melhor época para viajar para Europa

Qual a melhor época para viajar para a Europa?

Qual a melhor época para viajar para a Europa?

A resposta mais óbvia para esta pergunta, talvez fosse: durante a primavera, onde os preços são acessíveis e o clima é agradável. Mas como gostamos de pensar sob várias perspectivas, a resposta final será: isso depende de você! Então vem com a gente nesse post para descobrir os encantos e desencantos do continente, nas diversas épocas do ano.

 

Viajar para a Europa

A Europa é um dos principais destinos visitados por brasileiros. No ano de 2019, por exemplo, mais de 800 mil viajantes saíram do Brasil com destino a algum país do velho continente. A escolha dos destinos vão desde a ausência da exigência de visto para turistas brasileiros, passando pelas dimensões dos países, facilidade com o idioma de muitos deles, até às experiências relacionadas à história e à cultura.

Com a criação da União Européia, também ficou mais fácil transitar entre os países membros, sem necessidade de enfrentar as burocracias alfandegárias cada vez que se atravessa uma fronteira. Além disso, não é preciso fazer diferentes tipos de câmbios monetários, já que são 27 países cuja moeda corrente é o Euro. Outro fator que contribui é que em geral, os países possuem boa infraestrutura turística. Na Europa, existe um grande investimento no setor, já que o turismo representa 5% do PIB europeu e ainda ajuda a conservar e desenvolver regiões que estavam em declínio econômico e populacional.

Portanto, para cada época do ano ou estação climática, é possível encontrar destinos com boas ofertas de atividades de lazer.  É importante pensar também que para todas elas, existirão pontos positivos e pontos negativos.

 

Viajar durante o Verão

O verão europeu se inicia no final de junho e termina no final de setembro. Como o mês de julho coincide com a férias escolares de inverno no Brasil, muitas pessoas aproveitam para viajar nesta época. E de fato, é quando o setor turístico está em seu mais alto potencial. Em diversos países se iniciam os festivais culturais e de música, todos os hotéis, bares, restaurantes, museus e parques estão abertos (e incluso, funcionando em horários diferenciados). É aquele período em que todo mundo adora pois o dia se alarga até as dez da noite (ou mais), então se pode aproveitar tudo ao máximo.

Contudo, há que atentar-se para os preços. Como trata-se da alta temporada, os preços estarão mais altos em tudo. Além disso, espere encontrar os locais bastante cheios de turistas, principalmente nos destinos mais massificamos. Isso significa: grandes filas para as atrações, necessidade de reserva para aquele restaurante tão desejado, programação e reserva antecipada de hospedagem e compra de passagens também antecipadas.

Contudo, se esta for a época escolhida pata sua viagem, tente evitar o período entre final de junho até final de agosto. No início do verão, a hotelaria ainda está se aquecendo, e no final, haverá menor procura e os preços acabam baixando um pouco. Mas atenção, pois diversos estabelecimentos fecham durante os meses de agosto e setembro, principalmente de administração familiar, afinal, todos têm que descansar!

Outra dica é pensar em um roteiro que evite alargar a estadia nos grandes centros e aproveitar as pequenas vilas, praticar o turismo rural e comunitário, e claro, o Slow Travel. Ah, sim, e considere que alguns destinos são muito, mas muito quentes nesta época do ano. Não deixe de se informar!

 

Verão
Pelas ruas de Sevilha no Verão.

 

Outono na Europa

Ah, o outono…

No final de setembro as temperaturas começam a baixar, o vento a soprar mais frio e com mais intensidade, as folhas das árvores vão mudando de cores, até que, quando totalmente secas, vão ao chão, desnudando os galhos. Há dias de sol, dias cinzentos e outros, bastante úmidos. E essa é a beleza e o inconveniente do outono.

Trata-se de uma época onde os preços estão mais baixos, mas algumas paisagens estarão bastante diferentes do esperado. Em geral, as temperaturas ainda se mantém amenas, mas os dias já passam a ser mais curtos e os horários de funcionamento das atrações, reduzidos. É muito importante que se pesquise, sobretudo, sobre o clima naquele país ou região nesta época do ano.

Para alguns, a prioridade será passeios por ambientes fechados, para evitar o frio ou o clima ruim. Contudo, também existe a possibilidade de vivenciar uma paisagem não tão comum no Brasil, já que as estações de transição não são muito marcadas em nosso país. E aquela paisagem que a gente costuma ver em filmes e se encantar, com as folhas em tons alaranjados e vermelhos podem estar presentes em muitos destinos turísticos.

Aqui, a dica é buscar bastante informações para que o mau tempo ou frio não te impeça de divertir-se e encantar-se. Assim, evitará frustrações em relação aos contratempos climáticos e espero, também apreciará a beleza dos dias chuvosos.

Quando viajar Europa
As cores do outono!

 

O inverno europeu

Com temperaturas baixas ou até negativas, o inverno pode não ser a melhor época para viajar para a Europa. O período de inverno vai de final de dezembro até final de março. Contudo, a partir do final de novembro ou início de dezembro, é possível que alguns lugares apresente temperaturas bastante baixas (desconfortáveis até, para pessoas de países quentes). Os meses mais frios costumam ser janeiro e fevereiro.

Também nesta época, os dias podem ser bastante curtos. O amanhecer pode ser em torno das nove da manhã e o entardecer, das cinco da tarde. A sensação acaba sendo a de que se aproveita pouco do dia.

Aqui vale lembrar que existem destinos especializados em turismo de inverno, que exploram principalmente os esportes da estação, como o esqui. Em geral, esses destinos recebem milhares de turistas, o que acaba elevando o preço das estadias, além do mesmo problema da massificação que se tem no verão. Mas trata-se de uma experiência e tanto!

Agora, se o seu gosto não é por esse tipo de destino, o frio, chuvas e neve podem tornar a viagem inconveniente. Para melhor segurança, escolha então, destinos com opções bastante diversificadas de museus, feiras e programas em locais fechado, para intercalar ou fugir do frio das atrações ao ar livre. E atenção com lugares de neve, pois em função do clima, algumas estradas podem ser interrompidas.

A paisagem pode também ser um pouco decepcionante para quem se inspirou em fotos tiradas na primavera ou verão. Por outro lado, as paisagem se neve são tão inspiradoras quanto!

Uma dica é visitar as feiras de natal, que acontecem em diversos países. Além de comidas tradicionais, é possível encontrar artigos que celebram a cultura do país, além de serem muito animadas e bonitas. Afinal, quem é que não gosta do clima natalino que invade as ruas em meados de dezembro?!

Outra dica é a de que esta é a época perfeita para ver a Aurora Boreal, um espetáculo que ocorre em diversos países do norte. E não deixe de investir em um bom casaco e roupas térmicas. O frio aqui é bem diferente do Brasil.

 

Viajar Europa
Feira de Natal em Bruges, Bélgica.

 

Primavera: a melhor época para viajar para a Europa!

Embora a melhor época para viajar dependa muito mais do seu objetivo de viagem que de condições atmosféricas, esse é o período onde tudo parece mais favorável ao turismo. O clima é fresco, com poucas chuvas, então é propício para passeios ao ar livre. É quando o fluxo turístico se inicia, então as cidades ainda estão, de certo modo, vazias. Também é um momento onde as pessoas começam a experimentar o retorno do calor, gerando um ar de maior animação nos ambientes. Sem contar que as paisagens voltam a se colorir, os pássaros a cantar, as plantas a florescerem, enfim, o tradicional charme das cidades europeias voltam ao seu potencial.

Mas é importante se atentar às mudanças de temperatura que podem ocorrer nesta época do ano. Principalmente no início da primavera, não é raro que ao longo do dia a temperatura esteja agradável, mas caia consideravelmente pela noite.

Os melhores preços ocorrem nesta época do ano, fica mais fácil mudar os planos e alugar um carro ou pegar um trem e até mesmo, reservar um hotel de última hora. Os festivais estão começando a acontecer, sendo muitos deles, voltados para o público local, o que é perfeito para imergir na cultura local.

Quando viajar Europa
A flores de cerejeiras anunciando o inicio da Primavera.

 

Gostou do post: A melhor época para viajar para a Europa?

Se você gostou deste post, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos! Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog, que já está na reta final!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022

Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima