Tapas

O que são as tapas espanholas?

O que são as tapas espanholas?

Se você já foi à Espanha ou aprecia a cultura espanhola, já deve ter ouvido falar nas tapas, um elemento tradicional por todo o país. E neste post, vamos contar tudo sobre essa tradição.

 

O que são as tapas?

As tapas são pequenas porções de comidas para beliscar, que acompanham uma bebida. Podem ser  petiscos, como amendoim, milho (frito), batata chips, azeitonas, jamón, queijo, etc.,  ou uma porção bem pequena de algum prato. E aí, posso dizer que já comi de tudo, desde tortilha, empanada, sopa de lentilha, almôndegas, carne de panela, macarrão, pimentão recheado, croquetas, e um tanto mais de coisas. Na maioria das vezes, não é nada sofisticado, mas confesso que o teor inusitado da tapa, muitas vezes é surpreendente! Não estranhe se te servirem uma cerveja com um potinho de jujubas. E depois do estranhamento, você percebe que é até uma combinação interessante!

Dois aspectos são bastante interessantes sobre as tapas. O primeiro é que sempre celebra a gastronomia regional. O segundo é que para cada tipo de bebida, existe uma espécie de harmonização. As mais simples, em geral,  acompanham a cerveja. Já as mais elaboradas, acompanham os drinks e os vinhos. Já para os cafés e sucos, é sempre algo doce, como um biscoito, bolo ou churros.

Em geral, nos bares, elas são gratuitas, e se você quiser algo mais sofisticado, vão custar pouco. Estima-se que mais de 60% dos restaurantes espanhóis ofereçam tapas de maneira gratuita e alguns deles possuem até um “menu do dia” com as tapas para você escolher qual vai acompanhar a sua bebida. Mas de maneira geral, o cliente não escolhe o acompanhamento que será posto à mesa.

Tapas
Neste bar nos serviram junto com a cerveja algumas fatias de chorizo e pimentões de padrón.

Já nos restaurantes, você pode pedir tapas como se fossem as nossas porções de entrada. Os preços são variáveis, assim como a quantidade.

 

Como surgiu essa tradição?

A origem desta tradição, é bastante discutida. O que se conta é que esse hábito começou séculos atrás, em tabernas, onde as bebidas eram servidas com um pedaço de pão ou de jamón tapando o copo, para que não entrassem moscas ou não caíssem sujeiras. Daí a origem do nome tapa, que em tradução para o português seria tampa. Mas existem inúmeras outras versões (inclusive, versões das versões).

jamón
O famoso jámon cortado em fatias.

Versões mais populares sobre a origem das tapas espanholas

Uma delas é a de que o Rei Alfonso, o Sábio (século XIII), recebeu de seu médico, ao tratar uma doença, a prescrição de tomar vinho. Mas sugeriu aos serviçais, que servissem junto, pequenas porções de comida, para amenizar os efeitos do álcool.

Outras duas versões, remontam ao século XVI, e têm por personagens centrais, os Reis Católicos Fernando e Isabel. Uma delas, conta que na época, haviam muitos acidentes com os condutores de carroça. Isso porque eles paravam nas tabernas para beber, e depois seguir viagem. Então, a rainha Isabel ordenou que as tabernas passassem a servir um prato com comida em cima do vaso de bebida para que os clientes só bebessem após esvaziar o prato e assim, evitaria que os condutores saíssem de lá embriagados. – Para mim, é a versão com menos sentido, mas vamos seguir…)

Outra narrativa envolvendo os Reis Católicos é que, em uma de suas viagens, passaram por Cádiz e entraram em uma taberna. Ao notarem a quantidade de moscas no estabelecimento, o rei Fernando solicitou algo para tapar seu copo. Lhe trouxeram então, uma fatia de queijo, apresentando-lhe como a tampa para sua taça.

E aqui temos outras versões alternativas para esta história. Uma delas envolvendo o rei Alfonso XIII, que estava nos jardins do magnífico hotel de Sevilha que leva seu nome, para o casamento de sua filha. Quando solicitou uma bebida, lhe trouxeram tapada com uma fatia de jamón, também para evitar que as moscas entrassem em seu copo. E assim, teria surgido a tradição. A outra, teria passado com o Rei Felipe II, durante sua visita às obras do Monastério do Escorial.

Também existe a explicação de que este hábito surge nas lavouras, já que os agricultores precisavam comer algo no meio da manhã para que tivessem forças para seguir trabalhando até a hora do almoço.

Por último, também conta-se que o hábito surgiu nas tabernas, quando perceberam que as comidas salgadas provocavam sede. Assim, serviam um pedaço de algo salgado para que seus clientes acabassem consumindo mais bebidas.

 

Quais tapas mais comuns na Espanha?

Aqui vale lembrar que as tapas envolvem a cultura regional. Existe algo comum em todo o país, mas as tapas mais comuns de serem servidas são:

  • Um pedaço de tortilha – muitas vezes, servido em cima de uma fatia de pão
  • Fatias de jamón ou outro embutido regional
  • Azeitonas – em geral, elas são temperadas, também representando a cultura local
  • Queijo curado da região
  • Salada russa – cada estabelecimento tem sua receita
  • Batatas bravas
  • Pipas (sementes de girassol tostada – e com casca)
  • Croquetas
Croquetas
Croquetas servidas como acompanhamento de um vinho branco. Muitos restaurantes espanhóis servem tapas de acordo com a bebida que você pede.

 

+ Leia também: 11 Comidas Típicas da Espanha: pratos para mergulhar na cultura espanhola

 

O Dia Mundial da Tapa

A proposta da tapa é tão interessante, que já foi copiada em diversos outros locais. E a tradição segue forte na Espanha, a ponto de instituirem o Dia Mundial da Tapa.

Este dia é celebrado na terceira quinta-feira do mês de junho. Normalmente, os bares e restaurantes são incentivados a celebrar a data, participando de um concurso para saber quem serve a melhor e mais original tapa. O concurso pode se estender por todo o mês (dependendo da cidade ou região) e as receitas são maravilhosas! Então, se estiver viajando pela Espanha durante o mês de junho, fique atento para saber se as cidades pelas quais vai passar, vão embarcar ou não no concurso.

Sair para Tapear

Os espanhóis desfrutam muito da vida nas ruas, seja com os amigos, seja com a família. Assim, sair para tapear virou o programa perfeito para o final de um exaustivo dia de trabalho. E na verdade, é como o nosso happy hour, onde nos juntamos com os amigos para falar de coisas aleatórias, dar risada, tomar algo e petiscar.

E qual seria o melhor dia para tapear? Bem… todos os dias há bares restaurantes abertos! Mas as pesquisas mostram que é nos finais de semana que a maioria das pessoas costumam sair para tapear.

Churros
Chocolate com churros – tapas espanholas

 

As Movidas

As movidas é uma outra forma de tapear. Mas aqui, ao invés de sentar-se em um bar por todo o período de tempo, a idéia é movimentar-se entre bares. Para cada bar, uma bebida e assim, uma tapa diferente.

 

+ Leia também: 11 bebidas para provar na Espanha 

 

Restaurantes de Tapas

Normalmente, os restaurantes ofertam uma carta de tapas, seja para comer como entrada, seja para quem quer ficar apenas com os petiscos. Mas também existem os restaurantes de tapas. E estes são excelentes opções para se conhecer a gastronomia local, já que fazem versões de pratos famosos, em miniatura, ou até mesmo, releitura destes.

Em geral são tapas mais elaboradas, mais sofisticadas. Além disso, costumam ofertar um grande benefício para os cliente: o preço.

Calamares
Tapas espanholas: calamares fritos

 

As melhores cidades para tapear

Existem diversas listas ranqueando as melhores cidades para se tapear. Apesar de nem sempre haver um consenso, deixarei as que mais aparecem nesta lista. Algumas delas já provamos e concordamos com a lista. Mas a verdade é que cada lugar tem uma cultura e isso influencia em como as tapas são servidas. Sem contar as preferências dos clientes, claro!

  • Madrid
  • Granada
  • Cádis
  • Sevilha
  • San Sebastián
  • Lugo
  • León
  • Almería
  • Valladolid

 

Tapas x Pinchos – Qual a diferença?

Embora estejamos falando de comidas para petiscar, tapas e pinchos são duas coisas totalmente diferentes. As tapas são bastante flexíveis em sua elaboração, despojadas, sem regras culinárias e englobam absolutamente tudo da gastronomia espanhola.

Já os pinchos, ou pintxos, como se escreve em basco,  possuem outra origem e abarcam a cultura regional do País Basco. E por definição, os ingredientes estão presos por um palito (espetados) em um pão. Daí o termo, que refere ao espeto.

Contudo, os pintxos costumam ser mais elaborados que as tapas e em geral, se paga por eles, e sua origem é bem mais recente. Na década de 30, o dono de um bar criou os pinchos para enfeitar a vitrine, e acabou atraindo mais clientes.

 

Tapas espanholas
Pintxos

 

+ Leia também: A Gastronomia Espanhola e a Inquisição

 

Gostou deste post sobre as tradicionais tapas espanholas?

Se você gostou deste post sobre as deliciosas tapas espanholas, compartilhe com seus amigos, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos.

E então, deixe seu comentário sobre a sua versão favorita sobre a origem das tapas, e nos conte sua experiência saboreando essas delícias.

Por último, gostaria de lembrar que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Não deixe de acompanhar!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022
Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima