentido, nasceu uma identidade nacional que marca até hoje a sua população.

Mesmo quando o território passou para as mãos dos poderosos Habsburgos, a autonomia regional foi mantida. Na realidade, essa poderosa dinastia difundiu a cultura tirolesa por toda a Áustria. Nesse sentido, o passado imperial pode ser visto em luxuosos palácios, como o de Hofburg, em Innsbruck.

Centro de Innsbruck

 

Gastronomia

O Tirol possui uma gastronomia de montanha. Originado da necessidade dos camponeses aguentarem o trabalho no campo, é focado em pratos quentes, encorpados e nutritivos. Pratos como o Speckknödel, massa de pão cozida com bacon, serviam para sustentar um longo dia de trabalho.

Como em vários locais de língua alemã, os embutidos são bastante difundidos. Da mesma maneira, o Tirol é famoso por suas vacas leiteiras, produzindo laticínios de qualidade, como o Tiroler Graukäse, um saboroso queijo com Denominação de Origem Protegida.

Para os mais audaciosos, com um espaço natural tão vasto, é possível encontrar vários pratos feitos com carne de caça. Como exemplo, temos o Hirschfleisch, um delicioso escalope feito com carne de cervo, cogumelos e cebola.

Speckknödel
O delicioso Speckknödel, perfeito para os dias frios do Tirol.

 

+Leia mais sobre a gastronomia espanhola em: 11 pratos para mergulhar na cultura da Espanha

 

Lugares Incríveis para conhecer

Vamos elencar de forma breve algumas cidades, vilas e atrações para melhor conhecer as belezas do Tirol Austríaco. Prometemos escrever no futuro um texto mais completo sobre cada um deles.

 

Innsbruck

Construída na confluência do rio Inn com o Sill, a cidade teve uma grande importância na Idade Média como a moradia dos duques do Tirol. Este passado glorioso pode ser revisitado em magníficas construções, como na Catedral de St. Jakob e no antigo palácio de Goldenes Dachl.

Com a conquista da região pela Áustria, Innsbruck tornou-se uma cidade imperial, residência oficial dos príncipes  Habsburgos. Prova disso, são os luxuosos palácios de Ambras e de Hofburg. Ambos em estilo barroco, são ótimas opções de passeio para os amantes da história.

Innsbruck é muito agradável para uma caminhada tranquila por sua ruas arborizadas. São inúmeros cafés e restaurantes para aproveitar esta encantadora cidade, coração do Tirol austríaco.

Innsbruck
O belo rio Inn, passando por Innsbruck.

 

Igls

Nesse pequeno povoado, bem próximo de Innsbruck, existe uma ótima estrutura para os amantes do esqui. Estruturada para receber as Olimpíadas de Inverno de 1976, a vila consta com tobogãs, teleféricos e um funicular.

Igls Austria
A pequena vila de Igls, com suas casas típicas de madeira.

 

Wattens

Esta pequena cidade, com menos de 7 mil habitantes, é sede da famosa fabrica de cristais Swarovski. A empresa possui um interessante museu, que conta a história da empresa e das belas pedras produzidas por lá. A coleção possui um incrível muro de 11 metros feito inteiramente com cristais, além do maior cristal já encontrado no mundo.

Entrada do museu
Entrada do fantástico museu dos cristais Swarovski.

 

Achensee

Anchensee é o maior lago do Tirol, com quase 9 km de diâmetro. Possui uma estrutura bem desenvolvida, onde se pode caminhar pelas inúmeras trilhas, navegar pelas tranquilas águas ou esquiar nas estações de esqui da região.

Outra atração é a Igreja de St. Wolfgang. Construída em 1487, em estilo gótico, é um cenário maravilhoso que combina perfeitamente com a paisagem do lago.

Lago Achensee
O tranquilo lago Achensee.

 

Alpbach

Uma pequena vila, localizada cerca de 1000 metros do nível do mar, é um exemplo maravilhoso da cultura tirolesa. Repleta de casas construídas de madeira, com o estilo típico da região, fazem do passeios por suas tranquilas ruas uma experiência imersiva. Por todos estes motivos, Alpbach recebeu o título de cidade mais bonita da Áustria.

Vales do Tirol
O maravilhoso vale ao redor de Alpbach,

 

Zillertal

O vale do rio Ziller se extende até a fronteira com a Itália. É uma região repleta de trilhas para poder aproveitar o ar puro das montanhas, passando por vilas minúsculas e repleta de cultura. A cidade de Tuxertal, com várias opções de hospedagem, é um bom ponto de partida para conhecer as belezas desse vale.

Vale Zilertal
Vale de Zilertal, no Tirol Austríaco.

 

Plansee

Se o seu objetivo é ver aquelas paisagens típicas dos Alpes, tão comuns em calendários, o lago Plansee é uma ótima opção. Situada em um região isolada (o primeiro carro só chegou ali em 1947), possui agradáveis trilhas que percorrem a região. Nos meses de verão, algumas empresas oferecem barcos que fazem passeios pelo lago.

Plansee Tirol
O cristalino lago de Plansee.

 

Gostou deste post sobre o que fazer em no Tirol?

Se você gostou desta dica sobre o que fazer no Tirol, Áustria,  então não deixe de comentar!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Já entramos na terceira semana do desafio! Acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil, também já ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz.

 

Até o próximo post!

2 comentários em “O que fazer no Tirol, Áustria?”

    1. Olá, Maria Selma!
      Infelizmente, ainda não temos. Mas se precisar de alguma ajuda para organizar sua viagem ou apenas reunir informações, adoraríamos ajudar! Nos escreva um e-mail e podemos trocar algumas idéias! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima