Hoteis na Espanha

Quais são os tipos de Hospedagem na Espanha

Quais são os tipos de hospedagem na Espanha?

A Espanha é o segundo país mais visitado do mundo. O turismo é responsável por 15% do PIB do país, podendo chegar a 55% em regiões como Maiorca e Canárias. No ano de 2019, anterior a situação pandêmica, o país recebeu 83 milhões de visitantes, movimentando cerca de 92 bilhões de euros na economia local.

Assim, tamanho fluxo de pessoas obrigou o país a criar uma das redes de hospedagem mais completas do mundo. Existem opções para todos os tipos de viajantes. Na Espanha é possível desfrutar de várias modalidades de hotel, acampar à luz das estrelas, hospedar em casas rurais tradicionais ou até mesmo dormir dentro de um castelo.

No texto de hoje vamos falar dos tipos de hospedagem existentes na Espanha. Se o seu sonho é conhecer este país ibérico, com certeza encontrará informações uteis para a sua viagem aqui. Vem com a gente!

Parador Siguenza
O interior do Castelo de Siguenza, uma das opções de hospedagem na Espanha.

 

Os Hotéis

No ano de 2020 existiam 12.611 hotéis na Espanha, uma das maiores redes hoteleiras da Europa. A classificação é feita em estrelas, como em muitos lugares do mundo. Entretanto, as estrelas não são relacionadas ao luxo, como no Brasil, mas sim ao tamanho do quarto e os itens presentes nele. Assim, a existência de ar condicionado na habitação pode classificar um hotel como quatro estrelas. Já um hotel com piscina, sem ar condicionado, pode ser identificado com apenas uma estrela.

Hotel Toledo
A entrada de um hotel 4 estrelas em Toledo.

Portanto, as estrelas servem para sinalizar ao hospede o que poderá encontrar na sua habitação. Em termos gerais, pois essa regulação pode mudar um pouco em cada região autônoma, esses são os critérios de classificação:

 

Hotel 1 Estrela

No primeiro nível de classificação, o hotel deverá possuir quartos matrimoniais com no mínimo 12 m², quartos individuais de 7 m², banheiro de 3,5 m², aquecimento e elevador caso necessário.

Pátio Hotel
Pátio interno de um hotel com 1 estrela em Mérida.

 

Hotel 2 Estrelas

O estabelecimento nesta categoria deverá ter quartos matrimoniais com no mínimo 14 m², quartos individuais de 7 m², banheiro de 3,5 m², aquecimento, elevador e serviço de cofre.

 

Hotel 3 Estrelas

Na próxima classificação, a hospedagem deverá ter quartos matrimoniais com no mínimo 15 m², quartos individuais de 8 m², banheiro de 4 m², aquecimento, elevador, serviço de cofre, telefone, bar e ar condicionado nas áreas comuns.

 

Hotel 4 Estrelas

Já penúltima categoria, o hotel deverá ter quartos matrimoniais com no mínimo 16 m², quartos individuais de 9 m², banheiro de 4,5 m², aquecimento, elevador, serviço de cofre, telefone, bar e ar condicionado no quarto.

 

Hotel 5 Estrelas

Por fim, na ultima categoria, o hotel deverá ter quartos matrimoniais com no mínimo 17 m², quartos individuais de 10 m², banheiro de 5 m², aquecimento, elevador, serviço de cofre, telefone, bar e ar condicionado no quarto.

Saguão Palace
O famoso saguão do Palace Hotel, um 5 estrelas em Madri.

 

Os Hotéis Rurais

Algumas regiões espanholas também incluem a categoria de Hotéis Rurais. Elas possuem todas as estruturas de um hotel tradicional, mas estão situadas em um entorno verde ou povoado pequeno. A classificação é a mesma que a anterior, indo de uma a cinco estrelas. Não se deve confundir com as Casas Rurais, que trataremos mais adiante.

Placa Hotel Rural
A indicação de um Hotel Rural, duas estrelas.

 

Os Hostales

Em termos gerais, os hostales são uma categoria inferior ao hotel. A diferença entre um hotel e os hostales é que o último pode oferecer quartos compartilhados ou não conter um banheiro privativo na habitação. Em contrapartida, podem existir hostales com uma estrutura tão boa que passaria facilmente por um hotel três estrelas.

Um Hostal também deve oferecer serviços como toalhas e lençóis es suas camas. Por esse motivo muitas vezes é difícil diferenciar um hotel de um hostal.

Letreiro Hostal
Letreiro de um Hostal em Lugo.

De forma semelhante, os hostales também são classificados por estrelas, mas de um a três. A diferença entre eles deve-se a quantidade de quartos individuais existentes no estabelecimento.

A grande maioria deles é dirigida por famílias em pequenos povoados ou na bera de estradas. É bem comum que eles possuam um restaurante e/ou cafeteria integrados, perfeitos para realizar refeições mais baratas, com ótimos exemplares da cozinha tradicional local.

Em nossa opinião, os hostales são opções baratas e interessantes para hospedagem na Espanha.

 

As Pensões

Aqui começa um pouco a confusão. As Pensões costumam ser sinônimos de Hostal, mas nem sempre isso acontece. Em algumas regiões da Espanha não existem os Hostales, outras possuem os dois tipos de estabelecimento, com a Pensão sendo uma categoria inferior aos hotéis e hostales. Assim, de forma resumida, as Pensões são pequenos estabelecimentos que oferecem quartos mais simples por preços mais baixos. Em geral oferecem serviços de recepção, toalhas e lençóis.

Pensión
Um exemplo de pensión encontrados na estrada.

 

Os Albergues

Muita gente confunde os hostales, chamando de hostels. Isso é um falso cognato da língua inglesa, pois a tradução de Hostel para o espanhol seria Albergue.

Os Albergues são hospedagens que oferecem quartos compartilhados. Diferente dos hostales ou pensões, não são obrigados a oferecer serviços como a presença de lençóis e toalhas. Por outro lado, também existem Albergues que possuem quartos privativos.

Este tipo de estabelecimento é muito procurado entre os jovens, por se tratar de opções mais econômicas, principalmente nas grandes cidades. Existem modalidades de quartos mistas ou separadas por gênero. Também podem variar entre 20 pessoas e 4 no mesmo recinto.

Albergue
Típico albergue no Caminho de Santiago.

Outra vantagem dos albergues são os espaços comuns. A maior parte destes estabelecimentos constam com cozinhas, salas e até bibliotecas de uso coletivo para os seus hóspedes. Uma boa oportunidade para socialização ou economizar na refeição.

Na Espanha também existe muitas opções de Albergues fora dos grandes centros, principalmente por causa do Caminho de Santiago. Muitos desses estabelecimentos são voltados apenas para peregrinos, exigindo a apresentação da Credencial do Peregrino para poder se hospedar.

 

+Leia mais sobre as hospedagens no Caminho de Santiago em: As Rotas do Caminho de Santiago.

 

As Pousadas Rurais

Existentes em algumas regiões autônomas espanholas, as pousadas rurais, pensiones rurais ou casas rurais (o nome depende da região) são ótimas oportunidades de vivenciar a cultura local. São lugares tranquilos, muitas vezes cercadas de muito verde. Se destacam por estar em povoados rurais e serem pequenas propriedades gerenciadas por famílias.

Muito presentes na Galícia, Astúrias e Cantábria, presenteiam com um contato intimo com a natureza e a vida no campo. Algumas oferecem refeições no local, geralmente feita pelo próprio proprietário. Nesse sentido, é uma oportunidade única de desfrutar a gastronomia local, fugindo dos lugares “feitos para turista”.

As Pousadas Rurais são experiências inclusivas, uma modalidade de hospedagem na Espanha perfeita para mergulhar na cultura e vida locais.

Casa Rural
Exemplo de Casa Rural em um pueblo da Galícia.

Os preços das casas rurais dependem tanto como o que elas podem oferecer. Geralmente são preços acessíveis, mas algumas podem ser mais caras que os hotéis. O mesmo acontece com a classificação, que pode ser de um a cinco estrelas, dependendo da região.

Um exemplo dessa diversidade pode ser vista no conceito de Posadas Reales existente em Castilla y León. São pousadas rurais, mas devem estar localizadas em prédios históricos com mais de 200 anos. São experiencias muito interessantes por juntar a história com toda a experiencia imersiva dessa modalidade de hospedagem na Espanha. Se ficou curioso, facilitamos uma listagem com esse tipo de estabelecimentos.

 

Posada Real
Quarto da Pousada Real los Cinco Linajes, em Arévalo.

 

+ Leia mais sobre a experiência de ficar em uma pousada rural em: Turismo Rural, Turismo Ecológico e Slow Travel.

 

Os Paradores

A Rede Paradores é uma instituição pública espanhola que possui a missão de preservar patrimônios históricos através do turismo. Eles transformam edifícios antigos que estavam abandonados ou em ruínas e convertem em grandes hotéis. Atualmente, são 97 estabelecimentos, espalhados por toda a Espanha.

A variedade dos Paradores é incrível. Existem vários castelos, antigos monastérios, palácios, hospitais medievais, fortalezas e até mesmo casarões em meio à Parques Naturais. Tudo isso faz da hospedagem em um Parador uma experiência única para se ter na Espanha.

Por outro lado, é necessário informar que essas hospedagens não são baratas. Principalmente se você pretende viajar em temporada alta (junho a setembro). Na página da rede é possível acompanhar promoções e se encantar com as múltiplas  oportunidades de hospedagem existentes.

Parador
Parador de Cardona, construído dentro de um enorme castelo medieval.

 

Camping

A Espanha é o país da Europa com maior incidência de luz solar. Isso faz com que seja um destino muito procurado para se aproveitar as praias, lagos e cachoeiras no verão. Por isso, o país consta com uma ampla rede de campings e estacionamentos estruturados para motorhome.

Os Campings são classificados de um a três triângulos, variando dos serviços ofertados. Os mais simples podem ter apenas banheiros, enquanto os mais completos fornecem luz, armários, restaurante e lugares para banho.

 

Camping
Um camping muito bem estruturado nas Ilhas Cies.

 

Se você está viajando de trailer ou motorhome pela Espanha, os campings são ótimas opções. É bastante comum que as cidades e regiões turísticas ofereçam lugares para pernoitar com esses veículos. Costumam ser bem simples, as vezes meros estacionamentos. Outros oferecem banheiros e espaços para descarregar os resíduos. Os valores também variam, podendo ser gratuito ou cobrarem alguma taxa por noite.

 

Uma forma diferente de acampar: o Glamping

O Glamping é um conceito diferente de acampamento. Misturando a palavra Glamour com Camping, são estabelecimentos que levam o dormir em uma barraca para uma nova categoria de luxo.

São várias opções que estão se popularizando por toda a Espanha. Desde habitações bolhas transparentes, onde é possível ver as estrelas, passando por casas nas árvores e barracas com hidromassagem. A variedade é incrível, mas todos possuem um aspecto moderno e estão localizados em lugares fascinantes.

Os preços costumam ser altos, muitas vezes sendo mais caros que alguns hotéis. Porém, dependendo do tipo de experiência, pode vale a pena. São ótimos lugares para tirar aquela foto super instagramável!

Camping Bolha
Uma barraca em formato de bolha para poder ver as estrelas em Sanxenxo.

 

 

Aluguel de Apartamentos Turísticos

O desenvolvimento de aplicativos como o AirBNB possibilitou a ampliação na oferta dessa modalidade de hospedagem na Espanha. Ao ponto, que muitas cidades espanholas, como Barcelona, sancionaram leis que limitam o número de apartamentos para uso turístico por estar afetando a demanda de alugueis para os moradores locais.

Independentemente da discussão de como eles afetam a vida da população local, os apartamentos turísticos são uma boa opção de hospedagem para as pessoas que buscam liberdade. Nesse sentido, em cidades grandes, costumam ter preços mais baixos que os hotéis e permitem cozinhar a própria comida. Já nos povoados e no interior, permite ter uma experiência muito próxima de como é ser um morador daquela região.

Outra vantagem é a variedade de propriedades existentes nessa modalidade. Chalés de montanha, casas na praia, faróis, casarões antigos, cabanas e até mesmo castelos podem ser alugados para propiciar uma experiência inesquecível.

Lila no sofá
Um apartamento alugado em Pontevedra, onde a Lila pode se sentir em casa!

 

Gostou deste post?

Então apoie nosso projeto comentando e compartilhando este conteúdo. Também iríamos amar receber o seu relato de viagens inesquecíveis!

Pra conhecer mais sobre o nosso projeto e destinos como este, acesse nossa página inicial ou nosso blog, que está cheio de dicas de viagem!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Portanto, acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil. Também já ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz.

Um abraço e até logo!

2 comentários em “Quais são os tipos de Hospedagem na Espanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima