Quando fazer o caminho de Santiago de Compostela

Quando fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Quando fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Normalmente, ao idealizar uma viagem, nos perguntamos a melhor época do ano para fazê-la. Não poderia ser diferente com o Caminho de Santiago, que, em determinados aspectos, necessitam ainda mais de um planejamento adequado. Por isso, frequentemente nos perguntam quando fazer o Caminho de Santiago Compostela.

Embora não exista uma data concreta para esta resposta, vale atentar-se a algumas situações que podem tornar o caminho mais difícil ou até, inviável. Assim, na hora planificar sua peregrinação, é importante estar atento a diversos fatores sobre os quais falarei neste post.

 

Verão

Se você pretende fazer o Caminho de Santiago nos meses de verão, leve em consideração que:

  1. Algumas regiões da Espanha possuem clima árido ou de deserto. As temperaturas passam facilmente dos 40ºC.
  2. Durante o verão, a incidência de queimadas em Portugal e na Espanha, é grande.
  3. Embora as rotas passem por bosques e campos, também há que se contar com largas caminhadas no asfalto, estradas de terra ou locais descampados. A ausência de árvores torna a caminhada mais árdua, principalmente no verão.

Por mais que a aura de aventura nos tome nesta proposta de viagem, o mínimo de de segurança é desejável. Infelizmente, o ano de 2022 tem trazido duras perdas aos entusiastas do Caminho de Santiago. Além de recorde de temperaturas, as queimadas impediram que algumas etapas pudessem ser realizadas. A orientação foi a de que os peregrinos se deslocassem até as etapas seguintes em transporte público, para poder seguir com a caminhada.

Além dos cuidados em observar e evitar situações alheias às nossas escolhas, temos que nos atentar a fatores como insolação e desidratação. Neste período do ano, é importante estar atento às faixas de temperaturas ao longo do dia e buscar cumprir a etapa com o menor prejuízo possível para a saúde.

 

Vía da Prata
Trecho da Vía da Prata

 

Inverno

O inverno europeu pode ser um tanto rigoroso em diversas regiões. Assim, se for escolher esta época do ano para fazer o caminho, escolha uma rota onde as temperaturas sejam amenas e não haja tanta possibilidade de vento. Um exemplo é o Caminho Francês. Durante o inverno, a região dos Pirineus fica bloqueada por conta das baixas temperaturas e neve. Aliás, para evitar que os peregrinos corressem riscos desnecessários, criaram uma rota alternativa: o caminho de inverno. Esta, não passa por regiões tão castigadas pelo frio, mas ainda assim, percorre lugares altos, onde a temperatura máxima, nos meses de inverno, pode ser de 10ºC.

Também leve em consideração que é nesta época do ano que os albergues (principalmente os privados) fecham para as manutenções necessárias.

Outro fator importante de se levar em conta é que entre os meses de outubro e março, a incidência de chuvas na Galícia é alta. Não são chuvas torrenciais, mas sim, pela experiência que tivemos vivendo na Galícia por mais de 2 anos, é possível que chova durante todo este período!

 

Quando Fazer o Caminho de Santiago de Compostela
Cordilheira dos Pirineus no inverno – Trecho do Caminho Francês

 

+ Dicas para se preparar para o Caminho de Santiago

 

Os melhores meses para se fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Se formos considerar os fatores clima, baixa temporada e menor massificação, os meses mais propícios para fazer o Caminho de Santiago seria entre princípios de agosto ou início de setembro, até meados de outubro, e de abril a junho. Seja porque nessa época, as temperaturas são mais amenas, seja porque o fluxo de gente é menor e os preços turísticos costumam ser mais baixos.

 

Quando Fazer o Caminho de Santiago de Compostela
Bosques da Galicia – Caminho Inglês

 

Ano Xacobeu – Quando fazer o Caminho de Santiago de Compostela

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela em ano Xacobeu (o ano santo), é uma experiência e tanto. Isso porque em geral, as rotas recebem mais peregrinos durante todo o ano, e também porque as cidades têm programações culturais especiais. Embora exija um pouco mais de planejamento prévio, se você não quiser correr o risco de não encontrar alojamento, por exemplo, pra ser sincera, nos anos santos, a energia das pessoas está ainda melhor. É muito animado!

 

Xacobeu
Chegada À Santiago, Xacobeu de 2021

 

+ Compre já o seu livro A Variante Espiritual do Caminho Português, um guia fotográfico feito pelo Viaje Cartesiano

 

Gostou deste post?

Se você gostou deste post, além de deixar um comentário, compartilhe com seus amigos, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos nossos conteúdos.

Lembrando que este post é mais um da nossa maratona do mês de agosto, o mês do Blog. Não deixe de acompanhar!

Um abraço e até amanhã!

Beda 2022
Logo Beda 2022 – Artes por Joyce @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima