Pexel

5 bares para visitar em Bruges

5 bares para visitar em Bruges

A Bélgica é mundialmente famosa por suas cervejas. Segundo o próprio governo, existem mais de 1600 tipos de cervejas no país, distribuídas por mais de 200 marcas.

E qual a melhor maneira de experimentar essas cervejas? Alguns recomendariam os próprios produtores. Existem dezenas de cervejarias que oferecem degustações, com ótimas explicações sobre a história da bebida e curiosidades sobre como elas são produzidas.

Contudo, nós aqui do cartesiano, que gostamos de mergulhar na cultura local, recomendamos entrar em um bar, de preferencia os frequentados por moradores, onde será possível ter um experiência única com as cervejas locais.

Neste post vamos recomendar 5 opções para os viajantes saborearem a cultura cervejeira de uma das cidades mais charmosas da Bélgica: Bruges. São estabelecimentos que variam desde bares modernos até tabernas rústicas que mantiveram incrivelmente o seu aspecto histórico.

 

A Cerveja e a Bélgica

A cerveja acompanha a humanidade desde a época em que aprendemos a cultivar grãos. Foram encontrados vestígios da bebida em Çatalhöyük (Turquia), considerada a primeira cidade do mundo. Também existem registros de cerveja encontradas em tumbas no Antigo Egito e na Mesopotâmia.

Posteriormente, cerveja chegou na atual Bélgica provavelmente trazidas pelos celtas, cerca de 3000 anos atrás. Elas eram produzidas em casa, muito provavelmente por mulheres, o que fazem delas as primeiras mestres cervejeiras da região.

Foi somente na Idade Média que a produção passou a ser padronizada. Isso ocorreu graças à algumas ordens religiosas que passaram a elaborar grandes quantidade de cerveja. Muitos mosteiros e abadias criaram técnicas e procedimentos para apurar o sabor, mantendo uma linha de produção que criou muitas das cervejas belgas de hoje. Por esse motivo muitas marcas possuem o nome das ordens religiosas que as criaram: Trapistas, Leffe, Duvel, entre outras.

Em síntese, a cerveja existiu na Bélgica muito antes da existência do próprio país (fundado em 1830). É uma bebida profundamente ligada a identidade nacional e centrada em técnicas milenares de produção. Um motivo e tanto para entrar em um bar e experimentar, literalmente, toda essa história.

 

Bares cervejas Bruges
A imensa variedade de cervejas existentes na Bélgica.

 

+Viaje mais pelas bebidas do mundo em: 11 bebidas para se provar na Espanha

 

Por que escolher Bruges?

Uma das explicações da variedade de cervejas existentes na Bélgica deve-se ao fato da região ter recebido influencias de vários povos que dominaram seu território. Esse mesmo motivo fez com que um país, quase do tamanho do Estado de Alagoas, tenha quatro idiomas oficiais e possua uma grande variedade regional em sua arquitetura.

Tomar uma cerveja no sul da Bélgica pode ser uma experiencia bem diferente do que tomar uma cerveja no norte ou na capital, Bruxelas. Para muitos mestres cervejeiros, Bruges é a cidade que possui a maior variedade de cervejas, e a explicação para isso vem da sua história.

Em 1364, o Imperador Carlos IV promulgou o decreto “Novus Modus Fermentandi Cerevisiam”, procurando melhorar a qualidade da cerveja com método que exigia aos cervejeiros a utilização do lúpulo. Porém, essa lei só valia para as terras controladas pelo Sacro Império Romano. A região do Flandres, onde Bruges esta localizada, ficava fora dessa zona de influência, o que permitia os produtores locais utilizarem outros tipos de grãos.

Desse modo, a cidade de Bruges acabou se destacando na variedade da cerveja, justamente por utilizar diversos tipos de grãos e técnicas distintas das regiões controladas pelo Império. Outro fator foi o fato da região possuir uma considerável liberdade politica na Idade Média, sendo referencia para comerciantes e produtores que não queriam ser subjugados por senhores feudais.

Todas essas características fizeram da região do Flandres uma referência no já maravilhoso cenário cervejeiro belga. Uma visita interessante para os amantes de história, e por que não, da cerveja!

 

Foto noturna de Bruges
O clima especial de Bruges no Natal.

 

Os 5 bares para visitar em Bruges

Bem, já sabemos um pouco da história e o porquê de Bruges possuir uma maior variedades de cerveja. Agora vamos para onde prova-las.

Nossa dica é entrar nesses bares com calma. Se você (como nós) não é nenhum especialista em cerveja, não  tenha vergonha de perguntar ao garçom. Ao contrário, muitos deles vão adorar te apresentar com alguma bebida única. O que sugerimos é ao menos ter uma idéia do que queira experimentar, como cor, sabor e intensidade.  Com essas informações em mente, deixe-se surpreender pela indicação.

E agora, vamos para os bares e tabernas que mais gostamos em Bruges:

 

Volkscafé Sint-Jakobs

Endereço: Sint-Jakobsstraat, 60

Cervejas degustadas:

  • Noir de Dottignies (Dark Alle)
  • Adriaen (Brouwer)
  • Ename (Tripel)

Ambiente simples e agradável. Mesas pequenas, sofás confortáveis e senhorzinhos lendo jornal. Um lugar frequentado por moradores, perfeito para fugir do ambiente “para turistas”.

Essas características não faz com que os visitantes de fora da cidade não sejam bem vindos. Tom, o dono do local, é muito agradável, e ele adora explicar sobre cervejas. E haja conhecimento, porque o cardápio mais parece um álbum de fotografia de avó! E isso porque muitas delas são de temporada e não estão no menu (mais um motivo para conversar com o Tom).

Um local para sentar, relaxar e deixar-se levar pela atmosfera. Perfeito para receber uma aula sobre cervejas com o Tom, bater um papo com alguém ou simplesmente aproveitar a sua cerveja.

Bares de Bruges
Degustando uma Dark Ale indicada pelo Tom.

 

Brasserie Cambrinus

Philipstockstraat, 19

Cerveja degustada:

  • Ename (Dubbel)

Se chegar a hora do almoço e você estiver com vontade de comer algo típico, o Cambrinus é uma ótima opção. Possui pratos elaborados, com preços justos e, claro, muitas opções de cerveja. E o termo “muitas” não é exagerar, o cardápio possui mais de 400!

Com um aspecto de taberna, o restaurante possui a atmosfera que varia entre um pub inglês e uma biergarten alemã. Ele dispõe de várias mesas, espalhadas em três ambientes super agradáveis.

O cardápio de cervejas pode realmente assustar pelo tamanho, mas nada que um simpático garçom não possa orientar para a opção que mais se adeque ao seu gosto.

A comida é daquelas que trazem conforto, principalmente por termos visitado a cidade no inverno. Comemos um ensopado de carne feito na cerveja preta e uma mariscada que esquentaram o coração. Da mesma forma, também possui boas opções para o verão, como peixes e saladas. Também conta com pratos vegetarianos.

Mexilhão em Bruges
O tradicional Moule, o mexilhão temperado com vinho branco.

Só recomendamos reservar com antecedência ou tentar chegar em um horário fora do mais movimentado, pois é um local bastante concorrido, tanto por turistas como pelos locais.

 

+ Leia mais sobre Biergartens em: As Belezas da Francônia, na Alemanha

 

Café Vlissinghe

Blekersstraat 2

Cerveja degustada:

  • Straffe Hendrik (Quadrupel)

Trata-se de um tesouro escondido, localizado em uma ruazinha fora do centro turístico, daquelas que você agradece viver na época do Google Maps.

O Café Vlissinghe se orgulha de ser a taberna mais antiga em funcionamento de Bruges. Ele foi fundada em 1515, e possui muitos elementos arquitetônicos preservados da época, como os balcões e a fachada do prédio. Elementos como grandes mesas coletivas, lareira e vigas de madeira dão um tom de antiguidade ao ambiente.

 

Vlissinghe
A atmosfera antiga do Café Vlissinghe

Ele não possui a variedade de cervejas dos anteriores, mas o café promete brindar os visitantes com cervejas de temporada feitas por produtores locais. O mesmo acontece com a comida, oferecendo opções regionais simples, como salada de batatas e salsichas, perfeitas para beliscar junto com a sua bebida.

Além disso, o estabelecimento é repleto de lendas e histórias. Existem diversos quadros e textos falando sobre histórias e lendas do lugar. Recomendamos sentar em uma das mesas, pedir uma boa cerveja, comer petiscos locais e se sentir viajando séculos no passado. Garantimos que só o ambiente faz valer a pena sair do centro e se perder até encontrar esse lugar.

 

Bruges cervejas
Uma deliciosa Quadrupel

 

The Republic

Sint-Jakobsstraat 36

Cervejas degustadas:

  • Brugge (Tripel)
  • Mort Subite (Sour)

Bruges é uma cidade com uma maravilhosa diversidade de estabelecimentos gastronômicos. Depois de viajar no passado no Café Vlissinghe, podemos ir para um local moderno e descontraído: o The Republic. Um ambiente animado, com uma decoração moderna e festiva.

Esse é o lugar ideal para amantes de cervejas, pois possuem um amplo cardápio, dessa vez não só de cervejas belgas, mas de todo o mundo. Também contém ótimas opções de comida e petiscos. Aqui a gastronomia é mais diversa, com releituras de pratos belgas, com agradáveis misturas da culinária asiática e americana.

Entretanto, ao cair da noite o ambiente vai tomando forma de “balada”, onde as pessoas tomam drinks e terminam o dia com mais algumas cervejas belgas.

 

Bruges The Republic
Uma curiosa cerveja com as cerejas da ginja, o licor português.

 

Mozart

Sint-Jakobsstraat 9

Cerveja degustada:

  • Chimay (Ale)

Saindo do moderno e voltando para um bar com mais cara de pub, o Mozart é mais um daqueles locais aconchegantes e agradáveis de Bruges.

Possui um clima vintage maravilhoso, com uma decoração repleto de livros e quadros. Perfeito para se aconchegar em algum canto e experimentar uma cerveja belga. Eles possuem um cardápio com cerca de 50 cervejas, que variam com a estação do ano.

decoração Mozart
A charmosa decoração do Mozart.

Além disso, os garçons são apaixonados por cerveja e possuem muito orgulho em explicar cada uma delas para quem quiser ouvir. Se estiver em dúvida de qual escolher, eles oferecem todas as noites uma degustação, onde recomendarem as melhores opções da temporada.

Por fim, para acompanhar as cervejas, nada melhor que a famosa costela feita pelo Mozart, daquelas que desmancham na boca!

 

Foram 8 cervejas degustadas (agora só faltam 1592!) em ambientes que favoreceram ainda mais o prazer de conhecer essa bebida. E você? Conhece outros bares para se conhecer em Bruges? Tem alguma sugestão de cerveja para nós? Deixe sua mensagem com suas dicas!

Desafio Beda Viajante 2022

Lembrando que estamos numa maratona de posts, para participar do desafio que celebra o dia do Blog! Não perca nenhum!

Um abraço e até amanhã!

Beda Viajante

Arte: Joyce, do @ticsluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima