Ponte Maceira

Ponte Maceira, o que ver em um dos Povoados Mais Bonitos da Espanha

Ponte Maceira, o que ver em um dos Povoados Mais Bonitos da Espanha

Situada a menos de 20 Km de Santiago de Compostela, na Província de A Coruña, Ponte Maceira encontra-se na lista de povoados mais bonitos da Espanha, desde o ano de 2020. Charmoso e pacato, esse destino certamente encanta àqueles que buscam desacelerar a rotina e estar em meio à natureza. 

 

A marca de “Povoado Mais Bonitos da Espanha”

“Los Pueblos Más Bonitos de España”, que em português poderia ser traduzido como Os povoados mais bonitos da Espanha é, na verdade, uma associação que anualmente concede um selo a uma lista de novas cidades. A associação foi criada em 2011, baseando-se em instituições similares ao redor do mundo.

Mas como disse, trata-se de uma associação. Portanto, os povoados se inscrevem e, se estiverem dentro dos critérios exigidos, podem receber a marca. Isso ajuda a dar visibilidade turística, já que a associação é bastante atuante na área, promovendo eventos, estimulando o turismo rural e sustentável, e também fazendo uma ampla divulgação do destino.

Bem, pra falar a verdade, os povoados da lista que conhecemos ou pesquisamos, eles realmente mereceram o título!

 

O Que Ver em Ponte Maceira
Placa da Associação Pueblos Más Bonitos de España

 

+ Quer viajar pela Espanha? Leia também estes posts 

 

História e lendas de Ponte Maceira

Ponte Maceira é um povoado muito pequeno. O último censo realizado, apontou que havia apenas 73 pessoas vivendo em suas demarcações.  A história de sua fundação não está muito clara, mas remete a tempos anteriores ao século XIII. Ocorre que o local era passagem obrigatória para quem ia à Santiago desde Fisterra. Assim, de uma antiga ponte sobre o Rio Tambre, que ligava o Consello de Ames ao de Negreira, surgiu um núcleo urbano. 

Na atualidade, o vilarejo compõe a rota do Caminho de Santiago que vai até Fisterra. E como tal, não poderiam faltar lendas jacobeias envolvendo o lugar. Conta-se que, discípulos do apóstolo que levavam seu corpo em busca de um lugar para enterrá-lo, eram perseguidos por uma legião de romanos. Assim que os cristãos cruzaram a ponte, esta, por intervenção divina, se desmoronou, fazendo com que os romanos caíssem no rio e acabando com a perseguição. 

Mas a região foi palco de momentos importantes para a história local. Mas isso eu conto logo abaixo, ao falar da ponte medieval, a maior atração do povoado.

 

O que fazer em Ponte Maceira

O que chama a atenção no local é a conservação de seu patrimônio, que ainda preserva características do seu passado, como os antigos brasões nas fachadas das casas, os pombais e suas poucas ruas calçadas em pedra, dispostas ao longo de um rio. O local tem sido muito procurado por aqueles que apreciam o turismo rural, já que traz muita tranquilidade junto a cenários campestres e algumas opções de rotas naturais para se percorrer. 

Mas apesar dos inúmeros detalhes ofertados, Ponte Maceira é um povoado muito pequeno, e tudo se concentra ali mesmo, nos arredores da ponte que dá nome à cidade. Aliás, talvez seja a ponte seu maior atrativo turístico.

Caminhar no entorno da ponte medieval

A ponte, chamada de Ponte Vella, que dá acesso ao povoado chama atenção por seus belos arcos. São sete arcos dispostos em tamanhos crescentes e decrescentes, sendo o do meio, o maior deles, com 3 metros de largura. Construída sobre o Rio Tambre, alguns historiadores falam de uma origem romana, embora o que se veja na atualidade, seja uma construção medieval, do século XIII, reformada no século XVIII. 

A ponte, bem como o povoado e a região, foi cenário batalhas no início do século XI, entre o arcebispo Xelmirez e o nobre Pedro Froilaz e seus filhos, em disputa pelo controle político da região. Já no século XV, houve a Batalha de Altamira, documentada em Santiago de Compostela

Existe, inclusive, uma rota que contempla cenários das Batalhas de Ponte Maceira e Altamira. A rota circular se inicia em Ponte Maceira e passa por monumentos como pontes, moinhos, igrejas, bosques, ruínas do palácio de Leboráns e da Fortaleza de Altamira e claro, as torres de Altamira. Abrange 11,3 km de extensão e é considerada de dificuldade média. Entretanto, a rota não possui sinalização. Assim, recomendamos seguí-la através de aplicativos e mapas.

Ponte Medieval de Ponte Maceira
Ponte Medieval – O que Ver em Ponte Maceira

 

Ponte Maceira e o Caminho de Santiago

Como mencionamos anteriormente, o vilarejo está na rota Caminho de Santiago que vai até Fisterra. Assim, os peregrinos passam por aqui logo na primeira etapa do percurso, que em geral, finaliza-se em Negreira, cerca de 4 km adiante. 

Contudo, os que quiserem encerrar a etapa neste povoado cheio de encantos, pode hospedar-se no albergue da cidade.

Caminho de Fisterra
Indicações do Caminho de Santiago até Fisterra

 

+ Saiba mais sobre as principais rotas do Caminho de Santiago

 

Moinhos de Água

Junto ao Rio Tambre, estão três moinhos, que eram movimentados pela força das águas. Todos estão em bom estado de conservação e permite a entrada dos visitantes que queiram compreender um pouco mais sobre suas estruturas. 

Moinhos Ponte Maceira
Moinho de Ponte Maceira

 

Visitar Monumentos Religiosos

Um dos destaques da região, é a Igreja de Santa María de Portor, de estilo românico. Sua torre e fachada estão datadas do século XVII, e está a pouco mais de 1 km da vila.

Também se pode visitar a Ermita de San Brais (ou San Blas), que está logo em frente à ponte que cede entrada no vilarejo. Sua construção data do século XVIII. Mas no século XIX, foi ampliada com a construção de sua cabeceira, em estilo neorromânico. 

Capilla de San Blas
Capilla de San Blas

 

Admirar o Pazo de Baldrón

Também se pode ver de longe, já que é uma propriedade privada, o Pazo de Baldrón, que foi construído em meados do século XX. Assim, como trata-se de uma propriedade privada, não há visitação.

O Que Ver Em Ponte Maceira
Moinhos de água e Pazo de Baldrón

 

Percorrer a Rota Os Três Palácios

O Pazo de Baldrón e outros dois palácios estão na rota Os Três Palácios. A rota, que compreende 15 km, passa não só pelo Pazo de Baldrón, como também pelo Pazo de Cotón e o Pazo de Albariña. Esta rota sai do povoado de Ponte Maceira em direção à Negreira e está bem sinalizada, sendo de baixa dificuldade. 

Rota dos Três Pazos
Pela Rota dos Três Pazos

 

Festas populares de Ponte Maceira

Como todas as comunidades galegas, existem festas especiais ao longo do ano, onde a comunidade local se une para celebrar algo. Assim, citarei os eventos mais importantes do povoado:

Noche em Vela (Noite à luz de Velas)

Esta festa ocorre no mês de julho, onde a cidade apaga suas luzes e somente a ponte permanece iluminada pelas centenas de velas que a adornam. Mas o apagão dura menos de uma hora, e conta com apresentações musicais, tudo isso, às margens do rio Tambre. 

Festas de San Cristóvão

As Festas de San Cristóvão também ocorrem no mês de julho de cada ano.  Nela, centenas de carro participam de um desfile em homenagem ao santo.

Feira Românica

A Feira Românica é uma tradição que ocorre sempre no primeiro final de semana do mês de setembro. Para tal festa, o vilarejo relembra seu passado medieval e celebra um importante trovador local, Afonso Eanes do Cotón

 

+ Leia mais sobre o Entroido, uma das festas mais populares da Galícia

 

Como Chegar em Ponte Maceira desde Santiago de Compostela?

É possível ir de carro, por estradas secundárias belíssimas, mas também se pode ir de transporte Público. Porém, os horários de ônibus não são tão frequentes, principalmente nos finais de semana, o que exige um pouco mais de planejamento.

Os ônibus que se dirigem ao destino são da empresa Monbus. Mas o que fizemos foi ir até Ponte Maceira de ônibus e, depois de conhecer o povoado, caminhar pela Rota dos Pazos até Negreira. De lá, tomamos o ônibus de volta à Santiago de Compostela.

Rio Tambre
Vistas do Rio Tambre

 

Gostou deste post sobre esse belíssimo povoado da Espanha?

Ponte Maceira é realmente um povoado lindíssimo. Então não deixe deixe de comentar o que achou!

Lembrando que esse post faz parte do Desafio BEDA Viagem (Blog Every Day August), um grupo de blogs de turismo que vai publicar todos os dias neste mês de Agosto. Portanto, acompanhe o material incrível dessa turma!!

Beda Viagem
Banner do desafio Beda

Créditos da identidade visual do BEDA: Mariana Holtz estudante de design na Parsons New York. Mariana trabalha com ilustração de jogos e animações como o Geo Gravity e o The Magic Pencil. Ela também ilustrou livros infantis como o “imagine” além de ter um projeto de histórias em quadrinhos contra fake news o Camaleão Leo Instagram @Mah_artz.

Um abraço e até amanhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima