receitas tapas

3 Receitas de Tapas Espanholas

3 Receitas de Tapas Espanholas

Em nossa conversa anterior, comentamos um pouco sobra a cultura das Tapas, tão presente na vida gastronômica espanhola. É um daqueles hábitos que identificam o país, e fazem nos sentirmos muito bem vindos em muitos estabelecimentos. Caso não tenha lido, recomendamos começar pelo texto que conta um pouco sobre a origem e o que é esse costume.

Caso tenhamos despertado alguma curiosidade, vamos presentear os nossos leitores com 3 receitas de tapas espanholas, simples de fazer e com ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado no Brasil.

 

+ Leita também: O que são as tapas espanholas?

 

Tortilla de Patatas

A Espanha possui enormes diferenças regionais e culturais, inclusive com movimentos separatistas em algumas províncias. Mas se existe algo que está praticamente onipresente na cultura espanhola é a Tortilla. Ela pode ser encontrada em bares, casas de família, restaurantes refinados, bandejões universitários e em lanchonetes.

Da mesma forma, ela é consumida em quase todos os momentos do dia: almoço, lanche, janta, petisco e até mesmo no café da manhã. Também é comum ver sanduíches recheados com tortilla, o que não deve agradar muitos os nutricionistas devido ao excesso de carboidratos.

Tortilla

Por outro lado, a tortilla também gera controvérsias nos espanhóis. Da mesma maneira que no Brasil existe calorosas discussões sobre o arroz ser servido em cima ou embaixo do feijão, na Espanha ocorre o debate se a tortilla deve ou não ter cebola. Particularmente sou do time do sem cebola, mas isso é uma pura questão de gosto.

Feitas as devidas introduções, vamos para a receita de como prepara uma tortilla de batatas. Trata-se de uma receita fácil e barata, o que talvez explique a popularidade desse prato

Ingredientes:

  • 500 gr de Batatas;
  • 5 Ovos;
  • Azeite de Oliva;
  • Sal a gosto;

Modo de Fazer:

  1. Tire a casca da batata e corte em lâminas não muito finas.
  2. Esquente uma frigideira com três colheres de sopa de azeite. Quando estiver quente, jogue aos pousos as batatas. O objetivo não é fritar, mas amaciar elas. Retire antes de estarem com a cor de batatas fritas.
  3. Reserve as batatas em uma tijela funda. Misture com os ovos já mexidos e sal a gosto. Deixe repousar por 30 minutos.
  4. Aqueça novamente a frigideira, com uma colher de azeite. Vire a mistura de batatas e ovos e deixe cozinhar até dourar.
  5. Com a ajuda de um prato, vire a tortilla na frigideira, para tostar o outro lado.
  6. Transfira para um prato e deixe esfriar um pouco. Pode ser servida quente ou fria, inclusive no outro dia.
Tortilla de patatas
Tortilla pronta para consumir.

Salmorejo

Muitas pessoas confundem o Salmorejo com um outro prato espanhol muito conhecido, o Gazpacho. Ambos são feitos com os mesmos ingredientes, a diferença é que o primeiro é mais consistentes, com mais cara de sopa. Já o Gazpacho é mais líquido, sendo servido até como bebida em algumas regiões da Andaluzia.

Leve e nutritivo, o Salmorejo é um alívio para o imenso calor do Sul da Espanha. Feito com vegetais, pão e azeite de oliva, é um prato que pode ser apreciado por vegetarianos e muitas vezes servido como uma entrada. Com certeza não poderia faltar em nossas receitas de tapas espanholas!

Sua origem vem exatamente dos camponeses, que precisavam de um alimento que sustentasse e ao mesmo tempo refrescasse os árduos trabalhos do campo.

A receita que vamos apresentar é típica da Andaluzia. Existem algumas variantes regionais, como a Catalã e a da Extremadura, mas o conceito é praticamente o mesmo.

Ingredientes:

  • 500 gr de Tomates Maduros;
  • 1 Pimentão Verde;
  • 1 Pepino;
  • 150 ml de Azeite;
  • 1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico ou de Jerez;
  • Pão Italiano ou Artesanal;
  • 1 dente de alho;
  • Azeite de Oliva;
  • Sal a gosto;

Modo de Fazer:

  1. Em uma tigela, coloque 3 fatias de pão com meio copo de água. Reserve.
  2. Enquanto isso, descasque, tire as sementes e pique o pepino. Também corte em cubos o pimentão, removendo as sementes e as “nervuras” brancas. Corte o alho em lâminas.
  3. Escalde rapidamente os tomates para retirar as peles. Remova as sementes e corte os tomates em pedaços grossos.
  4. Junte todos os vegetais e o pão. Acrescente duas colheres de sopa de azeite e bata todos os ingredientes utilizando um mixer ou liquidificador.
  5. Quando estiver um purê, acrescente o restante do azeite, a colher de vinagre e o sal a gosto.
  6. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Caso deseje servir em seguida, acrescente umas 6 pedras de gelo e bata novamente.
  7. Sirva em cumbucas com um jorro de azeite por cima. Se quiser incrementar, pode colocar algo para decorar, como pedaços de bacon, jamón, pepinos, ovos cozidos, uvas brancas ou morangos.

Salmorejo

Chorizo a la Sidra

Esta tapa é mais encontrada no Norte da Espanha, mas especificamente na região das Astúrias. Simples de fazer e extremamente saborosa, combina muito bem com a famosa Sidra Asturiana, cerveja ou com vinho branco.

As tapas dessa região espanhola são simples, mas impactantes. São exemplos claros do amor e carinho que os habitantes possuem por sua culinária tradicional e os produtos oriundos de seu terra. Por sinal, essa é a grande vantagem de experimentar as tapas: uma forma de mergulhar na cultura regional.

O chorizo espanhol (não confundir com o corte de carne argentino ou com o embutido português feito com sangue de porco), pode ser encontrado em algumas redes de supermercado brasileiros. Já a Sidra já é um pouco mais difícil de se encontrar. Porém, ela pode ser substituída por vinho branco.

Chorizo
Um petisco delicioso feito de Chorizo a la Sidra, uma receita deliciosa de tapa espanhola.

Ingredientes:

  • 500 gr de chorizo espanhol (pode substituir por linguiça defumada, nesse caso acrescentar uma colher de chá de páprica);
  • 350 ml de sidra natural (não da doce!) ou vinho branco;
  • 2 folhas de louro;

Modo de Fazer:

  1. Fatie os chorizos em cortes de pelo menos um dedo de espessura.
  2. Em uma panela, frite rapidamente os chorizos e acrescente a sidra e as folhas de louro.
  3. Deixe evaporar metade do líquido em fogo médio, mexendo de vez em quando para não queimar.
  4. Retire do fogo e deixe esfriar. Pode servir em cumbucas com o caldo ou em cima de fatias de pão.

+Leia mais sobre bebidas para acompanhar essas tapas em: 11 Bebidas para se provar na Espanha

 

Gostou deste post de receitas?

Se você gostou deste com as receitas das tapas, compartilhe com seus amigos, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos.

Por último, gostaria de lembrar que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Não deixe de acompanhar!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022
Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima