Polbo a Feria

Onde comer Tapas em Santiago de Compostela

Onde comer Tapas em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é a capital da Galícia. Os habitantes da cidade possuem muito apreço pela cultura galega e adoram compartilhar a sua rica gastronomia com todos os visitantes. Um passeio pelas ruas do centro histórico vão proporcionar vitrines de restaurantes expondo orgulhosamente seus produtos, com placas informando se tratar de produtos locais e da terra.

Mesmo as Tapas estarem mais associadas com a cultura espanhola, esse costume se incorporou profundamente por toda a Galícia. São vários os restaurantes e bares que oferecem de forma gratuita um acompanhamento para a bebida. Alguns são mais bem elaborados, outros podem ser simples batatas chips e existem os estabelecimentos que agraciam os visitantes com produtos típicos.

Tapas em Santiago de Compostela
Caminhando pelas ruas medievais de Santiago de Compostela.

Nesse sentido, Santiago de Compostela se destaca como um dos cenários mais interessantes para “sair de Tapas” na Galícia. Por se tratar da cidade mais visitada da Galícia, ela apresenta um vasto cenário gastronômico, com diversas opções interessantes.

Para ajudar nossos leitores a terem as melhores experiências, selecionamos 6 lugares imperdíveis para aproveitar as melhores tapas de Santiago. São locais próximos entre si, o que permite fazer uma ótima “movida”: ir de bar em bar, pedindo uma bebida, provando a tapa local, e seguir para o próximo.

Em todas as indicações, informaremos se elas oferecem tapas gratuitamente e também indicamos outros pratos que valem a pena provar nesses estabelecimentos.

+Conheça mais sobre tapas em: O que são as tapas espanholas? 

A Noiesa

Endereço: Rúa do Franco, 40

Tapas: Gratuita

O que provar: Polbo á Prancha

Custo: Médio

O restaurante A Noiesa é um daqueles lugares que quando conhecemos, queremos provar todos os pratos do cardápio. Com um ambiente super agradável, possui o conceito de promover produtos frescos e típicos da culinária galega.

Por isso, recomendamos experimentar o polvo, tão tradicional na gastronomia local, feito na chapa, depois tostado com maçarico. Ele vem acompanhado com um purê de batatas que combina com perfeição.

Noiesa: Tapas
O Polvo com purê de batas.

Além disso eles dispõe de uma variada carta de vinhos galegos, algumas só encontradas no restaurante, pois eles possuem parcerias com diversos produtores locais. Um lugar perfeito para brindar o final do caminho de Santiago ou simplesmente aproveitar a vida.

 

Fogar do Santiso

Endereço: Rúa do Franco, 36

Tapas: Gratuita

O que provar: Queimada e Produtos de temporada (perguntar ao atendente).

Custo: Médio

Outro exemplo de estabelecimento que respeita profundamente os produtos locais é o Fogar do Santiso. Não podemos indicar nada específico, pois o restaurante não possui cardápios fixos, só vendendo alimentos de temporada e produzidos na Galícia.

A especialidade na casa são alimentos feitos na brasa, em especial as famosas terneiras galegas. É possível ver todo o processo de preparo, uma vez que a cozinha é aberta ao público em uma vitrine. Também temos uma forte responsabilidade ambiental, pois todas as carnes foram criadas em liberdade e com selos ecológicos da União Européia.

Tapas em Santiago
A famosa carne galega.

O que sim podemos indicar, é participar de um ritual tradicional da Galícia, realizada de forma bem didática no Forgar: a Queimada. Trata-se de uma bebida, feita em um grande jarro de barro. Jogam-se ali o aguardente, ervas, cascas de laranja, sementes de café e canela. Depois ateia-se fogo, enquanto se conjura palavras mágicas. Com profundas raizes celtas, essa bebida acaba se tornando um espetáculo para ser aproveitado por todos os presentes.

 

O Filandón

Endereço: Rúa da Acibechería, 6

Tapas: Gratuita

O que provar: Jamón e a tábua de queijos galegos.

Custo: Baixo

O Filandón é nossa recomendação para os que querem conhecer uma típica taberna galega. Um espaço pequeno, dentro de uma construção medieval, com poucas mesas e uma lareira. Não existe cardápio, tendo todas as informações presentes em um lousa ou com o próprio atendente.

Porém, mesmo modesto, a taberna agrada pela variedade de vinhos regionais. Logo na entrada estão expostos todos os embutidos e queijos galegos oferecidos no bar. Um local perfeito para tomar uma boa bebida, sempre acompanhada de uma tábua repleta de produtos típicos.

Copas em Santiago
Vinho galego e tapas típicas.

El Papatorio

Endereço: Rúa do Franco, 20

Tapas: Pagas

O que provar: Tapas preparadas no dia.

Custo: Médio

O Papatório é um restaurante especializado em Tapas, com uma interessante seleção de aperitivos. Geralmente eles expõe todas as opções em uma vitrine, logo na entrada, para o cliente ter uma idéia do que pedir. São comidinhas que variam com a época, indo desde cumbucas de sopas até espetos de moluscos.

Diferente de outros lugares indicados aqui, as tapas deste estabelecimento são pagas. Por outro lado, costumam ser mais bem elaboradas e com tamanhos que podem ser compartilhados entre duas pessoas. Recomendamos fazer um verdadeiro rodízio de tapas, experimentando as várias opções ofertadas.

Tapas
Chuleta com Batas e Salada com nozes no Papatorio.

 

O Pátio

Endereço: Rúa do Franco, 33

Tapas: Gratuita

O que provar: Sentidiño

Custo: Médio

Mais uma boa opção presente na Rúa do Franco, O Pátio possui um espaço muito agradável, com jardim interno e uma decoração acolhedora. Aqui recomendamos os drinques, em especial um chamado Sentidiño. Ele é preparado com um vinho branco de uvas albariñas, ervas e frutas. Uma das melhores bebidas que provamos em Santiago!

O próprio nome do drinque remete ao orgulho regional. Sentidiño é uma palavra que só existe na língua galega, que significa se preocupar com o sentido coletivo, fazer as coisas com juízo. Uma palavra que minha avó (galega), falava sempre que eu saia de casa. Uma palavra que traz conforto, e boas lembranças.

Sentido
Drink Sentidiño

 

La Tita

Endereço: Rúa Nova, 46

Tapas: Gratuitas

O que provar: Tortilla de Patatas

Custo: Baixo

Recebemos a indicação de ir conhecer o bar La Tita de uma galega, que jurava ser a “melhor tortilha da Espanha”. Como adoramos esse prato, fomos experimentar, e não nos arrependemos! Eles fazem na medida certa, sem ser muito seca ou com muito caldo de ovo cru (como encontramos em alguns lugares).

Tapas em Santiago de Compostela
A famosa tortilla de patatas dp bar La Tila.

O bar La Tita é muito frequentado por jovens e estudantes, o que faz ser um local sempre com fila para entrar. Eles não fazem reserva, então se prepare para esperar um pouco do lado de fora. Mas vale a pena, pois a combinação da tortilha e de uma cerveja geladinha é de alegrar o coração.

 

+ Leia mais sobre tapas na Espanha em: Onde comer tapas em Sevilha?

 

Gostou deste post sobre as opções de tapas de Santiago de Compostela?

Se você gostou deste post sobre as deliciosas tapas de Santiago, compartilhe com seus amigos, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos.

E então, deixe seu comentário sobre outras opções para se aproveitar a vida gastronômica galega, e nos conte sua experiência saboreando suas tapas favoritas.

Por último, gostaria de lembrar que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Não deixe de acompanhar!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022

Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima