Piódão Portugal

Conheça Piódão, um belíssimo povoado de Portugal

Conheça Piódão, um belíssimo povoado de Portugal

Em meio a Serra do Açor em Portugal, quase escondida pelos montes, está o vilarejo de Piódão. Um lugar encantador onde a paisagem bucólica predomina, e a singular arquitetura nos convida à tranquilidade.

 

Sobre o povoado de Piódão, em Portugal

Piódão aparece pela primeira vez no censo português no ano de 1527, com apenas dois moradores. De lá para cá, a vila cresceu, chegando a ter 1125 habitantes, na década de 1950. Mas na atualidade, conta com apenas 120 moradores. E acredito que o que faz de Piódão, um lugar tão apreciado, é justamente o fato de ser pequena, rural, e estar situada em meio aos morros. A paisagem é vislumbraste e nos remete a algum lugar do passado, onde se desfrutava coisas simples.

A arquitetura do povoado é única. As casas em pedras se distribuem enfileiradas, subindo o morro, separando-se por estreitas  e tortuosas ruelas ou escadarias. Por essa disposição das casas, Piódão é conhecida como “o presépio de xisto”, material das pedras que recobrem suas paredes. O marrom das pedras é quebrado pelo branco e azul das portas e janelas das casas. Aliás, não é um local tão fácil de se chegar nos dias de hoje, quem dirá, séculos atrás, com as estruturas de tráfego mais precárias. Assim, Piódão sempre esteve um pouco isolada, o que tornava mais difícil o acesso de seus moradores a produtos, como a tinta, por exemplo. Então conta-se que a tradição de pintar de azul as portas e janelas, é porque essa era a única cor disponível na única loja do vilarejo.

Contudo, também foi esse isolamento que permitiu a conservação do vilarejo e faz parte da classificação portuguesa de Aldeias Históricas, título que engloba a proteção do patrimônio.

Embora seja pequeno, o vilarejo possui um passado histórico importante. Acredita-se que no século XIII, foi fundado ali, um monastério da ordem cisterciense. Porém, não restam vestígios desta construção. Também existe a lenda de que um dos assassinos de Inês de Castro, Diogo Lopes Pacheco teria residido no local. Além disso, abrigou um colégio de preparação ao seminário, no ano de 1806, que chegou a ter 200 alunos e foi um importante centro cultural da região.

 

Piódão-Portugal
Impossível não relaxar neste lugar. Note que em uma das janelas está uma pessoa sentada, lendo seu livro. Inspirador, não?!

 

O que fazer em Piódão

Um passeio calmo por suas ruas, contemplando a paisagem campestre e os detalhes que adornam as casas, será sempre a melhor indicação. Se estiver hospedado aqui, também vale admirar a cidade à distância, para apreciar a cidade presépio, toda iluminada.

Também é possível visitar a capela das Almas, a Capela de São Pedro e a Igreja Matriz, construída no século XVII. Esta, se destaca dentre as casas de pedra, já que está pintada com as cores azul e branco, além de uma arquitetura mais moderna que as demais construções. Outra opção é o Museu Etnológico, que conta toda a história do local.

Já nos arredores da aldeia, é possível fazer trilhas ou turismo de aventura.

 

Piódão
Um pouco mais de Piódão

 

+ Leia também sobre o povoado de Óbidos, a terra da Ginjinha

 

Como chegar em Piódão

Piódão fica a 100 km de Coimbra, e as maneiras mais fáceis de se chegar aí, é de carro ou contratando um serviço de excursão. Mas atenção, pois as estradas são bastante sinuosas e o trajeto de carro deve levar em torno de 1 h e 40 minutos.

 

Onde comer em Piódão

Embora o local receba muitos turistas, existem poucas opções de restaurantes na cidade. Assim, os mais indicados são o Café A Gruta, o restaurante O Fontinha e O Solar dos Pachecos.

 

Onde dormir em Piódão

Dentro da aldeia existem duas opções de hospedagem: o Story Studio Piódão e a Casa da Padaria. Mas nos arredores existem o Hotel Inatel.

 

Piodão Portugal
Ao entardecer, com as luzes da aldeia se acendendo.

 

+ Saiba mais sobre o que comer em Porto 

 

Quando visitar Piódão, em Portugal?

Nós visitamos o vilarejo no inverno, num dia bastante nublado, frio, com garoa e neblina, e ainda assim nos encantamos pelo que vimos. Até porque a experiência foi de um todo sensorial. A caminhada pelas ruas pedregosas, o cheiro da lenha queimando para aquecer as casas, a fumaça saindo das chaminés e o verde dos campos, os animais… enfim, muitos elementos que aqueciam a alma viajante. Não eram dias de neve, mas pode nevar na região, durante o inverno.

Já os relatos que li sobre a visita no verão, me fez ficar com vontade de repetir a visita, já que o povoado fica mais iluminado, mais alegre e colorido.

 

Gostou deste post sobre Piódão?

Se você gostou deste post, além de deixar um comentário, compartilhe com seus amigos, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos.

Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Não deixe de acompanhar!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022
Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima