Hospedagem Alemanha

Quais os tipos de hospedagem na Alemanha?

Quais os tipos de hospedagem na Alemanha?

A Alemanha é uma país de vasta beleza cultural e natural. Seja passear pela moderna Berlin ou caminhar nos verdes bosques da Bavária, você vai encontrar algum lugar que combina com o seu estilo de viagem.

Desde a reunificação da Alemanha em 1990, o país teve um aumento constante no número de visitantes. Como exemplo, somente em 2019, foram quase 40 milhões de pessoas visitando o país. Como resultado, o governo alemão teve que estruturar todo o seu setor turístico para receber a crescente demanda.

Para os visitantes que não falam alemão (como nós), as categorias de hospedagem da Alemanha pode parecer um pouco confusas.  Praticamente não existem explicações em outras línguas, principalmente nas cidade menores e pouco visitadas por estrangeiros.

Hospedagem
Além do idioma, as letras góticas dos estabelecimentos são de difícil leitura.

Confessamos que em nossas primeiras viagens para a Alemanha ficamos bem perdidos. Sobretudo, pagávamos caro nas hospedagens por não conhecer a classificação e os termos utilizados. Procurávamos  palavras conhecidas como Hotel ou Hostel, sem saber que existiam categorias mais baratas.

Por esse motivo, escrevemos este texto sobre os tipos de hospedagem na Alemanha para ajudar futuros visitantes a não passar situações parecidas com a que enfrentamos!

 

+Leia mais sobre hospedagem na Espanha

 

Herberge

Os herberge ou albergues são a modalidade mais econômicas de hospedagem na Alemanha. Estão presentes em todo o país, mas são mais frequentes nas cidades maiores. Tratam-se de estabelecimentos que oferecem camas em quartos coletivos. Do mesmo modo, também disponibilizam espaços coletivos como cozinha e sala de estar. Em outras palavras, são ótimos ambientes para a socialização.

Albergue
Uma cama com televisão em cada beliche.

A principal modalidade nessa categoria são os Jugendherberge, ou Albergues da Juventude. Atualmente, são mais de 450 unidades por toda Alemanha. Pessoas com até 25 anos podem se hospedar com preços reduzidos. Entretanto, visitantes com idades superiores também podem se hospedar nesse tipo de albergue, pagando uma pequena diferença em ralação aos mais jovens.

Um ótimo exemplo dessa modalidade é o Albergue da Juventude de Nuremberg. Situado em uma localização central, possui uma infraestrutura moderna e confortável. Além disso, a hospedagem foi construída na antiga estalagem do castelo, uma oportunidade incrível de dormir dentro de um lugar histórico por um preço bem acessível.

Albergue Nuremberg
Entrada do Albergue da Juventude de Nuremberg, dentro do castelo da cidade.

 

Fremdenzimmer

Aqui começamos nossa sopa de letras para quem não fala alemão. Os Fremdenzimmer são casas privadas que alugam quartos para os turistas. São opções confortáveis e costumam ter preços mais baixos que outras modalidades de hospedagem. Nesse sentido, se assemelham ao conceito inglês de Bed and Breakfast.

A grande maioria ofere café da manhã, roupa de cama e toalhas. Também acabam sendo boas oportunidades para vivenciar a cultura local, ao se hospedar com uma família alemã.

Por outro lado, muitos não possuem letreiros ou sinalizações chamativos. A melhor forma de identificar um Fremdenzimmer  são placas colocadas na frente das casas, com os dizeres: “Zimmer frei” (ou quarto livre).

Zimmer frei
Plaquinha indicando quartos disponíveis.

 

Gästehaus

Em uma tradução literal, Gästehaus significa “casa de hospede”. São estabelecimentos parecidos com as nossas pousadas. Em outras palavras, são casas familiares convertidas em hospedagem turística.

Com sinceridade, são nossas modalidades favoritas de hospedagem na Alemanha. Além de possuirem bons preços, costumam ser lugares aconchegantes e familiares.

A grande maioria costuma ter bares ou restaurantes integrados, geridas pela própria família. São lugares com boa comida, seguindo métodos caseiros e tradicionais. Assim, são oportunidades incríveis para conhecer a cultura local.

Alguns desses estabelecimentos estão em lugares bem isolados e sem placas indicativas. Nossa dica é passar nos centros de informações turísticas que costumam ter uma relação com todos os Gästehaus existentes na região.

Gasthaus
O letreiro de um Gästehaus e de um Fremdenzimmer no mesmo estabelecimento.

Em algumas regiões eles são chamados de Gästehof, geralmente localizado em zonas rurais. A diferença entre os termos é mais relacionado ao tamanho da propriedade, já que hof é fazenda em alemão. Outro termo que encontramos, este mais presente na Áustria e sul da Alemanha, era Gastzimmer. Similarmente, todos eles se referem a pousadas familiares.

Por fim, em termos de classificação, todos eles são pontuados de uma a quatro estrelas.

Gasthof
Um Gasthof no centro de St. Johann, Áustria.

 

Pensionen

As pensões são modalidades mais simples de hospedagem na Alemanha. Geralmente, estão classificadas abaixo dos Hotéis, mas acima dos albergues.

São estabelecimentos que oferecem quartos, podendo ou não ter banheiro privativo dentro deles. Igualmente, também devem oferecer lençóis e toalhas de banho.

Em suma, são boas opções econômicas para as cidades grandes, principalmente se você não quer dividir quarto com outras pessoas, como nos casos dos albergues.

Pensão
O quarto de uma pensão em Rothenburg ob der Tauber, Alemanha.

 

Hotéis

Existem mais de 8 mil hotéis por toda a Alemanha. Eles costumam ser um pouco mais caros do que o encontrado em outros países da Europa. Por outro lado, geralmente possuem uma estrutura muito boa. Um hotel, mesmo o mais simples, costuma ter um bom grau de conforto e comodidade.

A classificação é um pouco diferente do que o sistema brasileiro. A divisão é feita em categorias específicas, conforme o tamanho dos quartos e os serviços que o hotel oferece para os seus hospedes. Estas são as hierarquias dos hotéis na Alemanha:

  • Tourist Hotel:  os quarto simples devem possuir 8m², enquanto os de casal 12m².
  • Standart Hotel: a categoria mais padrão, nela os quarto simples possuem 12m², e os de casal 16m². Também devem possuir cosméticos oferecidos.
  • Komfort Hotel: nessa categoria o quarto simples deve ter 14m², e o duplo 18m². Além disso, devem ofertar serviços de quarto, como o pedido de refeições, lavanderia, etc.
  • First Class Hotel: Já nesta categoria, o quarto simples possui 16m² e o de casal 22m². Além dos serviços citados nos níveis anteriores, devem possuir um restaurante e ter um acesso a computador no quarto.
  • Luxe Hotel: Na última categoria, os quartos simples possuem 18m² e o de casal 26m². Em suma, devem possui os todos os demais serviços. Também devem incluir um cofre na habitação e um nível maior de conforto.
Hotel
Entrada de um hotel em Hechingen.

 

Apartamentos Turísticos

Uma solução para fugir um pouco do problema linguistico é alugar uma das diversas opções de apartamentos turísticos. Aplicativos, como o AirBNB, estão bem estabelecidos na Alemanha. Semelhantemente, a maioria dos anfitriões sabem falar inglês e estão preparados para receber turistas estrangeiros.

Acima de tudo, os alugueis de apartamento permitem uma maior privacidade e imersão na vida local, pois você terá a sensação de estar morando na cidade. Sem falar na oportunidade de poder comprar ingredientes regionais e tentar fazer algum prato tradicional que provou em um restaurante. Nós adoramos fazer essa experiência!

São diversas opções de apartamentos, casas, chalés e quartos. Muitas vezes sendo a única alternativa de hospedagem em determinadas regiões rurais afastadas.

Apartamento Turísticos
Charmosa casa que alugamos em Hargesheim, única opção de hospedagem do povoado.

 

Gostou destas dicas de hospedagem na Alemanha?

Então apoie nosso projeto comentando e compartilhando este conteúdo. Também iríamos amar receber o seu relato de viagens inesquecíveis!

Pra conhecer mais sobre o nosso projeto e destinos como este, acesse nossa página inicial ou nosso blog, que está cheio de dicas de viagem!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Portanto, acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil. Também já ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz.

Um abraço e até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima